Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Então, estou querendo comprar 5 fans da Corsair modelo PWM LL120 (pra dar um up no visual) minha placa-mãe é uma ASUS PRIME A320M-K/BR, a pergunta é irei precisar da controladora da Corsair (que é cara demais, meu deus) ou posso conecta-las apenas com o splitter? E aproveitando ja quero começar a fazer os upgrades no pc com base na minha configuração abaixo por onde me recomendam começar?

AMD Ryzen 5 1400

placa-mãe PRIME A320M-K/BR 

8GB RAM

GTX 1060 6GB

Fonte 500W 80plus

• Membro VIP
Postado

Você vai precisar do controlador até pra 1 fan. Então esqueça splitter. Necessita dele neste modelo.

Eu pra ser sincero não trocaria nada neste PC. Está ótimo. Deve rodar tudo.

• Curtir 1
Postado
Em 30/07/2018 às 22:26, renf disse:

Você vai precisar do controlador até pra 1 fan. Então esqueça splitter. Necessita dele neste modelo.

Eu pra ser sincero não trocaria nada neste PC. Está ótimo. Deve rodar tudo.

@renf

Boa tarde, 

No meu caso ja ate comprei as fans e a controladora vem junto.

Depois de pesquisar bastante percebi que minha pergunta inical foi ate sem sentido ja que tenho que conectar a fan tanto na controladora quanto na alimentação. Como minha placa so tem um conector de fan adicional para liga-los direto na placa-mãe eu teria que utilizar esse cabo splitter, mas ae me surgiu outra duvida. Conectando as 3 fans que comprei direto nesse unico conector de 4pinos da minha placa corro risco de sobrecarga? Consultei o suporte da ASUS e deram uma resposta evasiva e dizendo que perderia a garantia, então olhei no manual e la diz que nesse conector da minha placa o suporte maximo de energia é de 1a e as fans que comprei tem consumo de 0,3a cada totalizando 0,9a ae nao sei se corro esse risco. Outra duvida caso eu conecte as fans direto na fonte como tem a controladora a rotação seria controlada de forma automatica ou rotacionariam em velocidade unica?

• Membro VIP
Postado

Então. Eu que não estou entendendo direito a sua ideia.

Ligando direto na fonte funciona em rotação máxima.

Ligando no controlador você escolhe a velocidade através da chave na frente do gabinete.

Ligando na placa-mãe ela escolhe a velocidade.

Quanto a corrente. Sinceramente não vale a pena arriscar plugar tudo em 1 conector da placa-mãe. Se fossem 2 fans beleza. Mas 3 fica meio em cima. E como não sei se da pra confiar no fabricante do fan melhor evitar.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 02/08/2018 às 11:27, Stefano Ribeiro disse:

@renf

Boa tarde, 

No meu caso ja ate comprei as fans e a controladora vem junto.

Depois de pesquisar bastante percebi que minha pergunta inical foi ate sem sentido ja que tenho que conectar a fan tanto na controladora quanto na alimentação. Como minha placa so tem um conector de fan adicional para liga-los direto na placa-mãe eu teria que utilizar esse cabo splitter, mas ae me surgiu outra duvida. Conectando as 3 fans que comprei direto nesse unico conector de 4pinos da minha placa corro risco de sobrecarga? Consultei o suporte da ASUS e deram uma resposta evasiva e dizendo que perderia a garantia, então olhei no manual e la diz que nesse conector da minha placa o suporte maximo de energia é de 1a e as fans que comprei tem consumo de 0,3a cada totalizando 0,9a ae nao sei se corro esse risco. Outra duvida caso eu conecte as fans direto na fonte como tem a controladora a rotação seria controlada de forma automatica ou rotacionariam em velocidade unica?

Então @Stefano Ribeiro o que você quer é ligar um spliter de fan nos 3 fans da corsair que comprou numa conexão pwm da placa-mãe? Primeiro problema a ser resolvido é se o conector do fan da corsair é compatível (sim parece absurdo, mas a corsair está com uma política de tornar seus produtos tão exclusivos que é capaz de nem serem mais compatíveis com os padrões ATX e molex - ligue apenas um fan pra ver se funciona normalmente). Resolvido essa parte você pode conectar até 3 fans no mesmo conector sem problemas, eu mesmo faço isso e é seguro - mas não mais que isso porque aí sim você sobrecarregará a placa - mas "normalmente" isso afeta somente a velocidade e desempenho dos fans, mas não custa ter cuidado. Mas lembrando que seu cabo spliter tem somente um plug realmente com 4 pinos (isso se ele for 4 pinos, muitos são somente 3 pinos mas permitem controle de velocidade por software), fazendo com que só a velocidade deste seja medida/sentida pela placa-mãe, e isso faz com que os 3 operem na mesma velocidade através da modulação de sinal que a placa-mãe vai mandar pelo cabo. Mesmo usando o controlador da corsair (hub vendido junto com as ventoinhas) isso se repete.
Opção 1 - usar o cabo spliter para conectar os 3 fans: não precisa outra conexão de energia, a energia fornecida no conector da placa é suficiente para tocar os 3 fans com segurança. Apesar do spliter "ser pwm" somente uma ponta tem essa função, em resumo, as 3 fans operarão na mesma velocidade mas no software da placa-mãe aparece somente uma conexão e uma fan (mas você sabe que são 3 naquele conector). Pronto.
Opção 2 - Depende de qual controlador da corsair veio nos seus fans. Normalmente eles fornecem apenas um "hub" que no fundo vai funcionar exatamente como o cabo spliter, só o controlador tem ligação direto na fonte e possibilita ligar mais fans.

Opção 3 - Se você adquirir o commander pro (aquele caríssimo) ele tem uma conexão USB que possibilita você marcar qual fan está conectada em cada ponto/conexão dele e dizer onde está essa fan pelo software da própria Corsair, o que então possibilitará você controlar individualmente cada fan sem usar o software da placa-mãe. O tal commander pro permite inclusive você conectar o CPU FAN nele - eu mesmo nunca recomendo fazer isso, deixo sempre esse principal conectado na sua conexão padrão da placa-mãe para evitar problemas. Pelo preço desse controlador, ele também controla leds, então seus LL120 ficariam melhor sob controle desse item da própria Corsair. Seus rins e córneas estão legais? kkkk

Inclusive no seu caso, não conecte fans "muito importantes" (CPU ou bomba de água) no spliter, pode ser que precise de um controle mais fino/preciso e isso pode ser um problema nesses itens. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!