Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gustavo Targino

R9 380 - tela verde

Recommended Posts

Pessoal.

 

Estou com um problema na minha placa de vídeo (creio eu) e gostaria de saber se alguém já vivenciou algo parecido ou poderia me auxiliar com essa dificuldade. O sintoma é tela verde alguns segundos depois de executar um jogo.

 

Antes de tudo quero esclarecer que sou bastante leigo em hardware e portanto toda ajuda é muito bem vinda! Pra resumir, meu setup é esse:

 

placa-mãe: MSI 970 Gaming

Placa de vídeo: MSI R9 380 Gaming 4GB

Processador: AMD FX-8320E

Fonte: Corsair CX 500w

Tenho um SSD Kingston de 120GB e um outro HD de 1TB só para armazenamento.

 

Como sistema operacional utilizo o Windows 10 - 64bits.

 

Sempre que abro um jogo passa-se alguns segundos e a tela do meu monitor fica totalmente verde e o áudio é interrompido ou fica com alguns ruídos. Tudo sempre funcionou normal pra mim por quase três anos mas de um mês pra cá passou a apresentar esse problema esporadicamente até que se tornou insustentável.

 

Até agora só presenciei essa "falha" (não sei como classificar) em jogos, mas para ser sincero não tenho utilizado programas muito pesados ultimamente.

CS GO é o jogo que eu mais jogo atualmente, aliás, o que eu mais tenho tentado jogar. Esse bug ocorre em outros jogos também como: overwatch, bioshock, madmax, gta 5 e por aí vai. Eu testei jogos que acredito que sejam um pouquinho mais leves e esse travamento costuma demorar mais para ocorrer, cuphead e orcs must die 2 por exemplo. Jogos quando minimizados também costumam apresentar menos a tal da tela verde.

 

Minha suspeita está na placa R9 380 porque vi uma série de fóruns nacionais e lá de fora com pessoas com o mesmo sintoma que o meu, inclusive aqui no Clube do Hardware. Apesar de eu ter lido diversas sugestões para sanar o problema nenhuma foi efetiva no meu caso. De qualquer jeito não tenho toda a certeza de que o problema está na VGA e tenho buscado maneiras de garantir isso, mas a principio é minha principal suspeita.

 

Quando monitoro o PC via afterburner noto que assim que abro o jogo, alguns segundos antes de dar tela verde, o consumo de GPU da minha máquina atinge 100% (não sei se é normal e não tenho a menor noção de como era antes do problema aparecer, mas é o único pico que considerei "meio anormal" quando faço esse tipo de monitoria).

 

As medidas que tomei até então foram:

 

Atualização dos drivers de vídeo

Atualização BIOS

Formatação e update do SO

Troquei até meu cabo HDMI (ele já estava meio capenga e ontem decidiu morrer! Tive que trocar e resei pra tela verde estar associada com ele, mas não, não foi com 15 reais que resolvi meu problema rsrs).

 

Enfim, vi muita gente sem evolução com essa green screen porém adoraria ter minha placa normalzona outra vez.

 

Supondo o pior dos casos onde minha R9 está condenada e assumindo portanto que eu precise troca-la (RMA), fica outra dúvida:

 

Adquiri a placa em Janeiro de 2016, mas pelo que vi na etiqueta colada nela a fabricação foi feita em Julho de 2015, teoricamente a garantia da MSI é de 3 anos, ou seja, não sei o que vale afinal: garantia de 3 anos a partir da data de fabricação ou o a garantia de 3 anos a partir do dia em que eu adquiri o componente? Alguém sabe responder essa rs?

 

Sou grato por qualquer luz! Obrigado desde já amigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Garantia é partir da data da compra, manda pro RMA da MSI.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, diogoprata disse:

Garantia é partir da data da compra, manda pro RMA da MSI.

 

25 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

a garantia comeca com a compra..

Perfeito, obrigado por esclarecer.

É que nesse caso a minha garantia com a loja que comprei já expirou faz um tempo. No entanto, descobri que existe essa garantia de 3 anos por parte do fabricante que é a MSI.

Mas será que não me resta mais nenhum teste a não ser acionar o RMA?


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora, Gustavo Targino disse:

 

Perfeito, obrigado por esclarecer.

É que nesse caso a minha garantia com a loja que comprei já expirou faz um tempo. No entanto, descobri que existe essa garantia de 3 anos por parte do fabricante que é a MSI.

Mas será que não me resta mais nenhum teste a não ser acionar o RMA?


 

 

para quem nao tem muito conhecimento, nao resta muito o que fazer.. placa de video é o tipo de coisa q quando dá defeito, deu.. pelo sintoma me parece ser problema de solda bga, ai você nao tem muito o que fazer.. ou é a garantia ou é mandar em alguma assistencia tecnica especializada nisso dai..

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/08/2018 às 11:11, rodrigo.dcvieira disse:

 

para quem nao tem muito conhecimento, nao resta muito o que fazer.. placa de video é o tipo de coisa q quando dá defeito, deu.. pelo sintoma me parece ser problema de solda bga, ai você nao tem muito o que fazer.. ou é a garantia ou é mandar em alguma assistencia tecnica especializada nisso dai..

Certo!

Estou interagindo com a autorizada da MSI, por hora nenhuma complicação... Quando eu tiver qualquer novidade atualizo aqui.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×