Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglas Corrêa

Capacitor de Filme de polipropileno metalizado.

Posts recomendados

Gostaria de tirar uma duvida sobre o capacitor de filme de polipropileno metalizado.
Estou desenvolvendo um driver parar acionar um chip LED de 100W baseado em conversores CA-CC básicos chaveado em 50kHz. E na proposta tento evitar o uso de capacitores eletrolíticos. Propondo a utilização de um capacitor com maior vida útil porém estou com dificuldades de encontrar fornecedores deste modelo de capacitor (MKP ou DClink). E tenho a duvida se posso utilizar aqueles capacitores de partida por exemplo o CBB60 (Data Sheet nao tem informações sobre seu comportamento em alta frequência), e se sim qual o impacto da sua utilização deles nessa frequência de chaveamento.? Agradeço quaisquer orientações ou links com material sobre o assunto. Ou indicação de fornecedores dentro e fora do brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, Douglas Corrêa disse:

estou com dificuldades de encontrar fornecedores deste modelo de capacitor (MKP ou DClink)

Estes modelos são para altas correntes, muito usados em forno de indução. Possuem custo muito elevado. Para o seu propósito os de filme comum dão conta do recado. Todo capacitor possui corrente máxima e isso deve ser observado no processo de seleção. Para não perder tempo com cálculos o uso de simulador vai te ajudar e muito nisso. O processo de simulação de leds costuma ser difícil, depende dos recursos do simulador e ainda há o fato da curva corrente x tensão do led não ser reta.. Uma forma simples de contornar isso é: na faixa de corrente mínima/máxima a ser fornecida pelo driver traçar uma reta e determinar por essa reta a tensão de barreira e a resistência interna. No simulador coloque uma bateria com a tensão de barreira e a resistência interna em série. Vai precisar da curva de tensão x corrente do led para determinar isso. Dessa forma conseguirá ver no simulador os picos de corrente que passarão pelo capacitor. Vai precisar disso na seleção do componente.

Sobre o uso de capacitor eletrolítico ou de filme: Considera-se a vida útil de um capacitor quando este ainda tem ao menos 80% da capacitância original. Os capacitores eletrolíticos nessa aplicação possuem expectativa de vida útil superior a 8 anos. Caso mantenha a opção dos capacitores de filme a única desvantagem destes está no volume e no custo. No quesito corrente e ESR devem suportar o esforço mas sempre é bom consultar o datasheet.

O que mais me chama a atenção no seu projeto é como vai drenar 100W de calor gerados em ponto único? A temperatura máxima de junção do led é 85ºC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!