Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Em qual SETUP investir?


Posts recomendados

Boa noite galera, venho por meio desta mensagem tentar sanar as dúvidas que me cercam na hora de fazer um upgrade formidável em meu PC Gamer. O que mais me deixa de cabelos brancos é saber no que investir corretamente, por isso, vou deixar dois SETUP's diferentes e gostaria de saber em qual realmente vale a pena investir.

 

1º SETUP: Neste SETUP eu dei preferência em lançar uma Placa-mãe "ok" e um processador com um melhor desempenho do que no SETUP 2.

 

  • Processador Intel Core i5-8600k Coffee Lake 8a Geração, Cache 9MB, 3.6GHz (4.3GHz Max Turbo)
  • Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel mATX LGA 1151 H370M D3H DDR4
  • Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black
  • HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000DM006 
  • Placa de Vídeo VGA NVIDIA EVGA GEFORCE GTX 1050 TI SC Gaming 4GB GDDR5 (Já tenho em casa, mas pretendo por uma 1060 6GB da Asus no final do ano)
  • Fonte Corsair CX430 430W 80 Plus Bronze (Já tenho em casa)

 

2º SETUP: Neste SETUP eu dei preferência em lançar uma Placa-mãe muito mais avançada do que no SETUP 1 mas com um processador um pouco inferior ao 1 SETUP.

 

 

  • Processador Intel Core i5-8400 Coffee Lake 8a Geração, Cache 9MB, 2.8GHz (4.0GHz Max Turbo)
  • Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 ATX H370 AORUS GAMING 3 WIFI DDR4
  • Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black
  • HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000DM006 
  • Placa de Vídeo VGA NVIDIA EVGA GEFORCE GTX 1050 TI SC Gaming 4GB GDDR5 (Já tenho em casa, mas pretendo por uma 1060 6GB da Asus no final do ano)
  • Fonte Corsair CX430 430W 80 Plus Bronze (Já tenho em casa)

 

Em qual realmente vale a pena o investimento? Eu busco um PC que me dê uma boa performance mas que não me deixe a desejar quando se for tratar de processamento de dados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processamento de dados não é com o i5, e sim com o Ryzen 5 2600 ou 2600X.

i5 serve pra jogos se você for investir em placa de vídeo que puxa todo o seu potencial.

 

Placa-mãe boa para o Ryzen 5 2600 / 2600X é a Gigabyte AB350 Gaming 3. E você não vai precisar nem de cooler, já que o coolerbox do Ryzen é comparável à coolers torre baratinhos como o Hyper T4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou enganado somente a Z370 permite OC nos processadores com K de 8 geração , ou seja , o primeiro setup já não está compativel. no setup 2 não tem necessidade de colocar a placa-mãe boa se não vai fazer OC porque o i5 8400 não faz OC. E essa fonte de 430w não segura esse setup de 1060 e i5 de 8 geração. Acho melhor colocar a  H370M D3H + i5 8400, mas se você tiver mais dinheiro pra investir coloque a Z370 com o i5 8600k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@canadianimpact Faltou dizer o mais importante: qual o modelo do seu monitor e se você pretende trocar de monitor no curto prazo. É o monitor que vai definir o setup da máquina e não o contrário. E também qual seu orçamento máximo, sem saber essas duas coisas é difícil dar um conselho bem embasado.

Mas de antemão, nenhuma das 2 opções são boas. Como você quer desempenho pra processamento de dados, pior ainda.

 

Foque em Ryzen 5 2600X ou 7 2700X com uma boa B350, por exemplo, a que o amigo @ClinkLinck recomendou. Outras boas tb são a Asus Prime B350 Plus, ou TUF B350 Gaming, ou B350-F Strix, ou MSI B350 Tomahawk. O resto da pra manter o mesmo. você tem q pedir pra loja atualizar a BIOS das B350 pra ela poder reconhecer os Ryzen de 2a geração, as lojas que fazem isso são Terabyte ou Pichau. (ou algum vendedor de ML).

Com Ryzen 5 ou 7 você tem mais cores e threads e vai ter muito mais desempenho que os intel em processamento de dados, multitarefa, etc e ainda custando menos. E com uma VGA do nível da 1050 Ti ou 1060 6gb q você pretende pegar, o desempenho em games do ryzen vai ser exatamente o mesmo dos i5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@canadianimpact Faltou dizer qual o modelo do seu monitor. Se você quer desempenho em jogos, o que tem q ser mudado é a placa de vídeo, ela é o responsável pelo maior desempenho em jogos. O processador é secundário.

