Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria descarregando com tensão diferente


AdrianoA3

Posts recomendados

Fala, pessoal.

Bom, tenho um dronezinho Visuo XS809HW que é alimentado por uma lypo de 3.7V/900mAh (8min de voo).
Eu comprei duas baterias 18650 3.7V/3000mAh (+12min, em alguns testes) para usar nele. Já fiz o holder, tá tudo certo pra conectar, contudo me surgiu uma dúvida...
Se a bateria própria do drone estiver num estado de, sei lá, 3.6V e eu por a 18650 a 100%, 4.2V, poderei usar sem problemas? Há risco da de menor tensão ser descarregada mais ainda?
A taxa de descarga é de até 30A.
Meu plano é soldar o holder da 18650 no circuito da bateria do drone e assim usar uma das duas 18650, uma de cada vez, junto com a bateria do drone.

Então o cenário seria lypo+18650 descarregarem até uns 3.5V, depois entra uma nova 18650 carregada.

Infelizmente o drone não voa com as duas 18650. Ficou bem pesado.

Uma voz me diz que posso, que em paralelo elas trabalham juntas, como uma só, e não haverá risco de sobre-descarga.

O que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AdrianoA3 , querer que uma opere sozinha até chegar no potencial da outra mais descarregada, para então ambas atuarem em conjunto (se eu compreendi bem sua dúvida), só com um circuito de controle.

É como ligar ambas em paralelo, ou seja, ambas fornecerão corrente ao drone, mas proporcional ao seu estado de carga. Como vai haver diferença de energia disponível entre a original e a nova, haverá também um fluxo de corrente que vai da mais carregada para a menos carregada, tendendo a equilibrar as cargas. Esse efeito (criado pela diferença de potencial), talvez não seja interessante à vida das baterias, mas eu realmente não saberia afirmar. Sempre procure usar baterias de mesma potência em paralelo, quando possível e mesmo assim haverá uma série de fatores a considerar. Destruir uma delas, não vai.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato Milani disse:

@AdrianoA3 , querer que uma opere sozinha até chegar no potencial da outra mais descarregada, para então ambas atuarem em conjunto (se eu compreendi bem sua dúvida), só com um circuito de controle.

É como ligar ambas em paralelo, ou seja, ambas fornecerão corrente ao drone, mas proporcional ao seu estado de carga. Como vai haver diferença de energia disponível entre a original e a nova, haverá também um fluxo de corrente que vai da mais carregada para a menos carregada, tendendo a equilibrar as cargas. Esse efeito (criado pela diferença de potencial), talvez não seja interessante à vida das baterias, mas eu realmente não saberia afirmar. Sempre procure usar baterias de mesma potência em paralelo, quando possível e mesmo assim haverá uma série de fatores a considerar. Destruir uma delas, não vai.

Muito bom saber.

Se alguém mais quiser opinar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Minha opinião simplinha, e me corrijam os mestres caso eu fale besteira :

 

Até onde eu sabia, a diferença básica entre as baterias Lipo e as Li-Ion é a taxa de descarga, a tal C-rate que consta em alguns datasheet dos fabricantes.

 

Enquando as Lipo tem uma boa taxa , digamos entre 5C a 60C as Li-ion normalmente oferecem apenas 1C ou 1.5C

 

Como voce disse no texto, a taxa de descarga necessária para o seu equipamento é de 30A então a sua Lipo de 900mA  provavelmente tem a C-rate de 35C para fornecer essa "potência".

 

Para conseguir os mesmos 30A de uma bateria Li-ion de 3000mA ( a uma taxa de  1C ) voce precisaria colocar DEZ baterias dessas em paralelo , já que 1C sobre 3000mA equivale a  3A.

 

O motor gira com os mesmos 3,7V  de ambas ??   claro que gira, mas com o aparelho em repouso no solo... só que no momento que  for exigido o torque para decolagem uma simples Li-ion 18650 vai sofrer muito, pode aquecer e entrar em curto sabotando a sua diversão.

 

'_'

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!