Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nobreak senoidal puro (qual a v correta para meu desktop?)


Posts recomendados

Creio que esta dúvida é a dúvida de muitos também! 

 

Salve rapazeada, Novamente o ignorante no assunto invadindo aqui o Clube do Hardware. Antes de começar a discorrer sobre o assunto, gostaria de agradecer em todas as vezes onde fui ajudado neste forum. Agradeço também a paciencia. 

 

Então, estou com um Desktop Gamer (especificações estarão anexadas) e infelizmente, em minha localidade o indice de queda de energia é altamente elevado e por isso não quero ocrrer o risco de danificar meu equipamento, porém, ao pesquisar sobre Nobreaks veio junto as milhões de dúvidas! Semi Senoidal, Nobrak Senoidal etc etc etc etc.... Bom, estou para ficar louco e além de não saber qual a VA correta que o Nobreak deve ter para suprir a necessidade do Desktop, também não sei se todo o SENOIDAL PURO é online.... Enfim galerinha, Novamente, MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO e perdoem minha falta de conhecimento sobre.

"ESTOU COM ORÇAMENTO PARA UM SENOIDAL PURO"

 

No anexo consta apenas os componentes da CPU, vale ressaltar que ainda há um MOnitor Gamer LED de 29" IPS ultraWide Full HD 29UM69G

 

VALEEEEEEEEEEEEEEEUUU!

WhatsApp Image 2018-07-17 at 13.43.34.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

 

Eu diria que com sua fonte, 600 Watts, você necessita que no mínimo ele, o no-break, possa entregar 600/0,8 = 750 Watts sendo que seu fp (fator de potência do no-break) é quem vai definir a quantidade de VA´s necessários.

A resposta do colega PedraX está correta de acordo com a maioria dos equipamentos (geralmente não muito bons) do mercado que tem um fp de 0,5 somente. O cálculo do colega certamente foi 600Watts / 0,5 = 1.200 VA´s

 

Só como exemplo, veja esses daqui, com fp=0,9, é capaz de entregar 900 Watts ou 900/0,9 = 1.000 VA´s  https://www.atera.com.br/Produto/9130-1KVABR/Nobreak+Eaton+9130+1KVA900W+127V127V+dupla+conv

 

Ou esse daqui, com fp=0,7, capaz de entregar 1.050 Watts ou 1.050/0,7 = 1.500 VA´s aos seus equipamentos..

https://www.atera.com.br/Produto/PROLS150VAB/Nobreak+NHS+Premium+On+Line+1500VA+1050W+Bivolt120V

 

Dentro da separação de no-breaks senoidais puros se tem dois sub conjuntos..

- Aqueles que são denominados interativos, que na presença da energia elétrica comercial são exatamente um estabilizador e como tal se comportam, com todas as mazelas que tem cerca de dez anos explico a todos.. Ao faltar energia eles passam a gerar energia com forma de onda senoidal pura, a partir da energia contida nas suas baterias...

 

- Tem aquele outro grupo denominado de dupla conversão que tomam a energia da rede elétrica, retificam e a conservam em bateria. Ao mesmo tempo, falte ou não energia comercial, eles geram, de modo controlado e estável (sem a menor necessidade de estabilizar a posterior) a energia necessária para alimentar seus equipamentos. No momento que faltar a energia comercial tudo corre igual, pois o conversor do no-break já estava alimentando seus equipamentos. 

 

Os do tipo interativos são mais simples e com isso mais baratos, mas tem o maldito estabilizador para atrapalhar.

Confira ai um desses do tipo interativo com geração senoidal...

https://www.atera.com.br/Produto/PDVSEN1K5VB/Nobreak+NHS+Premium+PDV+senoidal+1500VA+1050W+biv120V

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr @PedraX e Sr @faller Fico imensamente grato pela contribuição e deixarei um link com o Nobreak que estou em mente.

Poderiam opinar sobre ele? se o mesmo trará uma segurança maior, etc... 

 

Novamente, agradeço a disponibilidade de vocês!

