Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, venho por meio desta mensagem tentar sanar as dúvidas que me cercam na hora de fazer um upgrade formidável em meu PC Gamer. O que mais me deixa de cabelos brancos é saber no que investir corretamente, por isso, vou deixar dois SETUP's diferentes e gostaria de saber em qual realmente vale a pena investir.

1º SETUP: Neste SETUP eu dei preferência em lançar uma Placa-mãe "ok" e um processador com um melhor desempenho do que no SETUP 2.

• Processador Intel Core i5-8600k Coffee Lake 8a Geração, Cache 9MB, 3.6GHz (4.3GHz Max Turbo)
  • Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel mATX LGA 1151 H370M D3H DDR4
  • Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black
  • HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000DM006 
  • Placa de Vídeo VGA NVIDIA EVGA GEFORCE GTX 1050 TI SC Gaming 4GB GDDR5 (Já tenho em casa, mas pretendo por uma 1060 6GB da Asus no final do ano)
  • Fonte Corsair CX430 430W 80 Plus Bronze (Já tenho em casa)

2º SETUP: Neste SETUP eu dei preferência em lançar uma Placa-mãe muito mais avançada do que no SETUP 1 mas com um processador um pouco inferior ao 1 SETUP.

• Processador Intel Core i5-8400 Coffee Lake 8a Geração, Cache 9MB, 2.8GHz (4.0GHz Max Turbo)
  • Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 ATX H370 AORUS GAMING 3 WIFI DDR4
  • Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black
  • HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000DM006 
  • Placa de Vídeo VGA NVIDIA EVGA GEFORCE GTX 1050 TI SC Gaming 4GB GDDR5 (Já tenho em casa, mas pretendo por uma 1060 6GB da Asus no final do ano)
  • Fonte Corsair CX430 430W 80 Plus Bronze (Já tenho em casa)

Em qual realmente vale a pena o investimento? Eu busco um PC que me dê uma boa performance mas que não me deixe a desejar quando se for tratar de processamento de dados.

Postado

Processamento de dados não é com o i5, e sim com o Ryzen 5 2600 ou 2600X.

i5 serve pra jogos se você for investir em placa de vídeo que puxa todo o seu potencial.

Placa-mãe boa para o Ryzen 5 2600 / 2600X é a Gigabyte AB350 Gaming 3. E você não vai precisar nem de cooler, já que o coolerbox do Ryzen é comparável à coolers torre baratinhos como o Hyper T4.

Postado

Se não estou enganado somente a Z370 permite OC nos processadores com K de 8 geração , ou seja , o primeiro setup já não está compativel. no setup 2 não tem necessidade de colocar a placa-mãe boa se não vai fazer OC porque o i5 8400 não faz OC. E essa fonte de 430w não segura esse setup de 1060 e i5 de 8 geração. Acho melhor colocar a  H370M D3H + i5 8400, mas se você tiver mais dinheiro pra investir coloque a Z370 com o i5 8600k.

Postado

@canadianimpact Faltou dizer o mais importante: qual o modelo do seu monitor e se você pretende trocar de monitor no curto prazo. É o monitor que vai definir o setup da máquina e não o contrário. E também qual seu orçamento máximo, sem saber essas duas coisas é difícil dar um conselho bem embasado.

Mas de antemão, nenhuma das 2 opções são boas. Como você quer desempenho pra processamento de dados, pior ainda.

Foque em Ryzen 5 2600X ou 7 2700X com uma boa B350, por exemplo, a que o amigo @ClinkLinck recomendou. Outras boas tb são a Asus Prime B350 Plus, ou TUF B350 Gaming, ou B350-F Strix, ou MSI B350 Tomahawk. O resto da pra manter o mesmo. você tem q pedir pra loja atualizar a BIOS das B350 pra ela poder reconhecer os Ryzen de 2a geração, as lojas que fazem isso são Terabyte ou Pichau. (ou algum vendedor de ML).

Com Ryzen 5 ou 7 você tem mais cores e threads e vai ter muito mais desempenho que os intel em processamento de dados, multitarefa, etc e ainda custando menos. E com uma VGA do nível da 1050 Ti ou 1060 6gb q você pretende pegar, o desempenho em games do ryzen vai ser exatamente o mesmo dos i5.

• Curtir 1
Postado

Na verdade eu não quero desempenho para processamento de dados, e sim desempenho em jogos..

O máximo que posso gastar chega na casas dos 2.800. 

Não quero ter que migrar pra outra linha de processadores, até porque só tenho confiança em pagar nos da Intel.

Postado

@canadianimpact Faltou dizer qual o modelo do seu monitor. Se você quer desempenho em jogos, o que tem q ser mudado é a placa de vídeo, ela é o responsável pelo maior desempenho em jogos. O processador é secundário.

Mas mesmo assim, nesse orçamento apertado, não há diferença entre Intel e Ryzen. Com Ryzen você vai gastar menos e vai ter mais longevidade na plataforma. Sem falar que o $ economizado pode permitir você ir pra 16gb RAM, ou comprar um SSD ou mesmo no futuro pegar uma VGA + potente que a 1060 6gb.

E mesmo que o desempenho dos 2 processadores sejam o mesmo, eu ainda preferiria Ryzen, porque os frames são mais estáveis, há menos quedas bruscas. Eu sai de um i7 pra um Ryzen 5 no ano passado e a diferença na estabilidade e fluidez dos jogos foi brutal. Eu nem sabia q os jogos podiam ser tão macios qd eu tinha o i7.

Veja no teste abaixo, em BF1, q é um jogo muito pesado pra CPU, q n houve diferença de desempenho entre um i5 e um R5 quando pareados com uma GTX 1060 ou mesmo 1070:

image.thumb.png.34cebd2b5c866fcc2afdd7902349e1bb.png

• Curtir 1
Postado

Sugiro repensar o seu preconceito com a AMD.

Hoje em dia, em questão de custo-benefício e longevidade, não tem ninguém que bate eles.

Benefícios do Ryzen:

-Podem ser overclocado

-Tem mais threads na mesma faixa de preço, permitindo mais longevidade de processamento.

-Tem lançamentos na plataforma até 2020, permitindo mais longevidade de plataforma.

-Tem coolerbox silencioso e bom pra manter as temperaturas.

-Market Share crescendo, jogos estão começando a ser otimizados para utilizar o potencial todo do processador, reforçando ainda mais a longevidade de processamento.

Benefícios do Intel:

-10% mais fortes em jogos, se, e somente se, você comprar uma GTX 1080Ti e um Monitor 144Hz para notar a diferença.

Porém, mesmo que ele seja melhor que o Ryzen 5 agora, o Ryzen vai levar placas de vídeo mais fortes no futuro, por ele ter mais longevidade que o i5, então ele vai envelhecer bem melhor.

O i5 já está sendo 80%~100% utilizado nos jogos atuais, o Ryzen 5 ainda está nos 50%~60%, então quando os jogos escalarem bem nos threads extras (por eles estarem sendo constantemente otimizados para os Ryzen), o Ryzen 5 vai bater o i5 sem problemas, por isso a questão de longevidade.

• Curtir 1
Postado

@Steeveantonichen Eu pretendo pegar um monitor GAMER SNIPER 24" WIDESCREEN LEDG2460VQ6.

Verifiquei alguns benchmarking dos dois processadores rodando com configurações semelhantes as minhas (Processador e Placa de vídeo) e vi que há um ganho considerável da Intel na maioria dos jogos, diferenças que chegam a 15fps na Média.

Eu entendo que em questão de longevidade o Intel deixa a desejar, mas, não posso descartar o fato dele ser um melhor processador que o Ryzen, não é à toa que na maioria dos sites que eu fui buscar comparações em setups alternativos ele indicaram o Intel como o melhor.

O que deixa a desejar um pouco nesse Intel é a falta do Cooler, mas eu não pretendo fazer OC, então eu poderia investir um pouco abaixo nesse quesito, e também o bloqueio para outros Windows, permitindo somente o 10. 

Postado
4 horas atrás, canadianimpact disse:

@Steeveantonichen Eu pretendo pegar um monitor GAMER SNIPER 24" WIDESCREEN LEDG2460VQ6.

Verifiquei alguns benchmarking dos dois processadores rodando com configurações semelhantes as minhas (Processador e Placa de vídeo) e vi que há um ganho considerável da Intel na maioria dos jogos, diferenças que chegam a 15fps na Média.

Eu entendo que em questão de longevidade o Intel deixa a desejar, mas, não posso descartar o fato dele ser um melhor processador que o Ryzen, não é à toa que na maioria dos sites que eu fui buscar comparações em setups alternativos ele indicaram o Intel como o melhor.

O que deixa a desejar um pouco nesse Intel é a falta do Cooler, mas eu não pretendo fazer OC, então eu poderia investir um pouco abaixo nesse quesito, e também o bloqueio para outros Windows, permitindo somente o 10. 

É uma GTX 1050Ti, até um Ryzen 3 2200G vai ter a mesma performance.

Que comparações você viu?

adicionado 1 minuto depois

adicionado 17 minutos depois

GTX 1080 em 4K = GTX 1060 em FullHD.

perfrel_3840_2160.thumb.png.bce5d6006fbc5eda5e0e11601e629602.png

E ainda tem a imagem que o Steve mandou.

Se mesmo com a GTX 1060 até o Ryzen 5 1400 tem a mesma performance com um i7 7700K, porque um Ryzen 5 2600 teria performance pior que um i5 8400?

• Curtir 3
Postado
13 horas atrás, ClinkLinck disse:

É uma GTX 1050Ti, até um Ryzen 3 2200G vai ter a mesma performance.

Que comparações você viu?

adicionado 1 minuto depois

adicionado 17 minutos depois

GTX 1080 em 4K = GTX 1060 em FullHD.

perfrel_3840_2160.thumb.png.bce5d6006fbc5eda5e0e11601e629602.png

E ainda tem a imagem que o Steve mandou.

Se mesmo com a GTX 1060 até o Ryzen 5 1400 tem a mesma performance com um i7 7700K, porque um Ryzen 5 2600 teria performance pior que um i5 8400?

Entenda que eu não quero AMD, posso gastar mais caro pra fazer um todo Intel, mas sem sombra de dúvidas é o que eu irei fazer.

AMD pode estar até com alguns produtos bonzinhos quando se trata de processadores, mas nós sabemos que confiança mesmo somente a Intel pode nos dar, não é à toa que na maioria dos reviews de sites gringos e brasileiros o Intel é o mais bem avaliado, creio que isso quer dizer alguma coisa não?

Entendo a sua moda por processadores da AMD, mas no meu caso, eu quero Intel.

adicionado 2 minutos depois

Eu pedi uma avaliação nos SETUPs que eu enviei ali em cima, não a possibilidade de ter de migrar pra outra fabricante, se não pode responder em qual setup é um melhor investimento, obrigado. Mas não precisa demonstrar seu fanatismo por AMD, até porque não é Intel, pode ser bom sim a menor prazo, mas quando se trata de confiança Intel é o nome.

Postado

Em vez de pegar um 8600K com B360, pegue um 8700 então.

Esse negócio de confiança não tem base nenhuma além do placebo que o monopólio da Intel instituiu.

Se for ver Toms Hardware, Anandtech e Techspot (que são os grandes sites de reviews gringos) você vai ver que todos sugerem Ryzen.

Meu "fanatismo" é baseado em fatos.

Eu só favoreço o meu bolso.

Se fosse dois anos atrás, eu te recomendava Intel. Mas hoje, o rei do processamento é a AMD. Pelo menos até a Intel lançar os Ice Lake (que já está atrasado faz 2 anos).

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado

O mais irônico é que a pessoa não argumenta, não posta nenhum link, review, vídeo, nada, não tenta debater ou mostrar algum outro ponto de vista, bate o pé e diz q vai pagar mais caro somente por marca, e depois acusa os outros de ser fanboy. É incrível.

Todo mundo aqui dá suporte e ajuda a galera todo dia, respondendo dezenas de tópicos tirando as dúvidas da galera (quase sempre as mesmas dúvidas todo santo dia) e ajudando nos setups sem ganhar um tostão. Tudo pelo espírito de brotheragem mesmo, ngm tem obrigação de responder nada.

Já tive tudo que é tipo de processador intel e AMD no longo de quase duas décadas. Eu sou fanboy do meu bolso. Agora se você acha que quem dá FPS em jogo é processador e não VGA e diz q n tem nenhuma sombra de dúvida disso, podemos fazer nada, afinal, o $ sendo gasto é o seu.

O máximo q posso dizer é reforçar o que os colegas @ClinkLinck e @Hi im Breno já disseram: Os 2 setups q você fez não tem lógica nenhuma. Ou vai de placa H310 com i5 8400 e pronto, ao menos o prejuízo é menor (e daqui a 1 ou 2 anos você vai tar com gargalo de processador, porque hoje o 8400 já bate quase 100% em vários jogos) ou abre logo o bolso e mete uma placa Z370 com o 8700k + um watercooler pra aguentar as temperaturas. E aí você vai ter gastado 3k+ em plataforma pra jogar com uma VGA de 800 conto... É o máximo que dá pra aconselhar. Sem falar que você vai gastar $$$ em intel pra jogar com + FPS e o monitor que você disse que quer comprar é 75hz, aí que não faz sentido mesmo. Monitor 75hz só exibe 75 FPS, você pode tar rodando a 200 que você só vai ver 75.

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!