Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Primeiramente, já li outros tópicos que parecem tratar do mesmo assunto, mas em nenhum dos que li entendi a resposta pra minha dúvida. Vamos lá:

Meu setup é o seguinte: 

AMD FX 8300 sem overclock

GTX 1060 6gb

8 gb de DDR3

Estou jogando Farcry 5, e o Geforce Experience ajustou o jogo no Alto. Comecei a jogar e no princípio tava lindo, fluindo bem a 60fps e tal. Mas conforme fui avançando nas primeiras missões percebi q em vários momentos a taxa de quadros oscilava bastante. Habilitei a resolução dinâmica, liguei VSync (testei sem Vsync também, mas teve muito tearing), diminui o preset pro Médio (no Farcry é classificado como Normal), e em todos os ajustes a queda de quadros continuava a mesma. Daí liguei o Afterburner pra ter certeza q era queda de quadros de fato, e realmente era. Mas percebi algo interessante: o hardware esteve o tempo todo sobrando. Refiz os gameplays nas mesmas configurações de antes e nem CPU nem GPU chegaram a 100% de uso. Com o preset no Alto, inclusive, o hardware chegou a um máximo de 86% no uso da GPU e 74% no uso da CPU, VRAM e RAM sobraram o tempo inteiro. A temperatura do CPU ficou em torno de 37ºC e da GPU em torno de 63ºC. Enfim, o que vcs acham que pode estar acontecendo? O FPS máximo foi 66, mas em geral variava entre 45 ~ 60. O Frametime ficou muito instável.

Postado
20 minutos atrás, Ireno disse:

Olá. Primeiramente, já li outros tópicos que parecem tratar do mesmo assunto, mas em nenhum dos que li entendi a resposta pra minha dúvida. Vamos lá:

Meu setup é o seguinte: 

AMD FX 8300 sem overclock

GTX 1060 6gb

8 gb de DDR3

Estou jogando Farcry 5, e o Geforce Experience ajustou o jogo no Alto. Comecei a jogar e no princípio tava lindo, fluindo bem a 60fps e tal. Mas conforme fui avançando nas primeiras missões percebi q em vários momentos a taxa de quadros oscilava bastante. Habilitei a resolução dinâmica, liguei VSync (testei sem Vsync também, mas teve muito tearing), diminui o preset pro Médio (no Farcry é classificado como Normal), e em todos os ajustes a queda de quadros continuava a mesma. Daí liguei o Afterburner pra ter certeza q era queda de quadros de fato, e realmente era. Mas percebi algo interessante: o hardware esteve o tempo todo sobrando. Refiz os gameplays nas mesmas configurações de antes e nem CPU nem GPU chegaram a 100% de uso. Com o preset no Alto, inclusive, o hardware chegou a um máximo de 86% no uso da GPU e 74% no uso da CPU, VRAM e RAM sobraram o tempo inteiro. A temperatura do CPU ficou em torno de 37ºC e da GPU em torno de 63ºC. Enfim, o que vcs acham que pode estar acontecendo? O FPS máximo foi 66, mas em geral variava entre 45 ~ 60. O Frametime ficou muito instável.

Qual sua placa-mãe e fonte ?

Postado

Fonte: Aerocool 500W 80 Plus Bronze KCAS-500W EN53367‎

Placa-mãe: Gigabyte GA-78LMT-S2 

Não sei se é relevante citar, mas tem também 1 HDD Toshiba e um SSD Kingstom... todos os jogos ficam no HD.

Grato.

Postado

Cara, eu acredito que esta placa-mãe pode estar limitando de certa forma o desempenho do seu processador, ao menos a mesma tem esta fama com os FX da serie 6000+. Além de este jogo, me corrijam se eu estiver falando asneira, não estar em sua versão mais otimizada. Também não sei dizer se sua fonte é boa ou ruim. Creio que seu problema pode estar se dando a partir destes conceitos. Em outros jogos ocorre o mesmo ? Em qual resolução você estaria executando o jogo ? Qual seria seu monitor ?

Postado
13 minutos atrás, diogoprata disse:

Em outros jogos ocorre o mesmo ? Em qual resolução você estaria executando o jogo ? Qual seria seu monitor ?

Cara, Farcry é de longe o jogo mais pesado q tenho aqui agora. Um exemplo talvez parecido, jogo Overwatch no ultra sem nenhum gargalo. A resolução é 1080p, o monitor é um LG, não sei detalhes mas não é gaming... 60hz e 5ms.

To deixando uma leitura que acabei de fazer no afterburner. 

Pow, se for a placa-mãe aí eu vou ficar triste... porque, eu tinha um FX6300 e troquei pro 8300 justamente pra não ter q trocar toda a plataforma... se não ia ter q trocar a placa-mãe, as memórias e o processador, ia ficar salgado =x

Monitoring.jpg

Postado
1 minuto atrás, Ireno disse:

Cara, Farcry é de longe o jogo mais pesado q tenho aqui agora. Um exemplo talvez parecido, jogo Overwatch no ultra sem nenhum gargalo. A resolução é 1080p, o monitor é um LG, não sei detalhes mas não é gaming... 60hz e 5ms.

To deixando uma leitura que acabei de fazer no afterburner. 

Pow, se for a placa-mãe aí eu vou ficar triste... porque, eu tinha um FX6300 e troquei pro 8300 justamente pra não ter q trocar toda a plataforma... se não ia ter q trocar a placa-mãe, as memórias e o processador, ia ficar salgado =x

Monitoring.jpg

Salgado mas ia ficar mais gostoso. Você deveria ter segurado a grana para fazer o upgrade de plataforma completa já que não vai ter pra onde fugir, não há muito mais a se extrair deste kit a não ser que invista caro (o que não vai valer nem um pouco a pena) para fazer overclock, mas teria que trocar placa-mãe e colocar um cooler/watercooler bom.

Postado

Putz... fiz ********** então =( ...... Vou ter q suportar por um tempo =D

Olha, eu fechei o afterburner e voltei a jogar agora a pouco, e senti melhor fluidez... talvez porque sem a leitura aparecendo no cantinho da tela eu fique menos concentrado nesses detalhes. Ou talvez ele atrapalhe um pouco... enfim... obrigado a todos pelas respostas, vou esperar uma boa oportunidade pra fazer o upgrade completo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!