Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD não dá Boot


Posts recomendados

Boa Noite,

 

Pessoal, acabei de adquirir um SSD de 240gb, já instalei o windows 10 nele e tal, o coloquei como boot primário na bios, porém quando ligo o computador aparece um erro pedindo pra eu colocar algum dispositivo que dê boot... O SSD é reconhecido no computador, único problema é só esses. Tenho um HD de 1tb que vou deixar só para jogos (também tem o W10 instalado nele). Alguém sabe corrigir esse erro?

 

Mobo: Ab350m-gaming 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

provavelmente é isso.. windows em hd e no ssd.. 

 

porque você nao tira o windows desse hd?

@rodrigo.dcvieira Tipo, posso tirar, o problema é que o pc parece não não lê o SSD, pois aparece aquela mensagem: Tal, tal insira a mídia de sistema etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmou. Veja que a partição de 100MB no Disco 1 está com o parâmetro de Ativo.

 

Se voce quiser pode tornar a partição H: do SSD como a responsável pelo boot, segue os passos:


- No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição H: e clique em Tornar Ativa, com isso a outra partição deixará de ter este parâmetro.
- Feche o Gerenciamento de Disco.
- Abra o CMD (Prompt de Comando) como Administrador e digite:
bcdboot H:\windows /s H:
- Reinicie o computador

 

- Editado: No BIOS coloque o SSD como primeira opção de boot.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...

Que estranho, um windows está instalado nela? 

Pode tentar pelo diskpart, abra o cmd como Administrador e digite

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco que contém a partição desejada)

list partition

select partition x (onde x é a partição desejada)

active

exit

exit

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
3 horas atrás, Shankum disse:

quando abro o cmd para digitar " bcdboot E:\windows /s E: " da Falha ao Tentar copiar os arquivos de inicialização

Tem certeza que seu windows está instalado na E:?

Uma maneira de confirmar isso é digitando no cmd, abra o cmd como Administrador

bcdedit (e pressione Enter)

confirme na lina 'os device'

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto estou com o mesmo problema da pessoa do post
''reboot and select proper boot device'' manda pressionar qualquer tecla mas apenas fica repetindo a mensagem
bom, antes de tudo vale lembrar que o ssd está funcionando normalmente (testado em outro computador, por sinal o win10 foi instalado nesse computador, por isso sei também que o arquivo do windows não encontra-se corrompido), porém como é possivel analisar o windows não está ativado no ssd

 

image.png.85b8569a0d44f471af8eba73f8331d41.png

 

lembrando que o SSD está como prioridade na BIOS.

 

desconectando o hd e tentando iniciar apenas o ssd aparece a mensagem ''reboot and select proper... etc''

 

seguindo o que foi comentado no post até agora

porém quando tento tornar ativo o ssd - no caso disco (D:)- simplesmente não é possivel 

image.thumb.png.2047d19f7058c85b4a7a62b21eb60986.png

 

o disco (C:) pode ser ativado

 

image.png.60e5f27083b5c53cad23584602b7c7b0.png

 

 

 

logo após eu segui o resto dos passos, e tudo ocorreu certo

 

image.png.7eef0a7a2330e64fb17096556a7a23b1.png

 

isso comprova novamente que há windows 

porém obviamente não funcionou (talvez por causa da partição) porém não sei ao certo o que fazer a seguir, alguma dica?

 

algumas informações q podem ser úteis:

image.thumb.png.1416366adb0a135ae02a67dda53d8d11.png

 

confirmei que ele está no (C:), como transfiro para o (D:)? (ou ativo o do D e deixo ambos com win - funcionando é o que conta)

 

image.png.a981cead7c302b48cf9d065ddc2a6046.png

 

tentei alterar a posição do cabo SATA e nada, quando um amigo voltar de viagem testo com outro para conferir se não é o cabo

 

Minha placa-mãe é uma H61

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para marcar a partição D como ativa clique com o botão direito do mouse na partição D mais abaixo, na parte gráfica da partição D, no retângulo desenhado da partição D

Para testar, desligue e retire o HD, deixe somente o SSD

 

Tudo que quiser fazer no Gerenciamento de Disco é feito na parte de baixo onde estão os retângulos das partições

Para excluir, criar, atribuir uma letra, etc....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@f_netose puder dar uma luz !!

To com o mesmo problema do Rafael, a diferença é que por um tempo o ssd nvme já deu boot, mas parou de funcionar do nada!

Ele não é reconhecido pela bios, mas é reconhecido normalmente quando eu entro pelo HD.

image.png.aed23267df4b15de1469dd56b74419c5.png

Não aparece como ativar ele. C e D são HD, o ssd é a partição E. 

Já testei, nao há nenhum problema nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aconteceu o mesmo comigo que aconteceu com o @Msb Netto. Meu notebook tava funcionando normalmente, fez uma atualização do windows há 2 horas e ele parou de dar boot pelo SSD.

Mesma coisa acontece no gerenciamento de disco, não aparece a opção de tornar a unidade como ativa.

Como resolvo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@f_neto Comprei recentemente um SSD kingston e não consegui fazer o boot com ele. Nenhuma das minhas partições está marcada como ativa. Além de que não consigo tornar nenhuma ativa.

 

image.png.f6509130dbf53f0db50f3fef2624e8a6.png   

 

 Além de não conseguir tornar nenhum ativo pelo gerenciamento de disco, também não consigo pelo diskpart. Além de não conseguir realizar os passos dessa parte:image.thumb.png.a1b0f5121122828768efcdc7db711204.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, a dica que eu indiquei é para discos com a tabela de Partição MBR e os seus discos estão no formato GPT

Talvez neste post eu não tenha dito este detalhe, 

Em disco MBR a partição responsável pelo boot é a Reservado pelo Sistema

Em disco GPT a partição responsável pelo boot é a EFI

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@f_neto estou com exatamente o mesmo problema do @Msb Netto. O meu SSD sempre deu boot, mas de uns 2 meses pra cá percebi uma lentidão na inicialização e fui procurar sobre e percebi que na BIOS não aparece o SSD na parte de boot priority, só aparece o meu HD E: (Nem mesmo o meu outro HD (D: aparece no boot), mas ele é reconhecido normalmente. Teria alguma coisa que eu poderia fazer pra ele ser reconhecido como windows boot? OBS: Já tentei torna-lo uma unidade ativa mas sem nenhum sucesso

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu Disco 1 tem a partição responsável pelo boot, é a EFI mas tem um problema que é ele estar no modo Dinâmico
O seu Disco 2 não tem a partição responsável pelo boot, mas a C deve ser a responsável pelo boot já que ela tem o parâmetro Inicialização e creio que ela já está como Ativa
copie o arquivo bcdboot para a raiz da mesma
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!