Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no Setup, o que investir primeiro?


Posts recomendados

Bom pessoal, tenho um computador considerado "Antigo" que comprei em 2013/2014 e hoje eu vejo que tenho necessidade de atualizar algumas peças, más eu só posso investir aproximadamente 2K/ Ano, então estou na duvida se primeiro eu invisto em um Kit processador+Placa-mãe+ memoria ou em uma placa de vídeo. Vou deixar aqui as especificações do meu PC e as peças que planejo adquirir e quero a opinião de vocês de o que devo investir primeiro e porque? 

Se quiserem saber: Eu atualmente jogo Pubg, LoL, Dota 2, Black Desert, Lineage, Forza, PES, Etc...) 

 

Meu PC Hoje
MB ASUS p/ AMD M5A97 EVO R2.0 (placa-mãe muito boa, vou sentir falta dela)

Processador AMD Bulldozer FX-8120 3.1ghz 16MB (Apesar de ser antigo esse garoto é pesadão, ele esquenta sim más consigo jogar PUBG com BlackDesert em segundo plano upando cavalo... quem joga sabe...)

Memória G.SKill Ripjaws X 8GB (2x4GB) 1600MHz DDR3 (Nunca me deixaram na mão)

Fonte C3 Tech ATX 750W PSHII-750VE 24PS CIL (Quando comprei fiquei com receio por conta da marca... más hoje vejo que foi um ótimo investimento, fonte linda de qualidade)
R9 280X 3GB GDDR5 Sapphire (Quando comprei era uma das mais "parrudas" más hoje com o avanço da tecnologia ela ta ficando pra traz...)

Corsair WaterCooler Hydro Series - High Performance H60 (Comprei porque um Fx não da sem isso... kkkkkkk antes de comprar ele foram muitas blue screen)

HD Seagate 1000GB (1TB) SATA 3 7200 RPM (DADOS)

SSDNow Kingston 2.5´ 240GB V300 SATA III (Windows +++Games, Melhor aquisição do ultimo ano! Pc vooa baixo com isso meu parceiro) 

 

Pretendo Comprar (Pacote 1 Ou 2)

 

Pacote 1 2K+

placa-mãe GIGABYTE Z370M AORUS GAMING DDR4

PROCESSADOR INTEL CORE I5 8600K 3.6 GHZ

MEMÓRIA DDR4 CORSAIR VENGEANCE LPX 8GB 3000MHZ (Futuramente +1 pente desse)

 

Pacote 2 1,5K

GALAX GEFORCE GTX 1060 OC 6GB (Sim é só isso... kkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocaria a plataforma, acho que o ponto fraco no seu PC é o FX levando em conta que sua GPU se equivale a uma 1050ti mais ou menos.

Tem que ver se esse seu H60 segura o 8600k se seu objetivo e ir longe no OC.

A placa-mãe é uma das mais basicas z370 mas acho que ela é suficiente, ja vi videos dela com 8700k a 5ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vou deixa bem claro que não tenho intenção de fazer OC de nada, vou usar tudo default. 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Fred_mp disse:

@JhonSnow você quer trocar porque está ficando incomodado com desempenho ou por que só quer atualizar?

 

Recomendo um R5 2600x + AB350M + 8~16gb ram. Custo x Benefício muito maior que intel.

 Desempenho, há alguns jogos que não consigo mais jogar com uma qualidade boa... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, rusty1 disse:

Trocaria a plataforma, acho que o ponto fraco no seu PC é o FX levando em conta que sua GPU se equivale a uma 1050ti mais ou menos.

Tem que ver se esse seu H60 segura o 8600k se seu objetivo e ir longe no OC.

A placa-mãe é uma das mais basicas z370 mas acho que ela é suficiente, ja vi videos dela com 8700k a 5ghz.

