Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Guiober

Adquirir placa de rede para placa-mãe GIGABYTE compativel com Ubuntu/Windows

Recommended Posts

Olá!

O dispositivo de rede onboard/integrado da minha placa-mãe parou de funcionar(confirmei isso depois de alguns testes), por isso estou querendo adquirir uma placa de rede compatível com a placa-mãe GIGABYTE GA-G31M-ES2C e com os sistemas operacionais Ubuntu 14.04 em diante e Windows 7 em diante. Não há necessidade de ser uma placa de rede "top de linha", mas apenas eficiente para navegar pela internet, acessar redes sociais, acessar sites de imagem e som (como Youtube), ver filmes por streaming (como Netflix) e também para jogos multiplayer on line (como Counter Strike). Procuro ter menos dificuldade possível para insta-la e configura-la e principalmente funciona-la no sistema Ubuntu. E também não estou interessado em placa wireless. O que me sugerem?

Agradeço quem puder me ajudar!
 

Editado por Guiober
Esqueci de mencionar um item.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, @Guiober, tudo bem?

 

Provavelmente qualquer placa de um fabricante popular, como TP-Link, vai dar suporte ao Linux. Se você não precisa de internet sem fio, dá uma olhada na TP-Link TG-3468, é barata e aprovada pelo Phoronix

 

Ela é PCI-Express, então confirme se tem um slot sobrando em sua placa-mãe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


@navegantenarede , olá!

Agradeço a sugestão! Estou levando ela em consideração. Todos os slots PCI-Express da minha placa estão livres.

Entrei em contato com a TP-Link por telefone e eles me disseram que essa placa não é compatível com linux. Entendo que no site que você sugeriu, com a opinião sobre a placa, eles dizem "This TP-LINK adapter uses a Realtek RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller that is well supported by modern versions of the mainline Linux kernel with the r8169 driver." (informo que tive que usar um tradutor eletrônico para melhor compreensão). E no site de compatibilidade do Ubuntu ( https://certification.ubuntu.com/catalog/category/NETWORK/?&page=6 ) diz que esse Realtek RTL8111/8168B é compatível com o Ubuntu.

O que você pode me dizer sobre isso?

Agradeço a atenção!

Editado por Guiober
Corrigindo informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, @Guiober!

 

É normal os fabricantes não indicarem a compatibilidade com Linux, porque realmente não dão suporte para o sistema ou não desenvolvem drivers. No entanto, muitos drivers são mantidos pela comunidade, já estão presentes no Kernel ou na versão modificada da distribuição.

 

O Ubuntu geralmente tem uma boa compatibilidade com o hardware, mas no caso de você ter algum problema ou utilizar outra distribuição, você também pode instalar manualmente. No site da Realtek também lista a compatibilidade com o Linux e indica a versão do Kernel.

 

Eu não posso confirmar com 100% de certeza que a placa vai funcionar, mas visto a indicação da compatibilidade no site do Ubuntu, o artigo da Phoronix e diversas postagens sobre essa placa, eu acredito que ela tem grandes chances de funcionar sem problemas, e caso não funcione "plug'n'play", você tem boas chances de encontrar uma solução.

 

Também não encontrei muitas alternativas para essa placa, as placas da Intel que encontrei geralmente são voltadas para servidor e bem mais caras. Comprando num site confiável, você também tem 7 dias para devolver o produto, no pior dos casos. 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@navegantenarede , agradeço a opinião!

No artigo do Phoronix me parece que ele usou a versão 2 da placa (na imagem que mostra a parte de trás), certo? Quando eu entrei em contato com a TP-Link, eles disseram que é melhor adquirir a versão 2, mas isso para usa-la no Windows. Mas pretendo adquirir o mesmo modelo citado no Phoronix.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, a revisão da placa parece ser a 2. Eles te informaram o motivo de recomendar a 2 no lugar da 3 para o Windows e o que muda de uma revisão para a outra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me informaram nada sobre isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, @navegantenarede ! Como sugerido por você, adquiri a placa TP-Link TG-3468 (versão 2.0), encaixei ela na placa-mãe e o Ubuntu 16.04 LTS a reconheceu sem dificuldades. Estou usando ela a 7 dias aparentemente sem problemas.

Agradeço pela boa vontade!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show! Obrigado por compartilhar os resultados, poderá ajudar outras pessoas na mesma situação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×