Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Base para Engenharia da Computação


Posts recomendados

Fala pessoal,

 

bom, eu estou pra cursar Engenharia da Computação começando final desse mês e queria desde já (na real, tô atrasado :v) focar meus estudos relacionados às matérias que virão no curso. Dei uma pesquisada em alguns livros, mas ainda estou meio perdido. O que me aconselham a estudar? Me indiquem livros, matérias, etc. Acho que coisas introdutórias seriam uma boa, mas estou aberto às coisas avançadas também (contanto que se deem de uma maneira evolutiva, i.e. básico => médio => avançado) . Sei inglês, então também aceito indicações de livros/matérias nessa língua õ/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Logo o que indico, é puxar a grade matricial das máteria de cada semestre. através dessa grade, você tem noção das máterias especificas sabendo esconher livros referendo a determinada máteria. Recomendo entrar no portal da instituição e ver logo.

Exemplo.: lá tem 8 mátéria nesse semestre tipo.: 

1- Pré-Calcúlo.

2- Linguagem pascal.

3- Eletrônica introdução.

4- Calculo 1 modo básico.

5- Introdução a informática.

6-...

7-...

8-...

 

Tai um exemplo do que você pode pesquisar por bons livros revendo a estas mátéria em bibliotecá ou site. 

Hojé em dia há diversos livros PDF bons, mas uma coisa eu ti digo: Estudo através do conteúdo disponibilizado pelo professor e também, busque sempre perguntar a ele. 

Para se destacar entre o melhor alunos, crie um cronogramas dividindo o tempo de estudo, busque sempre foco e estude diversos livros a fundo sobre as mátérias. Eu lhe guaranto que você vai ter credibilidade do professor  e os resultados vai ser muito satisfatório pelo cordenador do curso "Ele é o chefe que escolher e indica para ser peça chave em qualquer empresa".

Até...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas õ/. Dei uma olhada lá e estas são as matérias do 1° período:

 

  • Introdução a Engenharia
  • Administração e Organização Empresarial
  • Geometria Analítica
  • Pré-Cálculo
  • Introdução a Ciência da Computação
  • Lógica para Computação
  • Projeto de Interação
  • Leitura e Produção de Textos

 

Já dei uma olhada em alguns livros, mas vocês indicariam algum em específico para alguma dessas matérias, ou talvez pra alguma que virá ainda (grade da faculdade)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonhyy para Cálculo tem um canal no YouTube excelente, que é O Matemático. Tem a Khan Academy, tem muitos outros. Mas a base é a apostila ou o livro que vão usar. Um muito usado é do James Stewart. Em Introdução a Ciência da Computação vão usar alguma linguagem, pode ser C, Python, Java ou outra. Descubra qual é e comece a estudar e também que material utilizam. De fato para todas vale isso, sendo que recomendo atenção ao Cálculo que é a primeira peneira. Nem sei o que é pré-Cálculo, remendo que as faculdades tem que fazer pra compensar ensino médio fraco, informe-se e estude. E naturalmente Lógica e Ciência da Computação que são a base do curso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar com uns livros introdutórios, que aí até terminar já vai ter começado a facul e já vou ter mais noção do que estudar realmente. Obrigado aos dois pelas dicas de novo, me desejem sorte nesses 5 anos de sofrência que estão por vir õ/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2018 às 17:59, Ricardov disse:

@Jonhyy para Cálculo tem um canal no YouTube excelente, que é O Matemático. Tem a Khan Academy, tem muitos outros. Mas a base é a apostila ou o livro que vão usar. Um muito usado é do James Stewart. Em Introdução a Ciência da Computação vão usar alguma linguagem, pode ser C, Python, Java ou outra. Descubra qual é e comece a estudar e também que material utilizam. De fato para todas vale isso, sendo que recomendo atenção ao Cálculo que é a primeira peneira. Nem sei o que é pré-Cálculo, remendo que as faculdades tem que fazer pra compensar ensino médio fraco, informe-se e estude. E naturalmente Lógica e Ciência da Computação que são a base do curso.

Suas indicações são ótimas... eu já lee uns deles... parabéns...

 

Sobre.: Nem sei o que é pré-Cálculo, remendo que as faculdades tem que fazer pra compensar ensino médio fraco...

R.: Quando eu cursava e fui ver essa matéria, são introdução de calculo.: Pré-Calculo, Calculo 1,2 e 3.

Pense numa matéria complicado... eu passei arastando... mas nas programação é muito melhor e fácil... se práticando lógico...

Até... Felicidades a todos...

adicionado 42 minutos depois

@Jonhyy  Olá...

Sobre.: 

Já dei uma olhada em alguns livros, mas vocês indicariam algum em específico para alguma dessas matérias, ou talvez pra alguma que virá ainda (grade da faculdade)?

R.: A dica de " Ricardov " São Excelente!

Pois ussa livros conforme ele mencionou, principalmente o de Eletrônica "James Stewart" que contém informações harissíma que você pode aprender facilmente...

