Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o NetBSD 7.1.2 32bits em placa-mãe antiga Foxconn


Lordstark

Posts recomendados

Ola pessoal, arranjei um pc velhu (mas bem velhu mesmo) e ele possui uma placa-mãe, a G31MV-K (socket 775 da foxconn), e estou tentando instalar nela com um hd de 160gb, como instalo nela? ela reconhece o pendrive bootavel, mas ao dar boot, ou ele trava tudo, ou ele diz que a imagem nao e suportada, sendo que to instalando a imagem de extensao .img e .fs (do openbsd) do i386.....
Configuracoes do pc:
Intel Pentium E5700 3.00ghz
2gb de ram ddr2 667mhz
hd 160gb
(e basico mesmo), e estou tentando instalar o net ou o openbsd
Alguma ideia de como dar boot?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi! Esse pc não é tão velho assim (em termos de bsd rsss), já instalei até ubuntu em um parecido. Ou seja, o problema não vem de seu pc ser velho nem básico.

- Pode ser que você esteja preparando o pendrive de forma errada (se você está no windows use o rufus, ele é bom para isso).

- Também pode ser que o bsd i386 seja muito antigo para sua máquina (sim! muito antigo), você já tentou instalar o NetBSD/amd64? Eu sei que sua máquina é intel, mas esse amd 64 não tem a ver com ser da amd, mas ser uma arquitetura mais moderna, e seu processador usa essa arquitetura, embora o pacote de 64 bits seja mais eficiente quando você tem 4 gb de memória ou mais.

Se isso não funcionar, você pode tentar instalar de um CD ou DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha Olha, por se tratar de um Pentium E5700, e ter somente 2gb de ram em ddr2, eu optei por bootar em 32bits (o que seria mais ideal), porém, nao conseguirei em 64bits devido a falta de memoria, e tambem nao sei se ler sistemas de 64bits (pois uma tentativa de instalar um mint em 64bits deu fail). Neste caso estou optando por 32bits mesmo (mas ele nao boota BSD de jeito nenhum, e diz que imagem e incompativel). Mas eu me pergunto.....COMO ASSIM? Se o mint que estou usando nesta maquina e o mint 19 de 32bits (e esta tranquilo aqui)

Eu usei o Rufus (mas nao boota, pois trava o pc todo, nao mexe nada), e quando eu gravo pelo YUMI, funciona perfeitamente o Boot, porém, ele nao esta detectando o BSD (mesmo bootavel ou nao), mesmo com arquivos .fs (de pendrive no OpenBSD) e .img (de pendrive do NetBSD)

Eu realmente nao sei porque ele nao esta bootando, e infelizmente nao tenho leitor de cd aqui, somente pendrive mesmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordstark um pentium E5700 é perfeitamente funcional em 64 bits e não é necessário ter pelo menos 4gb de memória para usar 64bits, só é menos eficiente. Mas você tem razão em que um pc com 2 gb vai funcionar melhor com sistema de 32 bits. Eu sugeri você testar o netbsd de 64 bits porque na página do netbsd dá a entender que o netbsdi386 é para pcs mais antigos mesmo, pode ser bobagem minha. Então volto a perguntar do pendrive. Não seria mais fácil usar a imagem ISO em vez da img? O blog do edivaldo tem um passo a passo usando o etcher:

https://www.edivaldobrito.com.br/etcher-no-linux/

 

Em alguns tópicos o pessoal comenta que é preciso formatar o pendrive em fat32 para funcionar. Outros sugerem usar o comando dd para copiar para o pendrive e desabilitar o acpi na instalação:

https://www.reddit.com/r/freebsd/comments/7eonoa/install_usb_hangs_on_boot/

 

Aqui tem várias instruções:

https://wiki.netbsd.org/tutorials/how_to_install_netbsd_from_an_usb_memory_stick/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!