Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, saudações.

Estou reparando uma caixa amplificada Staner 60 F/MI que foi ligada em 220V enquanto chaveada em 110V. A ponte retificadora, os transístores de potência de saída (um 2SC5198 e um 2SA1941)  queimaram e um transistor PNP (BC327) do controle de Bias também queimou. Foram trocados. Toda a placa foi revisada e não encontrei mais nada com problema. De fato, acabei trocando todos os transístores dela por novos. E fiz o mesmo em relação aos operacionais do pré amplificador, mesmo ante o fato de que estes são "protegidos" por diodos zener. Também troquei os zener. Entretanto, não consigo zerar a saída (ela não tem ajuste de 0V e nem de bias). Aliás, a saída está alta: com 40V, que é a tensão positiva da fonte, medida em relação a terra (comum) (a fonte é simétrica e o amplificador usa par complementar NPN - PNP). Para completar a dificuldade, não encontrei o esquema eletrônico desta caixa.

Como a saída não zera, eu removi os transístores de saída e notei que ainda há a mesma tensão na saída, o que me faz concluir que o transístor driver NPN está em condução. 

Estes testes e medições foram feitos sem sinal de entrada e sem alto falante na saída (e nem dá pra ligar ele mesmo, em razão desta tensão alta presente na saída).

Alguém já vivenciou algo parecido? Alguma sugestão? Alguém possui o esquema desta caixa?

Agradeço-vos, desde já.

Advtec.

• Coordenador
Postado

Coloque um resistor de 10R como carga, e faça uma minuciosa análise nos resistores, deve ter algum aberto ai!...

• Curtir 1
Postado

Olá a todos.

Olá, BCP.

Revisei todos os resistores. Não há nenhum aberto.

Como mencionei no início deste tópico, troquei os transístores que se queimaram e, dentre eles, um dos que formam o par diferencial. De fato, aproveitei e troquei os dois (BC327). Sem sucesso na análise do circuito, voltei a atenção para o par diferencial novamente. Me certifiquei de comprar originais e troquei, novamente, os dois transístores. Problema resolvido. Saída em zero volt e sinal perfeito na saída.

Resolvido.

Bons trabalhos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...