Na minha época em 2008, na programação, eu gostava muito das aulas que esta no Youtube do Prof: Neri A. Neitzke, mas também, tem outras bem melhor citado pelo o amigo Ricardov.

com certeza você vai ter muito sucesso após obter esses conhecimento...

Até Felicidades a todos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonhyy mas a linguagem que vão usar em ICC descubra logo. Porque tem umas aulas de lógica de programação no YouTube que já pode ir assistindo. Vai ser um avanço grande. E siga o fórum aqui nas áreas de Programação e Desenvolvimento, Eletrônica e Programação de Microcontroladores. Tem informação riquíssima muito difícil de encontrar em outros locais.

Mais uma dica: já aprenda MatLab ou Octave.

Sucesso no curso e boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisOPsum Obrigado novamente pelas indicações õ/

@Ricardov Eu espero muito que usem Portugol/VisuAlg em ICC, porque estudei lógica de programação usando essa linguagem (vi pelo Curso em Vídeo, ótimo canal, indico a quem estiver lendo). Aliás, acabei de terminar um programa de 500 linhas, ficou bem bom. É uma linguagem beeem limitada, mas é a única que "domino", então não tive escolha a não ser usá-la :v. Estou começando a aprender Python.

 

Vi também um vídeo introdutório desse MatLab e rapaz... a diferença entre dificuldades é gritante. Eu achava que já fazia umas coisas bem complexas, daí vi o vídeo e tomei um tapa na cara ehauheuahueahe. Bom, dando tempo ao tempo, acredito que tudo é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curso Engenharia de Software, entrei na faculdade sabendo o básico em PHP. Não há muito mistério, os professores sempre deixam uma lista de leituras complementares, ou seja, você sempre vai ter material para se aprofundar mais naquela disciplina. Assuntos tecnológicos não são muito complicados se você já tem uma boa lógica e uma certa experiência. Recomendaria focar em canais como Me Salva! para a questão da matemática e da física, pois são matérias que estarão ligadas em praticamente todo o curso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Depois de algumas semanas, retorno aqui pra dar algumas notícias e deixar conteúdo pra quem está na situação em que eu estava (1° post):
 

@Hukers Mals a demora pra responder :v, mas de fato, os professores passaram sim vários livros e sites para estudo, então meio que me preocupei demais à toa. Ainda tô com tempo sobrando (acredito que não vai durar muito tempo ehauheuahea), então dá pra ler vários livros que recomendaram.

Vou deixar aqui esse site que tem as ementas de todas as disciplinas de todos os períodos, com bibliografias básicas e complementares. Sim, é em específico do Cefet Petrópolis, mas com certeza os materiais serão úteis independente da instituição em questão.

 

Então é isso aí, devo fazer deste tópico um "diário", no qual vou atualizando com informações úteis a todos e falando da minha experiência durante o curso (isso se o tópico não ficar muito antigo e me impedir de comentar :v).

 

Spoiler

OBS: na real, o certo é Engenharia de Computação, então o título tá errado, mas enfim...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Sobre o que estudar sobre as Matérias.:

Vou ajudar com uma forcinha.: Vídeos introdutórios.

  • Introdução a Engenharia      .: Video.
  • Administração e Organização Empresarial  .: Video.
  • Geometria Analítica   .:Video.
  • Pré-Cálculo  .: Video.
  • Introdução a Ciência da Computação  .: Video.
  • Lógica para Computação  .: Video.
  • Projeto de Interação  .: Video.
  • Leitura e Produção de Texto .: Video.

Lembro que o conteúdo postado por mim, pode muda devido as regras que cada instituição que aplica seus conteúdos ao seus alunos em cada universidade.

Os videos vão ajudar a ter mais clareza e enriquecer mais seu conhecimento.

Como já dito antes! Estude através dos Slides que o Docentes vão disponibilizar no portal do curso. Isso é tudo e Boa Sorte!!!

Até...

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonhyy hehehe, com certeza, quando iniciar as cadeiras de cálculo, juntamente com alguma de algoritmo e uma mais "básica" como sei lá, leitura e produção de texto, irá ver seu tempo indo para o espaço. Recomendo estudar muito na primeira nota, para assim dar uma aliviada para não acumular muito para as outras notas (isso depende muito da universidade, então só dando um exemplo). E claro, sempre (sempre mesmo), da uma lida nos materiais que os professores deixam, além de ficar atento em sites de notícias de tecnologia e estar sempre ligado a esse mundo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisOPsum  Show, já tô juntando bastante conteúdo da net aqui, valeu õ/

 

@Hukers  Essa parada de estar antenado às notícias é realmente importante. Um professor meu até criou um método bem da hora: a gente tem aula com ele 1 vez por semana, daí todo inicio de aula ele escolhe 3 alunos pra cada um citar alguma notícia recente e discutir sobre ela, valendo 2 pontos. Achei bem interessante, me deu um último empurrão pra eu criar uma conta no Twitter e acompanhar as coisas por lá.

 

Sobre os livros: tipo, somando as bibliografias básicas com as complementares de cada disciplina, dão +/- 30 livros pra esse semestre... como faz? Acho meio impossível ler e, o mais importante, entender 30 livros em menos de 6 meses :s.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!