 

Mas mesmo assim, nesse orçamento apertado, não há diferença entre Intel e Ryzen. Com Ryzen você vai gastar menos e vai ter mais longevidade na plataforma. Sem falar que o $ economizado pode permitir você ir pra 16gb RAM, ou comprar um SSD ou mesmo no futuro pegar uma VGA + potente que a 1060 6gb.

 

E mesmo que o desempenho dos 2 processadores sejam o mesmo, eu ainda preferiria Ryzen, porque os frames são mais estáveis, há menos quedas bruscas. Eu sai de um i7 pra um Ryzen 5 no ano passado e a diferença na estabilidade e fluidez dos jogos foi brutal. Eu nem sabia q os jogos podiam ser tão macios qd eu tinha o i7.


Veja no teste abaixo, em BF1, q é um jogo muito pesado pra CPU, q n houve diferença de desempenho entre um i5 e um R5 quando pareados com uma GTX 1060 ou mesmo 1070:

 

image.thumb.png.34cebd2b5c866fcc2afdd7902349e1bb.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro repensar o seu preconceito com a AMD.

Hoje em dia, em questão de custo-benefício e longevidade, não tem ninguém que bate eles.

 

Benefícios do Ryzen:

-Podem ser overclocado

-Tem mais threads na mesma faixa de preço, permitindo mais longevidade de processamento.

-Tem lançamentos na plataforma até 2020, permitindo mais longevidade de plataforma.

-Tem coolerbox silencioso e bom pra manter as temperaturas.

-Market Share crescendo, jogos estão começando a ser otimizados para utilizar o potencial todo do processador, reforçando ainda mais a longevidade de processamento.

 

Benefícios do Intel:

-10% mais fortes em jogos, se, e somente se, você comprar uma GTX 1080Ti e um Monitor 144Hz para notar a diferença.

Porém, mesmo que ele seja melhor que o Ryzen 5 agora, o Ryzen vai levar placas de vídeo mais fortes no futuro, por ele ter mais longevidade que o i5, então ele vai envelhecer bem melhor.

O i5 já está sendo 80%~100% utilizado nos jogos atuais, o Ryzen 5 ainda está nos 50%~60%, então quando os jogos escalarem bem nos threads extras (por eles estarem sendo constantemente otimizados para os Ryzen), o Ryzen 5 vai bater o i5 sem problemas, por isso a questão de longevidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Eu pretendo pegar um monitor GAMER SNIPER 24" WIDESCREEN LEDG2460VQ6.

 

Verifiquei alguns benchmarking dos dois processadores rodando com configurações semelhantes as minhas (Processador e Placa de vídeo) e vi que há um ganho considerável da Intel na maioria dos jogos, diferenças que chegam a 15fps na Média.

 

Eu entendo que em questão de longevidade o Intel deixa a desejar, mas, não posso descartar o fato dele ser um melhor processador que o Ryzen, não é à toa que na maioria dos sites que eu fui buscar comparações em setups alternativos ele indicaram o Intel como o melhor.

 

O que deixa a desejar um pouco nesse Intel é a falta do Cooler, mas eu não pretendo fazer OC, então eu poderia investir um pouco abaixo nesse quesito, e também o bloqueio para outros Windows, permitindo somente o 10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, canadianimpact disse:

@Steeveantonichen Eu pretendo pegar um monitor GAMER SNIPER 24" WIDESCREEN LEDG2460VQ6.

 

Verifiquei alguns benchmarking dos dois processadores rodando com configurações semelhantes as minhas (Processador e Placa de vídeo) e vi que há um ganho considerável da Intel na maioria dos jogos, diferenças que chegam a 15fps na Média.

 

Eu entendo que em questão de longevidade o Intel deixa a desejar, mas, não posso descartar o fato dele ser um melhor processador que o Ryzen, não é à toa que na maioria dos sites que eu fui buscar comparações em setups alternativos ele indicaram o Intel como o melhor.

 

O que deixa a desejar um pouco nesse Intel é a falta do Cooler, mas eu não pretendo fazer OC, então eu poderia investir um pouco abaixo nesse quesito, e também o bloqueio para outros Windows, permitindo somente o 10. 

 

É uma GTX 1050Ti, até um Ryzen 3 2200G vai ter a mesma performance.

Que comparações você viu?

adicionado 1 minuto depois

 

adicionado 17 minutos depois

GTX 1080 em 4K = GTX 1060 em FullHD.

