Ir ao conteúdo

Tv Philco PH14D queimando resitor

Ir à solução Resolvido por Elvis_Silva,

Posts recomendados

Postado

Bom dia nobres colegas, chegou em minha bancada uma Philco com o seguinte problema: estava sem nenhum sinal, nem led stand by, verificando, encontrei um resistor r881 alterado,  e também um q882 com fuga, acionado a partida, para minha surpresa o resistor voltou a aquecer a ponto de carbonizar e explodiu o c419 e em seguida o c882,  o +B está baixo, em torno de uns 47v. Já substitui preventivamente os capacitares de largura ( pois em um problema semelhante de outro tv o sr BC Petronzio me deu a dica de possivel fuga e funcionou). Bem, esse resistor trabalha diretamente ligado no +b do flyback que fica fazendo ruido de alta por baixo, soltei ele  cessou mas, o aquecimento excessivo continua agora o led pisca  uma vez e  em seguida  o resistor começa a "fritar" mas sem funcionar de fato. Ahh ao ligar pela primeira vez, tela escura fazendo ruído de canal sem sintonia no falante, ao desligar, ruido estranho no alto falante. Conto com a boa vontade e sabedoria dos nobres. Obrigado pela ajuda :thumbsup:

• Coordenador
Postado

Verifique o Fet Q881 e o diodo zener D882, que estão na linha desse resistor R881 (10R), eles podem estar ruins.

Troque também os capacitores pequenos no primário da fonte, como os C820 e C850.

• Curtir 1
Postado
Em 03/08/2018 às 22:37, BCP disse:

Verifique o Fet Q881 e o diodo zener D882, que estão na linha desse resistor R881 (10R), eles podem estar ruins.

Troque também os capacitores pequenos no primário da fonte, como os C820 e C850.

Boa noite, Já realizei a verificação e substituição dos referidos, além de outros, aparentemente toda esta área esta boa mas,.... Agora o tv inicia a partida, mas termina por aquecer o r881 e entrar em proteção. Ela não chega a gerar mat, fiz o procedimento de descarga do tubo e não há alta tensão. Vou ´providenciar a substituição do flyback e retorno com os resultados Se Deus quiser, caso tenha mais alguma dica  agradeço :thumbsup:. Obrigado pela atenção.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Boa noite nobres colegas.

Estive um tempo parado por causa de alguns compromissos e voltei na dita cuja hehe. Bem, como não estava confiando no q802 que encontrei de algumas sucatas comprei novos e agora a situação é esta:  O Tv liga > aciona o led> apaga indicando partida > flyback começa a apitar descontroladamente. Não houve mais aquecimento do resistor nem explosões. Ainda não fiz a troca desse flyback  bsc25-0232q, teria algum equivalente? ahh, o TSH 2SD5023 está aparentemente ok mas, dando ~50ohms entre base-emissor reverso assim com  o BU2506dx que é o equivalente, ao retirar flyback o tv não apita mais mas, o led fica piscando. Caso algum colega possa me apontar um equivalente desse flyback agradeço.

• Coordenador
Postado

Geralmente os flyback não possuíam equivalentes! Acredito que hoje ainda não possuem! Só serve o original mesmo!

• Curtir 1
Postado
Em 01/09/2018 às 22:32, BCP disse:

Geralmente os flyback não possuíam equivalentes! Acredito que hoje ainda não possuem! Só serve o original mesmo!

Na dúvida, já está a cominho o original mesmo.:D

• Curtir 1
Postado

Desse o equivalente é o bsc25-0230z,é fácil ainda achar o original pelo menos por aqui no meu estado sim rsrsrs caso você nao acha o original do televisor,pode colocar o 0230z.

Postado

Boa Noite. nobres colegas. O que se segue: optei por trocar pelo original e ao ligar o tv simplesmente queima o q881... estou quase jogando a toalha rsrsr. algo mais que eu possa ter deixado passar desapercebido?

• Solução
Postado

Olá boa noite nobres. Excelentes notícias. Encontrei o defeito, por um descuido soltei o r839A para medir e esqueci de ressoldar,  ao meu ver ele é algum resistor de proteção ou de tensão de referência que matou o q881. Glórias a Deus!!!  

Agradeço muito a ajuda de todos e compartilho essa vítória para que se alegrem comigo :jump::aplausos:

agora ficará em testes por umas 7 ou 10 horas e Se Deus Quiser vai embora daqui pra alegria do cliente e nossa.. Até o próximo desafio e mais uma vez muito obrigado.

• Curtir 2
Postado

Bom dia, Nobres Colegas, 

Reporto o resultado. Por fim, ficou umas 10 horas funcionando sem variação Graças a Deus, enfim, mais uma vez agradeço pela atenção e ajuda, Deus Abençoe.

Até breve:bye:

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!