Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, eu comprei um HD de notebook novo na internet, quando ele chegou eu ja coloquei em meu computador e  analisei o SMART do hd para ver se ele ta certo, e estava 100% certinho, com 0 horas de uso e tal.

Este hd vou instalar no notebook  para substituir um hd que esta com bad blocks.

como eu não estava afim de formatar ele porque plenos dias atrás eu formatei e instalei tudinho naquele HD então eu resolvi clonar este HD usando o HD clone.

só que ai o seguinte, o hd foi clonado em +/- 12 minutos e ai foi para a verificação do disco, só que essa verificação de disco se passou umas 4 horas e não saia dos 85% e ficou travado.

então eu cancelei esta verificação.

tinha +/- uns 56 GB de conteúdo para ser clonado para o novo HD.

Ai eu olhei em meu computador e o HD não aparecia la, olhei no gerenciador de disco e o hd estava la como se não estivesse formatado.

então desliguei o pc e religuei ele apenas com o hd novo e não dava boot.

ai reconectei tudo devolta e liguei o pc e usando o  HD sentinel e o HD tune olhei a SMART do hd e  marcava que o HD tinha 56% de vida, e tinha uma carada  de setores com defeito  e erros nestas linhas:

1,Raw Read Error Rate
5,Reallocated Sectors Count
196,Reallocation Event Count,
197,Current Pending Sector Count
198,Off-Line Uncorrectable Sector Count,

este abaixo marcava 0 então cabo sata  e energia estava ok.
199,Ultra ATA CRC Error Count

Tentei fazer formatação zero fill e não resolveu, a vida desceu para 9% e agora ta 0%

então sendo assim mandei 1 email para o cara que me vendeu explicando a situação como expliquei para vocês e olha o que ele respondeu:

------------------------------------------------------------------------

Thiago boa tarde , favor formatar o HD e intala-lo no seu computador ou notebook , instalar os drivers dos programas , foram vendidos mais de 280 hds desse mesmo lote e todos os compradores não tiveram problemas , favor não passar programas que possam danifica-lo , acabei de ligar no telefone de contato , porém a pessoa que me atendeu não quis me passar seu celular e desligou na minha cara , favor me ligar ou deixar seu número de celular que retornarei , grato.

Qualquer dúvida a respeito do produto , favor usar apenas software recomendados , segue abaixo o link :
https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp

--------------------------------------------------------------------------

Ta tipo eu ja fiz curso de manutenção, e ainda trabalho ocm informatica a anos em casa, que eu saiba o HD clone não danifica HD ele apenas faz clone do disco e também nunca ouvi alguem falar  que ferrou o hd usando este programa, e até perguntei uns amigos que também trabalham com informatica sobre o assunto e também falaram que nunca tiveram problemas. 

ta e como pode o cara me falar que os programas que eu usei danificaram o hd.

o hd esta só com 8 horas de uso marcando na smart

Capturar.JPG

Postado

@Henrique - RJ

adicionado 1 minuto depois

eu use i o computador  para fazer a clonagem e não o notebook, eu iria colocar no notebook depois que eu clonasse.

testei outras portas sata e nada

adicionado 3 minutos depois
19 horas atrás, Cássio Henrique Alvarenga disse:

amigo ja comprei Hd novo e nos programas alguns deu mais de 2mil horas de uso ...no mesmo HD...agora sobre o erro Raw Read Error Rate ,,,pode ser a cabeça de leitura do disco com defeito ..

tb suspeito sobre o cabeçote de leitura porque agora faz 1 barulho estranho quando tento formatar

adicionado 6 minutos depois
5 horas atrás, seagatesurfer disse:

Olá Thiago Ruda,

O problema baseado na sua descrição soa como amplificação de escrita (Write Amplification) segue o link para mais: 

Você precisa de um substituto naquele disco rígido com urgência, vai falhar mais cedo do que tarde.

mas o (Write Amplification) não seria casos do SSD ?

Postado

@Thiago Ruda

Tenho para mim que HDs em geral, quando novos, têm um risco maior de apresentarem defeito e já li em algum lugar algo nesse sentido. Depois a tendência de defeito volta após alguns anos de uso. 

Tenta negociar, insistir a troca dele por outro com quem te vendeu. Considera a possibilidade de recorrer ao PROCOM pois dinheiro custa a ganhar.

• Curtir 1
Postado

@seagatesurfer obrigado, estou fazendo isso.

Eu descobri o problema do hd parece ser o cabeçote dele porque ta fazendo 1 barulho estranho, como se tivesse algo lixando la dentro. e na smart a 1° linha é a que esta me falha total, e é justamente a linah que indica problemas no cabeçote.

obrigado

• Curtir 1
Postado
Em 26/07/2018 às 18:49, Thiago Ruda disse:

eu use i o computador  para fazer a clonagem e não o notebook, eu iria colocar no notebook depois que eu clonasse.

testei outras portas sata e nada

Mas chegou a trocar o cabo SATA ?

Esse cabo pode estar com mal contato onde ele encaixa ou estar partido por dentro dele.

O cabo de força desse HD que vem da fonte também deve trocar por outro pra ver como fica.

Quem te vendeu já te mandou o recado que só você está tendo problemas. Então não deixe de testar outros cabos senão ainda vai receber outro HD e acabar acontecendo de novo e o coitado do lojista vai ficar tomando prejuízo.

E outra, eu não me sentiria seguro em usar HD de notebook em computador de mesa. Sabe que no notebook não existe cabo SATA mas um conector fixo onde ele encaixa e nisso pode haver alguma diferença que pode estar causando todo esse transtorno detonando o HD.

Instala esse HD de notebook no notebook e tenta dar boot com um sistema live tipo Linux por pendrive ou o mini Windows que vem no Hiren's para avaliar o estado do SMART dele novamente pois pode voltar ao normal justamente por estar rodando no notebook.

.

Postado

@Henrique - RJ  Eu sempre usei estes métodos nunca obtive problemas, neste mesmo cabo sata eu ja formatei centenas de HD de pc e de notebook e nunca deu nenhum problema nem de CRC que a função dele é ver erros que podem acontecer pelo proprio cabo sata.

Sim ja tentei usar um cabo sata novo e não resolveu, e testei as voltagens da fonte do computador e estão normais.

E como falei este hd não é para o computador de mesa, é para o notebook, só coloquei no pc para poder fazer a clonagem ai depois ele iria ficar para sempre no notebook.

Até então que o HD do computador de mesa que eu uso para testes é de notebook e ja esta rodando ai a 4 anos normalmente.

Pode até ser imprudência dos correios no transporte, vai saber se esses manés la não deixaram a caixa do hd cair no chao ?

porque o problema deste HD parece ser físico porque esta fazendo  ruído estranho quando tento formatar ele, e ainda a linha da smart que esta em falha é do Cabeçote de leitura e gravação.

Postado

@Thiago Ruda

Citação

Eu não me sentiria seguro em usar HD de notebook em computador de mesa. Sabe que no notebook não existe cabo SATA mas um conector fixo onde ele encaixa e nisso pode haver alguma diferença que pode estar causando todo esse transtorno detonando o HD.

Instala esse HD de notebook no notebook e tenta dar boot com um sistema live tipo Linux por pendrive ou o mini Windows que vem no Hiren's para avaliar o estado do SMART dele novamente pois pode voltar ao normal justamente por estar rodando no notebook.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...