 

perfrel_3840_2160.thumb.png.bce5d6006fbc5eda5e0e11601e629602.png

 

E ainda tem a imagem que o Steve mandou.

Se mesmo com a GTX 1060 até o Ryzen 5 1400 tem a mesma performance com um i7 7700K, porque um Ryzen 5 2600 teria performance pior que um i5 8400?

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ClinkLinck disse:

 

É uma GTX 1050Ti, até um Ryzen 3 2200G vai ter a mesma performance.

Que comparações você viu?

adicionado 1 minuto depois

 

adicionado 17 minutos depois

GTX 1080 em 4K = GTX 1060 em FullHD.

 

perfrel_3840_2160.thumb.png.bce5d6006fbc5eda5e0e11601e629602.png

 

E ainda tem a imagem que o Steve mandou.

Se mesmo com a GTX 1060 até o Ryzen 5 1400 tem a mesma performance com um i7 7700K, porque um Ryzen 5 2600 teria performance pior que um i5 8400?

 

Entenda que eu não quero AMD, posso gastar mais caro pra fazer um todo Intel, mas sem sombra de dúvidas é o que eu irei fazer.

 

AMD pode estar até com alguns produtos bonzinhos quando se trata de processadores, mas nós sabemos que confiança mesmo somente a Intel pode nos dar, não é à toa que na maioria dos reviews de sites gringos e brasileiros o Intel é o mais bem avaliado, creio que isso quer dizer alguma coisa não?

 

Entendo a sua moda por processadores da AMD, mas no meu caso, eu quero Intel.

adicionado 2 minutos depois

Eu pedi uma avaliação nos SETUPs que eu enviei ali em cima, não a possibilidade de ter de migrar pra outra fabricante, se não pode responder em qual setup é um melhor investimento, obrigado. Mas não precisa demonstrar seu fanatismo por AMD, até porque não é Intel, pode ser bom sim a menor prazo, mas quando se trata de confiança Intel é o nome.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vez de pegar um 8600K com B360, pegue um 8700 então.

 

Esse negócio de confiança não tem base nenhuma além do placebo que o monopólio da Intel instituiu.

 

Se for ver Toms Hardware, Anandtech e Techspot (que são os grandes sites de reviews gringos) você vai ver que todos sugerem Ryzen.

 

Meu "fanatismo" é baseado em fatos.

Eu só favoreço o meu bolso.

 

Se fosse dois anos atrás, eu te recomendava Intel. Mas hoje, o rei do processamento é a AMD. Pelo menos até a Intel lançar os Ice Lake (que já está atrasado faz 2 anos).

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais irônico é que a pessoa não argumenta, não posta nenhum link, review, vídeo, nada, não tenta debater ou mostrar algum outro ponto de vista, bate o pé e diz q vai pagar mais caro somente por marca, e depois acusa os outros de ser fanboy. É incrível.


Todo mundo aqui dá suporte e ajuda a galera todo dia, respondendo dezenas de tópicos tirando as dúvidas da galera (quase sempre as mesmas dúvidas todo santo dia) e ajudando nos setups sem ganhar um tostão. Tudo pelo espírito de brotheragem mesmo, ngm tem obrigação de responder nada.

 

Já tive tudo que é tipo de processador intel e AMD no longo de quase duas décadas. Eu sou fanboy do meu bolso. Agora se você acha que quem dá FPS em jogo é processador e não VGA e diz q n tem nenhuma sombra de dúvida disso, podemos fazer nada, afinal, o $ sendo gasto é o seu.

 

O máximo q posso dizer é reforçar o que os colegas @ClinkLinck e @Hi im Breno já disseram: Os 2 setups q você fez não tem lógica nenhuma. Ou vai de placa H310 com i5 8400 e pronto, ao menos o prejuízo é menor (e daqui a 1 ou 2 anos você vai tar com gargalo de processador, porque hoje o 8400 já bate quase 100% em vários jogos) ou abre logo o bolso e mete uma placa Z370 com o 8700k + um watercooler pra aguentar as temperaturas. E aí você vai ter gastado 3k+ em plataforma pra jogar com uma VGA de 800 conto... É o máximo que dá pra aconselhar. Sem falar que você vai gastar $$$ em intel pra jogar com + FPS e o monitor que você disse que quer comprar é 75hz, aí que não faz sentido mesmo. Monitor 75hz só exibe 75 FPS, você pode tar rodando a 200 que você só vai ver 75.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...