 

Link: https://www.kabum.com.br/produto/52135/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-1400va-bivolt-automatico-27571

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse dai por você citado, o https://www.kabum.com.br/produto/52135/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-1400va-bivolt-automatico-27571 é um no-break interativo, com o maldito estabilizador, um short break na verdade, que, na ausência da energia comercial gera uma forma de onda senoidal pura para alimentar seus equipamentos. No restante do tempo, quando a energia comercial estiver presente (a maior parte do tempo) se comporta como um mísero estabilizador com todas as mazelas inclusas..

 

Segurança??? Não é a função do no-break lhe trazer segurança contra surtos elétricos e coisa e tal. Traz quem sabe a segurança de prover energia ininterrupta que é bom se sua aplicação necessitar operar sem interrupção ou estiver sustentando a vida... Segurança elétrica, desde o ponto de vista de surtos de tensão, sujeira elétrica etc não é com ele e sim com o um bom filtro de linha/protetor contra surtos.. Pior, com a operação dos relés de seu estabilizador se pode esperar que aumente a quantidade de surtos para cima de sua fonte. Você já viu um surto de tensão???

Cheque ai: 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller 

MUITO OBRIGADO por se disponibilizar em ajudar-me. Fico grato por esclarecer e ajudar-me a ficar informado, assim, não comprando algo caro à toa. Então não querendo abusar, porém já abusando... 

 

Apenas frisando, de maneira CLARA, mais precisamente na famosa linguagem "CHULA": O Nobreak não trará segurança quando se diz respeito a quedas de energia correto ? Logo, o melhor a se utilizar seria um FILTRO DE LINHA BOM, correto?

 

- Sobre a fonte do equipamento (o meu). Entrei em contato com a loja onde comprei e ela me informou que, POSSO TER PERDA DE GARANTIA caso use um estabilizador, pois a fonte já é estabilizada.... 

 

Então @falleré uma confusão imensa que você tem desmistificado a cada post, e não cansarei de agradecer, mas de MANEIRA DIRETA, para proteger meu equipamento destas malditas quedas, o que você, com conhecimento técnico bem mais avançado, o que indicaria? 

 

O medo de perder o equipamento que demorei meses economizando para obtê-lo é tanto , estou correndo atrás de todas as informações que somem para uma melhor segurança.

 

ABRAÇOS, Campeão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não fui suficientemente claro, colega AzarEseuCodNom..

 

Quedas de energia podem vir acompanhadas de surtos de tensão (picos de curtíssima duração mas de tensão elevada a ponto de danificar as isolações dos componentes, principalmente semicondutores)..

Para se combater ou proteger contra isso dai nada melhor que um bom filtro de linha/protetor contra surtos de tensão. Escolha algum de boa marca, com boas referências que garanta ter internamente o aporte de componentes tais como bons e robustos varistores e na quantidade mínima de três de, protegendo Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra..

É desejável que tenha também fusíveis térmicos acoplados mecanicamente aos varistores.  É desejável, embora bem mais raro, que tenham também dispersores a gás, que são mais robustos que os varistores..

Infelizmente a maioria dos filtros de linha do nosso mercado não tem nada a mais do que um simples fusível. São meras extensões de energia.

 

Entretanto se você necessitar energia ininterrupta somente os no-breaks conseguem atende-lo.

Resta a você escolher um decente, (mas caro quase ou mais caro que seu PC) Escolha existe..

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de uma explicação de porque se coloca um estabilizador no nobreak? Pois ele é mais pesado, tem uma eletrônica associada ao controle dele, e deve custar mais caro. Mas ao invés disso não se faz um nobreak interativo sem este maldito estabilizador? Provavelmente  ele custaria mais barato para produzir (eu acho)! Se fabrica nobreak interativo em algum lugar do mundo sem o estabilizador ou esta praga é mundial?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No tempo em que as fontes em geral eram analógicas, em que a estabilidade da tensão de entrada era mais significativa do que o é atualmente (década de 1980, por ai, aqui no Brasil) e para baratear o no-break surgiu o no-break quebra-galho que não tinha de ter capacidade de operar de modo contínuo, e sim como gerador de energia somente ao faltar energia comercial.  No restante do tempo ele se comportava como um mero estabilizador...

