Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Glauco Bandeira

Se a borrachinha do cooler estiver um pouco torta, pode gerar grandes problemas?

Recommended Posts

Olá pessoal, recentemente o cooler da minha fonte estava fazendo um forte barulho por alguns segundos ao ligar, portanto, seguindo tutoriais resolvi fazer uma limpeza, contudo, ao tentar desmontar o cooler, não consegui passar da borrachinha (dita em um tutorial como "trava que segura o eixo no lugar"). Então apliquei óleo por ali mesmo na expectativa de o movimento da ventoinha espalhá-lo. O resultado deu certo, o cooler voltou a ficar silencioso, contudo, enquanto eu tentava remover a borrachinha, acabei deixando ela levemente torta nas extremidades, não que ela tenha ficado tão torta a ponto de deixar de ser circular, mas é como se eu tivesse deixado pequenos amassos na borda dela (a parte rachada para remoção não está mais 100% reta um lado com o outro, mas também não está muito distante). Portanto, gostaria de saber se, estando o cooler nessas condições, ele e a fonte correm algum risco consideravelmente prejudicial? A ventoinha pode vir a virar um "bixo piruleta" dentro da fonte? E... em caso de falha no cooler, causando superaquecimento na fonte, o PC desligaria automaticamente?

No caso, para quem ainda não entendeu a qual borrachinha eu me refiro, é essa aí:

(esse não é meu cooler, peguei a imagem da internet)

Borracha.PNG.f89e930f64cdfedbdef1189a0bad4c8f.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Glauco Bandeira disse:

A ventoinha pode vir a virar um "bixo piruleta" dentro da fonte?

nao, porque essa arruela q fica no eixo é so mais um item de segurança, o eixo em si com as pás nao saem com tanta facilidade por causa do imã que fica prendendo todo o conjunto na bobina do motor..

1 hora atrás, Glauco Bandeira disse:

E... em caso de falha no cooler, causando superaquecimento na fonte, o PC desligaria automaticamente?

tem q ver qual fonte.. pela foto deve ser uma generica, logo ela nao terá esses tipos de protecao..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/06/2018 às 00:01, rodrigo.dcvieira disse:

nao, porque essa arruela q fica no eixo é so mais um item de segurança, o eixo em si com as pás nao saem com tanta facilidade por causa do imã que fica prendendo todo o conjunto na bobina do motor.

Entendi. Porém, hoje, quando fui abri-lo novamente, reparei que a ventoinha se mexe para cima e para baixo, sendo que o limite de movimento para baixo é quando a arruela encosta na parede inferior, dando a impressão de que, caso a arruela esteja ausente, a ventoinha simplesmente cai, então fica uma pergunta, todos os coolers consideravelmente modernos possuem tal imã?

Em 29/06/2018 às 00:01, rodrigo.dcvieira disse:

tem q ver qual fonte.. pela foto deve ser uma generica, logo ela nao terá esses tipos de protecao..

Então, é como eu disse la em cima, essa foto não é minha, peguei na internet, mas abaixo está o rótulo da minha fonte:

IMG_20180702_132111813.thumb.jpg.73b19a298aeb1d16262af4f29710dda7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Glauco Bandeira disse:

Entendi. Porém, hoje, quando fui abri-lo novamente, reparei que a ventoinha se mexe para cima e para baixo, sendo que o limite de movimento para baixo é quando a arruela encosta na parede inferior, dando a impressão de que, caso a arruela esteja ausente, a ventoinha simplesmente cai, então fica uma pergunta, todos os coolers consideravelmente modernos possuem tal imã?

Então, é como eu disse la em cima, essa foto não é minha, peguei na internet, mas abaixo está o rótulo da minha fonte:

IMG_20180702_132111813.thumb.jpg.73b19a298aeb1d16262af4f29710dda7.jpg

O ímã faz parte do cooler, como de qualquer motor.

Fique tranquilo, para a hélice sair, apenas se estivesse sem a arruela. Ela, mesmo amassada, não apresenta qualquer problema ou risco. Apenas se ela parar de girar, compre outra ventoinha genérica e substitua. 

Por sinal sua fonte é de péssima qualidade, se for o caso dela parar, considere substituir por um modelo como Corsair CX450 ou outras fontes de marca e potência real (na faixa de R$180 a R$200). 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais