Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituiçao de fonte, quero trocar de fonte


Posts recomendados

Olá qual fonte é recomendada para essas configuraçoes 

 

processador: FX 6300 six core 3.50 ghx

 placa-mãe: M5A78LM-PLUS

 memoria ram: 8 gb kingston dd3 1333 mhz

 Placa de video: gtx 730

 No momento estou usando uma k-mex 500w

 

e se for necessario troca-la, a fonte faria extrema diferença?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Bom, como a fonte alimenta tudo na sua CPU, você deveria somar os consumos médios da placa-mãe, do processador, dos pentes de memória, dos Hds, SSds, pendrives e demais dispositivos espetados na sua placa-mãe que não possuem fonte própria. Mas como você já possui uma máquina que funciona com essa fonte, só troque se estiver tendo problemas. No meu caso, tive problemas de erros no HD. Constantemente tinha que reinstalar o sistema por perda de dados. Até que tive a ideia de monitorar a fonte. Eu tenho um multímetro, mas nem precisei. É só acompanhar as tensões da fonte na bios e por meio de alguns programas que conseguem ler isso da bios. No meu caso (Linux) uso o KSysGuard. Com ele eu monitoro as principais tensões da fonte, a carga e as temperatura dos núcleos do processador e da placa-mãe, além do fluxo de rede, entre outros. Então foi aí que comecei a perceber que as tensões de 5V e 12V estavam baixas e que meu processador estava esquentando muito, mesmo já tendo trocado o dissipador por um mais decente. Com carga média, tinha 4,9V, 11,95 V e uma temperatura por volta de 70°C. A fonte não estava aguentando. Piorou quando instalei o SSD. Então tive que comprar uma fonte decente (entre as baratas). Comprei uma Astech Gold de 750 W que resolveu o meu problema.

Então, monitore as tensões da sua fonte usando o seu PC em carga mínima, só com o sistema ligado. Depois faça o mesmo em carga máxima, ligando muitos aplicativos ao mesmo tempo, principalmente de video. Se as tensões de 5V e 12V (que normalmente são 5,0V e 12,0V) caírem para 4,9V e 11,9V é sinal que sua fonte está precisando de ajuda. Se você não for um Profissional Gamer, não acho que seja necessário comprar fonte cara não. As fontes boas custam acima de R$ 300,00. A minha custou R$ 150,00.

Invista a diferença de valor em um SSD para instalar ao menos seu sistema operacional. O ganho de velocidade é incrível e o consumo de energia é menor que o de um HD. E ainda vai sobrar um pouco de potência da sua fonte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...