Rapaz é capaz de aguentar sim, por que o TWP é bem mais baixo que o FX, esse FX ai meu amigo esquenta bastante... um Intel com certeza com tipo menor vai esquentar bem menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, JhonSnow disse:

Bem, vou deixa bem claro que não tenho intenção de fazer OC de nada, vou usar tudo default. 

 

Se não vai fazer O.C pode abrir mão da Z370, ela é mais cara justamente porque faz O.C, pode comprar placas mães B360 ou H370.

 

Também não precisa pegar o i5 8600k (que também é voltado para O.C), pode pegar o i5 8400.

 

Plataforma AMD Ryzen também é uma opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JhonSnow Eu iria de R5 2600X + AB350M + 8~16gb ram. Custo benefício ótimo e longevidade grande na plataforma, com alto poder de upgrade futuro sem trocar a placa-mãe e memórias.

 

Seu processador vai limitar uma GTX 1060 6gb, então recomendo trocar o kit primeiro.


Com um R5 2600x + R9 280X você vai conseguir jogar todos os jogos atuais no médio com 60fps. A GPU você atualiza para a série nova quando possível (y).

 

EDIT: Pegue uma 350 ao invés de uma A320... Por mais que não tenha interesse em fazer overclock agora, o investimento é muito pequeno (cerca de 100~150 reais a mais) para ter essa possibilidade no futuro, inclusive com um novo processador que você venha a comprar.

 

EDIT 2: Só não esqueça de pedir a loja para atualizar a bios da sua AB350M. Na Terabyte e na Pichau eles fazem isso :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fred_mp disse:

@JhonSnow Eu iria de R5 2600X + AB350M + 8~16gb ram. Custo benefício ótimo e longevidade grande na plataforma, com alto poder de upgrade futuro sem trocar a placa-mãe e memórias.

 

Seu processador vai limitar uma GTX 1060 6gb, então recomendo trocar o kit primeiro.


Com um R5 2600x + R9 280X você vai conseguir jogar todos os jogos atuais no médio com 60fps. A GPU você atualiza para a série nova quando possível (y).

 

EDIT: Pegue uma 350 ao invés de uma A320... Por mais que não tenha interesse em fazer overclock agora, o investimento é muito pequeno (cerca de 100~150 reais a mais) para ter essa possibilidade no futuro, inclusive com um novo processador que você venha a comprar.

 

EDIT 2: Só não esqueça de pedir a loja para atualizar a bios da sua AB350M. Na Terabyte e na Pichau eles fazem isso :)

É uma ótima opção, sempre gostei da AMD, já tinha pensado na possibilidade desse R5 2600X, más fiquei um pouco com pé atrás por conta da fama do Rayzen...  Obrigado pela sugestão, vou anotar as mais viáveis e lembrar de pedir para att a bios... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JhonSnow A fama ruim era dos processadores antigos... Atualmente os Ryzen são o melhor custo x benefício, e mais frios que a intel.
 

A intel ganha apenas nos FPS máximos, devido a frequência maior dos núcleos, mas o custo x benefício é muito mais alto por um desempenho geral inferior.

 

Não tenho nada a reclamar do meu R5 1600 + GTX 1070... Jogo pubg tranquilão no meu monitor 1440p 144hz em 80~144fps.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JhonSnow Foi o que comentei ali em cima:

 

32 minutos atrás, Fred_mp disse:

EDIT: Pegue uma 350 ao invés de uma A320... Por mais que não tenha interesse em fazer overclock agora, o investimento é muito pequeno (cerca de 100~150 reais a mais) para ter essa possibilidade no futuro, inclusive com um novo processador que você venha a comprar.

 

Com uma 350 você vai poder usufruir de overclock futuramente, inclusive para outro processador que você venha a por no futuro.

Se a diferença for pequena (100-200 reais) por uma placa de qualidade série 350, eu levaria a 350, pensando na longevidade.