 

Desse modo se podia dizer que esse quebra-galho garantia a tensão um pouco mais estável, quer na geração quando faltava a energia comercial quer no aproveitamento da energia da tomada, que era "corrigida" em sua tensão, pelo maldito estabilizador..

 

As fontes mudaram, desde o final do século passado são digitais e podem operar numa imensa gama de tensão de entrada, sem o menor problema. Alimentar uma moderna fonte com tensão mesmo que varie de 90 a 264 Volts é ABSOLUTAMENTE normal, e não representa nenhum risco..

 

Existem costumes ou práticas que continuam ao longo do tempo sem nem mesmo se perguntar se ainda são úteis ou não. Vou te citar agora uma série delas..

- Fabricar esses estabilizadores que agridem muito mais que ajudam;

- Continuar a fazer estabilizadores que, ao receber 220 Volts na entrada, sem eira nem beira os transformam em 110 Volts (saída do estabilizador), que é uma herança maldita desde quando isso dai era útil pois ajudava quem tinha de ligar monitores que, fabricados na China, para venda nos EUA, teriam de ser alimentados em 110 Volts somente. Atualmente, ou há mais de 20 anos tudo que é monitor já opera em 110 ou em 220 e a maioria aceita tensão universal ou Full Range(de 90 a 264 Volts sem chave seletora de tensão).

- No caso dos no-breaks interativos se manteve lá o maldito estabilizador, sem a menor função que não seja bagunçar com as fontes dos equipamentos em geral..  A indústria é lenta e reage tão somente a demanda do comprador..  Me responda se souberes por que raios ainda se fabrica estabilizadores??  A resposta é porque o comprador, o pai dele e o avô assim o exigem na hora da compra. Já está no DNA desses participantes da venda sem que os mesmos se perguntem para que isso dai. Sem que os fabricantes, que os vende as burras, informe do mal que faz às fontes e sem que o vendedor jura de pés juntos que somente desse modo, com estabilizador, seu PC irá durar.. 

Você acha que algum comprador iria exigir que seu no-break, mesmo que interativo, mesmo que senoidal, tivesse que operar sem o estabilizador????  Você é dos poucos usuários que se pergunta isso dai, que pensa nisso dai... Se o mercado não pede o fabricante não faz... Para que mexer em time que está ganhando, vendendo bem...

 

Quer comprar um no-break sem estabilizador???  Tem a pronta entrega, são os no-breaks de dupla conversão... Só que vais ter de deixar um rim para levar um deles, pelo preço..

Porque os no-breaks de dupla conversão são tão mais caros que os outros???  Porque aqueles de dupla conversão tem ser resistentes o suficiente para operar continuamente como geradores de energia a partir da CC, derivada da rede e das baterias. Os no-break interativos somente geram energia durante um curto espaço de tempo, enquanto durar a energia das baterias ou a falta de energia..  Se mantiver um desses no-breaks interativos operando o tempo todo pode esperar uma vida curta do mesmo..  Não são feitos para aguentar regime contínuo..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

É... a vontade que dá é pegar um destes interativos e travar para que os relés não chaveiem os traps do transformador. Eu até tive vontade de fazer isto no meu antigo SMS Senoidal, mas me falta conhecimento para isso! Um dia eu ainda arranjo coragem e compro um online, mas eles são caros e bem ruidosos (talvez existam modelos silenciosos).

 

Estabilizador é uma praga que deveria ser banida da face da terra!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente estou usando o Prot-x da INDELETRA que tem o reset e indicador de sobre/subtensão. Só fico meio pensativo na hora que ligo o disjuntor desse protetor se não dá um tranco nos aparelhos conectados as tomadas, pois dá pra ouvir o chaveamento da relé que libera tensão para as tomadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!