Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Kauan Vilas Boas

Q8400 temperatura a 100ºC?

Recommended Posts

Olá,

Recentemente troquei de processador, fui de um E8400 para um Q8400, e a temperatura dos núcleos do Q8400 chegou á 100ºC enquanto eu renderizava um vídeo, porém o dissipador estava geladíssimo, o que não é de se duvidar(tenho 4 coolers no gabinete), ai veio a duvida:

O computador já teria desligado a essa temperatura não é?

O computador ficaria muito lento com essa temperatura? (o que não aconteceu mesmo renderizando o video, consegui usar o computador normalmente sem nenhum travamento)

O dissipador está bem encaixado, não sei se é porque não está tendo um bom contato com o processador(pasta térmica de prata nova), mas achei muito estranho essa temperatura.

É um problema de sensor talvez? O sensor fica na placa-mãe ou no processador? Com o E8400 overclockado pra 4GHz a temperatura não passava de 70ºC nem ferrando. Pode ser por que não formatei o computador e está bugado?

A temperatura do Q8400 na bios fica em 65ºC, em idle fica de 40 á 55ºC, em alguns casos chega á 70ºC, em full fica dos 90 á 100ºC - Com o Coolerbox sempre no máximo

Se essa for a temperatura real e eu comprar um air cooler (Hyper T4 ou Gammaxx 300R) a temperatura diminuiria quanto? Talvez se for problema de pasta térmica mal aplicada e eu colocar certo junto com o air cooler chegaria em full a 60ºC ou um pouco mais?

Configurações do meu PC:

MOBO: Asus P5K SE/EPU
CPU: Intel Core 2 Quad Q8400 2.66GHz 4M 1333MHz (com coolerbox)
GPU: NVIDIA Galax GT 710 1GB DDR3 OC: 1333MHz (GPU) - 954MHz (memória)
RAM: 2x2GB (4GB) DDR2 800MHz - 1x2GB Markvision, 1x2GB Kingstom
HDD: Seagate 260GB 7200RPM SATA 3
PSU: DR.Hank 430w ATX 20 pinos

Fotos:

Full: 

Screenshot_1.png.c64199aad9b9a817700cfdfc89a8548e.png  

Screenshot_2.thumb.png.786e1252f8444a63ed33a60f5dcd6691.png 

Idle:

Screenshot_3.thumb.png.fc1a2e1fd7f8ef8db04764f69ceea136.png

Desculpa pelo tópico desse tamanho, acho que ninguém vai aguentar ler tudo isso, haha.

Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cooler BOX?

Pasta térmica?

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, PedraX disse:

Cooler BOX?

Pasta térmica?

O coolerbox tá bem encaixado, a pasta térmica é de prata e nova como eu disse, espalhei em todo o processador

Compartilhar este post

Link para o post

Se for coolerBOX da Intel o problema tá aí. O original da E8400 é 65W e o Q8400 dissipa 95W.

Compre um aircooler como T4, mas tem q ver se cabe no gabinete(T4 tem altura de 152,3 mm).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
55 minutos atrás, PedraX disse:

Se for coolerBOX da Intel o problema tá aí. O original da E8400 é 65W e o Q8400 dissipa 95W.

Compre um aircooler como T4, mas tem q ver se cabe no gabinete(T4 tem altura de 152,3 mm).

Então o superaquecimento é porque eu estou usando o coolerbox do E8400 no Q8400 e ele não consegue dissipar todo o calor?

Altura no caso do processador até a tampa lateral né? Meu gabinete tem 16cm do processador até a tampa, em questão da fonte atrapalhar não tem risco por que o T4 é da mesma largura que o coolerbox certo?

adicionado 12 minutos depois

Sobre pasta térmica, se eu pegar uma Arctic Silver Ceramique 2 segura tranquilo? Ela é boa?

Compartilhar este post

Link para o post

1.sim, é causa provavel

2.altura do nível da MB até a tampa do gabinete, mas diga o gabinete que é mais certo.A largura do gabinete tem que ter mais que 23cm.

3. a pasta é ótima,mas a temperatura ficou muito acima do permitido(normal é máximo de 80 graus+-).

tem alguma coisa de errado no encaixe do coolerbox.fez o clique caracteristico ao encaixar? É bem forte e alto oclique.

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, PedraX disse:

2.altura do nível da MB até a tampa do gabinete, mas diga o gabinete que é mais certo.A largura do gabinete tem que ter mais que 23cm.

A largura do gabinete é 17.8cm, da mobo até a tampa tem 16cm, e eu uso um cooler de 120mm atrás, então acho que o T4 caberia de boa.

