Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gustavo Targino

R9 380 - tela verde

Recommended Posts

Pessoal.

 

Estou com um problema na minha placa de vídeo (creio eu) e gostaria de saber se alguém já vivenciou algo parecido ou poderia me auxiliar com essa dificuldade. O sintoma é tela verde alguns segundos depois de executar um jogo.

 

Antes de tudo quero esclarecer que sou bastante leigo em hardware e portanto toda ajuda é muito bem vinda! Pra resumir, meu setup é esse:

 

placa-mãe: MSI 970 Gaming

Placa de vídeo: MSI R9 380 Gaming 4GB

Processador: AMD FX-8320E

Fonte: Corsair CX 500w

Tenho um SSD Kingston de 120GB e um outro HD de 1TB só para armazenamento.

 

Como sistema operacional utilizo o Windows 10 - 64bits.

 

Sempre que abro um jogo passa-se alguns segundos e a tela do meu monitor fica totalmente verde e o áudio é interrompido ou fica com alguns ruídos. Tudo sempre funcionou normal pra mim por quase três anos mas de um mês pra cá passou a apresentar esse problema esporadicamente até que se tornou insustentável.

 

Até agora só presenciei essa "falha" (não sei como classificar) em jogos, mas para ser sincero não tenho utilizado programas muito pesados ultimamente.

CS GO é o jogo que eu mais jogo atualmente, aliás, o que eu mais tenho tentado jogar. Esse bug ocorre em outros jogos também como: overwatch, bioshock, madmax, gta 5 e por aí vai. Eu testei jogos que acredito que sejam um pouquinho mais leves e esse travamento costuma demorar mais para ocorrer, cuphead e orcs must die 2 por exemplo. Jogos quando minimizados também costumam apresentar menos a tal da tela verde.

 

Minha suspeita está na placa R9 380 porque vi uma série de fóruns nacionais e lá de fora com pessoas com o mesmo sintoma que o meu, inclusive aqui no Clube do Hardware. Apesar de eu ter lido diversas sugestões para sanar o problema nenhuma foi efetiva no meu caso. De qualquer jeito não tenho toda a certeza de que o problema está na VGA e tenho buscado maneiras de garantir isso, mas a principio é minha principal suspeita.

 

Quando monitoro o PC via afterburner noto que assim que abro o jogo, alguns segundos antes de dar tela verde, o consumo de GPU da minha máquina atinge 100% (não sei se é normal e não tenho a menor noção de como era antes do problema aparecer, mas é o único pico que considerei "meio anormal" quando faço esse tipo de monitoria).

 

As medidas que tomei até então foram:

 

Atualização dos drivers de vídeo

Atualização BIOS

Formatação e update do SO

Troquei até meu cabo HDMI (ele já estava meio capenga e ontem decidiu morrer! Tive que trocar e resei pra tela verde estar associada com ele, mas não, não foi com 15 reais que resolvi meu problema rsrs).

 

Enfim, vi muita gente sem evolução com essa green screen porém adoraria ter minha placa normalzona outra vez.

 

Supondo o pior dos casos onde minha R9 está condenada e assumindo portanto que eu precise troca-la (RMA), fica outra dúvida:

 

Adquiri a placa em Janeiro de 2016, mas pelo que vi na etiqueta colada nela a fabricação foi feita em Julho de 2015, teoricamente a garantia da MSI é de 3 anos, ou seja, não sei o que vale afinal: garantia de 3 anos a partir da data de fabricação ou o a garantia de 3 anos a partir do dia em que eu adquiri o componente? Alguém sabe responder essa rs?

 

Sou grato por qualquer luz! Obrigado desde já amigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Garantia é partir da data da compra, manda pro RMA da MSI.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, diogoprata disse:

Garantia é partir da data da compra, manda pro RMA da MSI.

 

25 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

a garantia comeca com a compra..

Perfeito, obrigado por esclarecer.

É que nesse caso a minha garantia com a loja que comprei já expirou faz um tempo. No entanto, descobri que existe essa garantia de 3 anos por parte do fabricante que é a MSI.

Mas será que não me resta mais nenhum teste a não ser acionar o RMA?


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora, Gustavo Targino disse:

 

Perfeito, obrigado por esclarecer.

É que nesse caso a minha garantia com a loja que comprei já expirou faz um tempo. No entanto, descobri que existe essa garantia de 3 anos por parte do fabricante que é a MSI.

Mas será que não me resta mais nenhum teste a não ser acionar o RMA?


 

 

para quem nao tem muito conhecimento, nao resta muito o que fazer.. placa de video é o tipo de coisa q quando dá defeito, deu.. pelo sintoma me parece ser problema de solda bga, ai você nao tem muito o que fazer.. ou é a garantia ou é mandar em alguma assistencia tecnica especializada nisso dai..

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/08/2018 às 11:11, rodrigo.dcvieira disse:

 

para quem nao tem muito conhecimento, nao resta muito o que fazer.. placa de video é o tipo de coisa q quando dá defeito, deu.. pelo sintoma me parece ser problema de solda bga, ai você nao tem muito o que fazer.. ou é a garantia ou é mandar em alguma assistencia tecnica especializada nisso dai..

Certo!

Estou interagindo com a autorizada da MSI, por hora nenhuma complicação... Quando eu tiver qualquer novidade atualizo aqui.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera.

 

Contatei a autorizada aqui de SP (Trina RL) e o atendimento foi ótimo, todo processo foi conduzido tranquilamente!

Quanto ao diagnóstico, constataram um defeito no BGA e não havia conserto (não faço ideia do que é BGA).

Inicialmente eles me solicitaram uma foto da etiqueta colada na placa, a NFe da compra e por fim alguns dados da minha conta bancária para caso houvesse necessidade de ressarcimento.

 

Quando enviei tudo isso eles prontamente me encaminharam uma autorização de envio pelo correio que foi paga por eles, logo não precisei botar a mão no bolso pra quase nada. Único custo que tive foi com uma caixinha de papelão e plástico bolha (4R$), e a verdade é que só tive que gastar com isso porque eu joguei fora a embalagem original.

Não me deram opção de troca, somente de devolução do dinheiro. Não achei ruim, pra mim tudo certo... resolvi comentar porque talvez seja problema para outros.

 

As interações foram bem pontuais toda vez que precisei esclarecer dúvida, eles retornaram todos e-mails em no máximo 24hrs. Por telefone também foram bem prestativos, sempre esclarecendo tudo que precisei, só tive a infelicidade de ligar 2 dias em um horário em que eles estavam almoçando. O processo se estendeu um pouquinho porque eu estava meio atarefado e acabei demorando para responder alguns e-mails, também viajei por uma semana e acabou atrasando as coisas (mesmo assim resolvi tudo em uns 15 dias no máximo, desde a solicitação de análise do equipamento até a devolução do dinheiro).

 

Honestamente, me surpreendi com esse suporte e garantia REAL da MSI de 3 anos à partir da aquisição.
Entrei com o processo de análise da placa com a certeza de que teria dor de cabeça e muita briga, como infelizmente já estamos acostumados aqui no BR, mas fui surpreendido positivamente. Esse pós venda me deixou confortável para pegar outra placa da MSI, 3 anos garantindo reparo ou mesmo ressarcimento da quantia é surreal pra mim.

10/10!

  • Curtir 1
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×