 

Outro detalhe é que esse é o R5 2600, ao invés do 2600X. Se você for fazer overclock, não faz muita diferença, mas como não pretende mexer com isso agora, o 2600X seria mais negócio.

adicionado 3 minutos depois

AB350M D3H = 499 a vista (igual a minha, mas vai ter de dar um jeito de atualizar a bios)

R5 2600X = 999 a vista

 

Memórias pegue no MLivre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fred_mp disse:

@JhonSnow Foi o que comentei ali em cima:

 

 

Com uma 350 você vai poder usufruir de overclock futuramente, inclusive para outro processador que você venha a por no futuro.

Se a diferença for pequena (100-200 reais) por uma placa de qualidade série 350, eu levaria a 350, pensando na longevidade.

 

Mas o KIT realmente está com um preço ótimo.

Fazendo uma simulação de compra aqui, agora que notei que tem o R5 2600 e 2600X e a diferença deles é um pouco mais de frequência, porém o valor sobe cerca de R$: 700, porém todavia entretanto, eu acredito que seja melhor comprar o 2600 com a 350 que também é viável e sai a um preço bom, me corrijam se tiver errado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JhonSnow Se você comprar o 2600 com a AB350M e fizer um overclock leve é muito melhor... Você já tem um ótimo cooler para usar nele, vale mais a pena.

 

O 2600X é o mesmo CHIP do 2600, mas com overclock de fábrica.

 

Na PICHAU tem essa AB350M por 540 a vista. Eles atualizam a bios p você, só pedir no chat/ticket.

https://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-ab350m-gaming-3-lga-am4-chipset-amd-b350

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Fred_mp disse:

@JhonSnow Se você comprar o 2600 com a AB350M e fizer um overclock leve é muito melhor... Você já tem um ótimo cooler para usar nele, vale mais a pena.

 

O 2600X é o mesmo CHIP do 2600, mas com overclock de fábrica.

 

Na PICHAU tem essa AB350M por 540 a vista. Eles atualizam a bios p você, só pedir no chat/ticket.

https://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-ab350m-gaming-3-lga-am4-chipset-amd-b350

Agora a cognitiva, qual frequência da memoria comprar? tem gente que diz que é impossível fazer Rayzen funcionar com 3000Mhz... qual memoria devo comprar 2400Mhz ou 3000Mhz?? 

Estou fazendo orçamento aqui no Kabum, Terabyte e Pichau, o Kabum ta ganhando por que tem um CD aqui perto e o frete fica mais em conta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fred_mp disse:

@JhonSnow Quanto maior a frequência, melhor. Mas se o preço tiver muito diferente não vale a pena, até porque você pode pegar um pente de 2400 e subir pra 2666 ou 2900~.

 

porque não da uma olhada no MLivre? Normalmente sai mais barato e tem frete grátis.

Más quando nas especificações da placa-mãe ta escrito assim: 3000Mhz(OC), só configurando OC que vai funcionar a memoria de 3000Mhz?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, JhonSnow disse:

Más quando nas especificações da placa-mãe ta escrito assim: 3000Mhz(OC), só configurando OC que vai funcionar a memoria de 3000Mhz?? 

Toda memória ddr4 acima de 2133 mhz é em overclock.

 

Quando você compra uma memória de 2400-2666-...-3200mhz significa que o fabricante fez um overclock na fábrica e testou que ela consegue chegar no clock e latências prometido.

 

Só que, ao você colocar a memória na placa-mãe, automaticamente ela vai funcionar em 2133Mhz. Você tem que acessar a bios e ativar o XMP profile (o perfil de X mhz que já foi testado pelo fabricante). Isso é um overclock, mas com as configurações de latência/tensão/frequência pré-determinados pelo fabricante (vale para qualquer computador e placa-mãe, indepentente da marca).

 

Acontece que, normalmente, a diferença entre você overclockar manualmente uma memória de 2400~ para 2666 ou até mesmo 3200Mhz é de que os timings da latência vão ficar maiores que as de uma overclokada de fábrica. Isso acontece porque os fabricantes selecionam as memórias de clock mais alto com testes, ou seja, eles já têm a certeza de que aquele pente específico pode chegar naquela configuração.

 

Para jogos, a latência importa muito pouco (ou praticamente nada), sendo quanto maior a frequência, melhor. Ou seja, para jogar, se voce pegar uma memoria de 2400mhz e fizer overclock manual para 2900~3200, o desempenho vai ser PRATICAMENTE o mesmo do que de uma 3200mhz com perfil XMP pré programado. Para aplicações de renderização, edição e etc a latência já faz uma diferença maior.

 

O que você tem que decidir é se vale a pena pagar mais caro (com os preços já bastante inflados por causa da mineração e cotação do dólar) por uma memória de 3200mhz, em comparação com uma de 2400mhz (nem vou citar as de 2133, porque é o mesmo preço das de 2400). Eu não compraria de jeito nenhum no Brasil, só se tiver com muito dinheiro sobrando.

 

___________________________________________________________________________________________________
Sobre o overclock das memórias, não é tão "complicado" como overclock no processador, que você tem que ficar aumentando a frequência e a tensão aos poucos e ficar testando. Você só precisa aumentar o multiplicador da frequência, que a grande maioria das MOBOs já seta a latência automaticamente (não precisa mexer na tensão, o padrão já é suficiente). Só faz diferenca setar a latencia manualmente se voce for trabalhar com aplicaçoes, pelo motivo citado acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Fred_mp disse:

Toda memória ddr4 acima de 2133 mhz é em overclock.

 

Quando você compra uma memória de 2400-2666-...-3200mhz significa que o fabricante fez um overclock na fábrica e testou que ela consegue chegar no clock e latências prometido.

 

Só que, ao você colocar a memória na placa-mãe, automaticamente ela vai funcionar em 2133Mhz. Você tem que acessar a bios e ativar o XMP profile (o perfil de X mhz que já foi testado pelo fabricante). Isso é um overclock, mas com as configurações de latência/tensão/frequência pré-determinados pelo fabricante (vale para qualquer computador e placa-mãe, indepentente da marca).

 

Acontece que, normalmente, a diferença entre você overclockar manualmente uma memória de 2400~ para 2666 ou até mesmo 3200Mhz é de que os timings da latência vão ficar maiores que as de uma overclokada de fábrica. Isso acontece porque os fabricantes selecionam as memórias de clock mais alto com testes, ou seja, eles já têm a certeza de que aquele pente específico pode chegar naquela configuração.

 

Para jogos, a latência importa muito pouco (ou praticamente nada), sendo quanto maior a frequência, melhor. Ou seja, para jogar, se voce pegar uma memoria de 2400mhz e fizer overclock manual para 2900~3200, o desempenho vai ser PRATICAMENTE o mesmo do que de uma 3200mhz com perfil XMP pré programado. Para aplicações de renderização, edição e etc a latência já faz uma diferença maior.

 

O que você tem que decidir é se vale a pena pagar mais caro (com os preços já bastante inflados por causa da mineração e cotação do dólar) por uma memória de 3200mhz, em comparação com uma de 2400mhz (nem vou citar as de 2133, porque é o mesmo preço das de 2400). Eu não compraria de jeito nenhum no Brasil, só se tiver com muito dinheiro sobrando.

 

___________________________________________________________________________________________________
Sobre o overclock das memórias, não é tão "complicado" como overclock no processador, que você tem que ficar aumentando a frequência e a tensão aos poucos e ficar testando. Você só precisa aumentar o multiplicador da frequência, que a grande maioria das MOBOs já seta a latência automaticamente (não precisa mexer na tensão, o padrão já é suficiente). Só faz diferenca setar a latencia manualmente se voce for trabalhar com aplicaçoes, pelo motivo citado acima.

Agora ficou mais claro! obrigado pela explicação. Então agora é arrumar o gold... Obrigado pela ajuda @Fred_mp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!