17 minutos atrás, PedraX disse:

3. a pasta é ótima,mas a temperatura ficou muito acima do permitido(normal é máximo de 80 graus+-).

tem alguma coisa de errado no encaixe do coolerbox.fez o clique caracteristico ao encaixar? É bem forte e alto oclique.

O coolerbox está encaixado certo, todos os pinos estão travados

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda acho q a largura está bem apertada.

Mas diga o modelo do gabinete ou então descreva(altura,largura e comprimento; quantidade,tamanho e posição de ventoinhas)

Se puder mande fotos.

Ainda acho q o Cooler está mal encaixado, veja vídeos de instalação de CPU LGA775, o clique de fixação é bem caracteristico. Outro extremo de problema é folga no encaixe, aí não terá clique, mas a CPU não dá contato direito com o dissipador.

Descreva o fluxo de ar das 4 ventoinhas q você tem instaladas para ver se está certo. Se tiver turbilhão não refrigera direito também.

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, Kauan Vilas Boas disse:

O coolerbox está encaixado certo, todos os pinos estão travados

Fez o clique ao girar a trava?Em todos os 4?

adicionado 4 minutos depois

Outra prova é ao tirar a CPU, a pasta fica bem distribuida e homogenea e tem q tomar cuidado com excesso também, porque aí isola a CPU do dissipador.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, PedraX disse:

Mas diga o modelo do gabinete ou então descreva(altura,largura e comprimento; quantidade,tamanho e posição de ventoinhas)

É um gabinete básico, altura: 42.7cm, largura: 18cm, comprimento: 40cm

É uma ventoinha de 70mm na frente(cooler antigo de um sempron 140) jogando ar frio, duas de 80mm (da satellite) na tampa lateral jogando ar frio pro processador e pra placa de vídeo e uma de 120mm (tambem da satellite) na traseira, tirando o ar quente, todas ligadas em 12v, menos a traseira que está em 5v

IMG_2524.thumb.JPG.42b61d1f20abc964abc2b1d1aea39989.JPGIMG_2525.thumb.JPG.7efedf3da602b0eadf1cbb6a9236ab9d.JPGIMG_2527.thumb.JPG.bc05b7714810442f13ae7e8283e48f35.JPG

IMG_2530.thumb.JPG.057d1c87a697014807d9978e510fd55a.JPG

Esse foi o melhor "cable management" q eu consegui fazer, o gabinete é muito ruim pra isso, pensei até em fazer um casemod

E sim, fez o clique em todas as 4 travas, se eu puxar o coolerbox ele não solta nem de leve

adicionado 23 minutos depois

Pronto! Acho que foi resolvido!

Quando abri pra tirar umas fotos acabei mexendo no coolerbox e tinha uma única trava "mole", é justo a trava que tinha entortado quando eu instalei o E8400, acabei dando umas pancadinhas nela e ficou firme.

Temperaturas agora(em full):

Screenshot_7.thumb.png.151246a6de9e322dd9f8ebee931d4825.png

Uso básico:

Screenshot_8.thumb.png.b258193f9ab456e8181ec5254913ad90.png

Com o T4 vai cair quanto? talvez 30ºC em uso básico e  40~50ºC em full? Vou usar a própria pasta térmica que vem junto com ele.

A posição das ventoinhas no gabinete estão certas? Com o T4 provavelmente eu vou perder a da tampa lateral que joga ar pro processador, ai acho que vou colocar na frente junto com a de 70mm, compensa?

Editado por Kauan Vilas Boas

Compartilhar este post

Link para o post

Gabinete bem improvisado hein ?

Estamos no inverno e as temperaturas agora estão normais. você tem q pensar no verão e aí deve somar a variação de temperatura para ter uma ideia. Pelo menos uns 5 a 7 graus dá de diferença, ainda mais sabendo que uma das presilhas está ruim.

Mas o T4 acho q não caberá, é melhor um THERMALTAKE FRIO SILENT FAN 120, que é mais "baixinho"

Me chamou a atenção o fonte Dr hank. Não foi bem nos testes, mas aguenta a configuração atual.

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, PedraX disse:

Mas o T4 acho q não caberá, é melhor um THERMALTAKE FRIO SILENT FAN 120, que é mais "baixinho"

Já comprei o T4, tava na promoção e paguei só 90 reais com frete, caso não caiba eu improviso mais um pouco, só cortar um pedaço da tampa kkkkk

você disse das presilhas, o T4 vem com elas, não vem?

24 minutos atrás, PedraX disse:

Me chamou a atenção o fonte Dr hank. Não foi bem nos testes, mas aguenta a configuração atual.

No próximo upgrade vou trocar ela, pegar uma real junto com uma 1050, acho que esse processador consegue levar de boa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais