Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PFSense caindo a internet


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

Tudo bem?

Eu trabalho em uma empresa ao qual em nossa infra estrutura temos o PFSense como nosso firewall/gateway.
Temos internet Fibra da Vivo que é conectado diretamente ao PFSense.
E o PFSense distribui a internet para duas redes que estão separadas por VLANS.
Acontece de que tempos pra cá, tem caído com uma certa frequência a internet, sendo eu obrigado a reiniciar o PFsense para voltar a internet.
E quando ele termina de reiniciar, eu acesso o painel dele e é mostrado um aviso de erro (crash).
A versão do PFSense é 2.4.0 beta.

Eu gostaria de saber:

1) Como resolver esse problema de queda da internet?

2) Existe algum comando ou script que eu possa fazer para reiniciar automaticamente no PFSense no caso de queda de internet?

Segue log do erro do PF em anexo.

 

Log PFSENSE.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite @ciro-mota e @Des20,

Estou tendo o mesmo problema com o PFSense e Vivo via PPPoE. Tenho meu PFSense ligado direto no conversor de Fibra-Ethernet da Vivo. Tudo funcionava bem ate alguns poucos meses. Do nada o PFSense para de comunicar com o PPPoE da Vivo e tenho que reiniciar para voltar a funcionar. Ja tentei tirar e colocar o cabo de rede, desligar e ligar o conversor de fibra e nada.

Estou usando a versão 2.3.4-RELEASE-p1.

 

Alguem tem alguma ideia do que pode ser? 

 

Desde ja, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

@
ciro-mota No momento não posso fazer isso, pois a empresa onde trabalho, funciona de segunda a sábado e lá não podemos parar o link, ao menos por enquanto.
Em segundo, quando entrei nessa empresa já era essa versão de PFsense e não há um backup antigo com as configurações.

Por mais que faça backup das configurações e formate com a versão mais recente. Existe a possibilidade da restauração não funcionar, devido a diferença de versão. A única tentativa seria fazer o update do PFSense, sem formatar. Mas ainda vou ver um momento melhor isso.

 

@Luis Viola Vi em outros lugares, o pessoal comentando que se colocasse a WAN como DHCP (no caso o modem sendo roteado) que o problema parava. Não cheguei a testar. 

Na minha empresa, já descobri que a internet cai quando os micros que estão na segunda rede (VLAN 2) ligam. Ai só reiniciando o PFSense pra parar.

Se alguém souber de algo que possa ajudar, sem ter formatar. Irá me ajudar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Bom dia galera,

 

Sigo com o mesmo problema segue minha versão do PFSENSE:

 

2.6.0-RELEASE (amd64)
built on Mon Jan 31 19:57:53 UTC 2022
FreeBSD 12.3-STABLE
 

The system is on the latest version.

Version information updated at Fri Dec 2 11:03:33 -03 2022

 

Eu possuo o mesmo problema, aqui na empresa eu uso ele como meu Servidor de DHCP, ele fica UP durante uns 1 mês e meio por ai,

de repente ele cai e para de entregar IP. Cai toda a rede, só reinicializando a máquina física onde o pfsense está instalado para voltar a entregar IP.

 

Ele não me informa nenhum erro e nada, simplesmente cai.

 

Alguém sabe o que pode ser?

 

Tenho um windows server na minha rede mas ele está com o DHCP desabilitado, eu uso ele apenas para servidor de impressão e arquivos.

Neste windows server ele está com o DNS com ip 192.168.1.194 no qual faz parte do meu range de ip distribuido pelo meu pfsense. Porém acredito que meu windows server não seja o problema.

 

alguém sabe o que pode ser? vira e mexe cai, o pessoal já está chateado comigo, se eu não descobrir o que pode ser, ou troco ele ou me trocam. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 08/08/2018 às 20:27, Des20 disse:

Boa noite pessoal,

Tudo bem?

Eu trabalho em uma empresa ao qual em nossa infra estrutura temos o PFSense como nosso firewall/gateway.
Temos internet Fibra da Vivo que é conectado diretamente ao PFSense.
E o PFSense distribui a internet para duas redes que estão separadas por VLANS.
Acontece de que tempos pra cá, tem caído com uma certa frequência a internet, sendo eu obrigado a reiniciar o PFsense para voltar a internet.
E quando ele termina de reiniciar, eu acesso o painel dele e é mostrado um aviso de erro (crash).
A versão do PFSense é 2.4.0 beta.

Eu gostaria de saber:

1) Como resolver esse problema de queda da internet?

2) Existe algum comando ou script que eu possa fazer para reiniciar automaticamente no PFSense no caso de queda de internet?

Segue log do erro do PF em anexo.

 

Log PFSENSE.docx

 Olá Des20, tudo bem?

Resposta para a 1ª pergunta:
Dá para tentar algumas coisas para resolver este problema da queda de internet no PFSense, são elas:

  1. Verifique a conexão da fibra da Vivo: Certifique-se de que o cabo da fibra está conectado corretamente no PFSense e na porta da fibra da Vivo. Também é importante verificar se a porta da fibra está habilitada e se o sinal está forte o suficiente.
  2. Verifique as configurações de rede do PFSense: Verifique as configurações de rede do PFSense, como o endereço IP, a máscara de sub-rede e o gateway padrão, para garantir que estão configuradas corretamente.
  3. Verifique as configurações de firewall do PFSense: Verifique as configurações de firewall do PFSense para garantir que não há regras que possam estar bloqueando o tráfego de internet.
  4. Verifique os logs do PFSense: Os logs do PFSense podem fornecer informações úteis sobre o problema de queda da internet. Acesse os logs através da interface de gerenciamento do PFSense e verifique se há algum erro ou aviso que possa indicar o problema.
  5. Atualize o firmware do PFSense: Se você estiver usando uma versão beta do PFSense, pode ser útil tentar atualizar para a versão estável mais recente para ver se isso resolve o problema.

Resposta para a 2ª pergunta:

Sim, existe uma maneira de configurar o PFSense para que ele reinicie automaticamente em casos em que ocorra a queda da internet, porém isso vai depender da versão do seu PFSense e da sua configuração atual. Uma coisa que você pode tentar é procurar por tutoriais online para obter mais informações sobre como configurar essa opção no PFSense.

 

E com relação a sua versão do PFSense ser 2.4.0 beta: de modo geral, não é uma boa prática usar versões beta em ambientes de produção, pois elas podem conter erros e problemas não resolvidos que podem afetar o funcionamento do sistema. Por isso, tente atualizar para a última versão estável disponível e ver se isso resolve o problema.

 

Espero ter ajudado! =D
Qualquer coisa, mande mais informações aqui em baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!