Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Obter 24 vac do transformador 12vac.


Posts recomendados

Boa noite.

Tenho um transformador 110vac 220vac para 12 vac. O mesmo tem 3 terminais de saída sendo dois deles com 12vac, gostaria de saber se posso unir os terminais 12vac do transformador para obter 24 vac, isso é possível ?

Não sei nada sobre o assunto e me bateu essa dúvida, alguém pode me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

basta utilizar um multímetro e testar se o segundo positivo não tiver a mesma tensão do primeiro sim ira gerar 24v...se possuir a mesma tensão não conseguira .. o mesmo ocorre com energia 110 e 220 .. tem que ser 2 positivos 110  com tensão diferente para que ocorra os 220...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O teu transformador bem provável seja como esse dai, da figura 16, só que para secundário de 12 Volts ao invés de 9 Volts

 

image.thumb.png.0c9c488f2dc61ad27217a175cda60bba.png
Nesse tipo de transformador se tomares os dois fios do extremo do secundário vai ter a soma das tensões, no seu caso 24 Volts AC e no caso acima 18 Volts AC.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cássio Henrique Alvarenga Verifiquei que os 2 terminais apresentam 12vac, nesse caso não posso unir os dois para obter 24vac, certo? Existe alguma alternativa?

adicionado 12 minutos depois

@faller No meu caso temos um transformador com apenas 3 terminais primários e não quatro como da figura, sendo um para 110vac um para 220vac e um 0vac. Eu até tentei ligar mas estava soltando faíscas quando eu tentei unir os fios e o transformador começou a aquecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito provavelmente esse seu transformador tenha uma distribuição como esse da última figura. A gente tem de ficar adivinhando pois não disseste quantos fios ele tem, no total, de um lado e de outro..

image.png.a6c519d85ff7f58213e4061a8806c7af.png
 

Igual esse dai, se tomares a medida de uma ponta até outra do secundário, que pode ser de 12 - zero - 12 vais ter desde uma ponta até outra 24 Volts. Não tem de botar fios juntos.. A tensão de 24 Volts se dá de uma ponta até outra. Não tens um multímetro ai???  É só medir, sem juntar fio nenhum com outro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!