Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!! Eu estou com duvidas em como criar o código do seguinte enunciado: 1) Definir um vetor com as notas dos alunos de uma turma, conforme valores abaixo:
Notas  9.5, 6, 10, 7.5, 3.5, 6.5, 9.5, 3.5, 3, 8.5, 6, 5.5, 5.5, 9, 2.5, 9,
7.5, 4.5, 10, 9.5, 5.5
Escrever um programa em linguagem C para:
a) Calcular a média aritmética das notas da turma;
b ) Calcular o número de aprovados (nota igual ou superior a 5) e o número de
reprovados;
c) Calcular quantos alunos ficaram abaixo da média aritmética.

A minha duvida é justamente em como seguir com a letra b e c, poderiam me dar algum direicionamento?

• Amei 1
Postado

Moça, depois que calcular a média, você terá que varrer o vetor inteiro de novo, comparando cada elemento com a média e incrementando um contador para o caso aprovado e outro para o caso reprovado, conforme o caso.

adicionado 0 minutos depois

ops, você não precisa comparar com a média, precisa comparar com o número 5 na verdade.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Lobarinhas disse:

@Beatriz Brito Oi!
Por favor, não leve a mal. Mas o pessoal do fórum não costuma entregar códigos de prontidão ...
Mostra para nós o código que já fez para podermos ajudar com essa parte da logica!

Eu sei que não vou receber o código pronto e nem estou pedindo isso. O que eu pedi foi um DIRECIONAMENTO de como começar a fazer ou do que usar.. De qualquer forma, obrigada.

9 horas atrás, alecounter disse:

Moça, depois que calcular a média, você terá que varrer o vetor inteiro de novo, comparando cada elemento com a média e incrementando um contador para o caso aprovado e outro para o caso reprovado, conforme o caso.

ops, você não precisa comparar com a média, precisa comparar com o número 5 na verdade.

Obrigada!! Irei tentar!!

adicionado 27 minutos depois
9 horas atrás, alecounter disse:

Então, eu consegui mais ou menos fazer a letra b, mas há um problema que eu n sei como resolver. Eu consegui fazer a parte do código em que diz os aprovados e reprovados, mas no enunciado pede que eu diga apenas a quantidade de cada um, e na forma que eu encontrei mostra apenas escrito por extenso a situação de cada nota uma por uma. Poderia me direcionar sobre que modificação fazer?
Segue o trecho do código.

for(i=0;i<21;i++){
    if (notas > 5.0)
     printf(" (aluno aprovado).");
}
    for(i=0;i<21;i++){
        if (notas < 5.0)
          printf(" (aluno reprovado).");
    }
return 0;
}

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Beatriz Brito disse:

Eu sei que não vou receber o código pronto e nem estou pedindo isso. O que eu pedi foi um DIRECIONAMENTO de como começar a fazer ou do que usar.. De qualquer forma, obrigada.

Obrigada!! Irei tentar!!

adicionado 27 minutos depois

Então, eu consegui mais ou menos fazer a letra b, mas há um problema que eu n sei como resolver. Eu consegui fazer a parte do código em que diz os aprovados e reprovados, mas no enunciado pede que eu diga apenas a quantidade de cada um, e na forma que eu encontrei mostra apenas escrito por extenso a situação de cada nota uma por uma. Poderia me direcionar sobre que modificação fazer?
Segue o trecho do código.

for(i=0;i<21;i++){
    if (notas > 5.0)
     printf(" (aluno aprovado).");
}
    for(i=0;i<21;i++){
        if (notas < 5.0)
          printf(" (aluno reprovado).");
    }
return 0;
}

Usa uma variável para guardar o número de alunos aprovados e outra para guardar o número de alunos reprovados. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, alecounter disse:

Usa uma variável para guardar o número de alunos aprovados e outra para guardar o número de alunos reprovados. 

Então, ficou assim 

for(i=0;i<21;i++)
    if (notas > 5.0)
        m++;
     printf("(alunos aprovados) = %3.d", m);
     printf("\n");

for(i=0;i<21;i++)
        if (notas < 5.0)
            n++;
          printf("(alunos reprovados) = %3.d%", n);
          printf("\n");

Mas ainda ta dando errado ;-; eu to usando o codeblocks no pc e o dcoder no celular porque preciso levar p universidade, e no dcoder a qtd dos alunos reprovados ta dando certa, mas a dos alunos reprovados ainda ta dando um numero absurdo e eu n faço ideia do por que .

• Curtir 1
Postado

@Beatriz Brito Não precisa contar a quantidades de aprovados e reprovados, somente contar um. Já que:

-Quantidade de reprovados = total - quantidade de aprovados

ou

-Quantidade de aprovados = total - quantidade de reprovados

Tenho o código abaixo para você conseguir entender melhor.

for(i=0;i<21;i++){
	if (notas > 5.0) m++;
}
printf("Quantidade de aprovados %d", m);

printf("Quantidade de reprovados %d", 21 - m);

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Charl disse:

@Beatriz Brito Não precisa contar a quantidades de aprovados e reprovados, somente contar um. Já que:

-Quantidade de reprovados = total - quantidade de aprovados

ou

-Quantidade de aprovados = total - quantidade de reprovados

Tenho o código abaixo para você conseguir entender melhor.

for(i=0;i<21;i++){
	if (notas > 5.0) m++;
}
printf("Quantidade de aprovados %d", m);

printf("Quantidade de reprovados %d", 21 - m);

Obrigada!! 
Mesmo fazendo isso, continuou dando erro, mas eu consegui resolver alterando a variável de int para float e fazendo as correções como mudar o %d pra f e adicionar o em notas e então deu certinho! A partir dai ja entendi tb a letra c do enunciado e fiz certinho também. Muito obrigada!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!