Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MySQL Podem me ajudar? Sobre MYSQL (sou leigo)


Posts recomendados

Saudações amigos programadores.

Bom, sou leigo em Banco de dados,  e tenho algumas perguntas a fazer aos mestres do forum! 

Então, criei uma interface gráfica e fiz a conexão com MySQL, usando o Netbeans e WampServer. O software tá funcionando direitinho kkk ficou massa! Porém agora tenho milhões de duvidas:

1)Como usar esse software em outro PC.

2)O PC precisa estar conectado a internet pra salvar os dados no banco de dados?

3) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso instalar o WampServer neste PC?

4) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso programar o banco de dados de novo?

Me desculpem a ignorância.

Obrigado a todos que puderem me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@menezesjneto Olá, primeiramente sempre é bom perguntar e buscar conhecimento.

 

Como são várias perguntas, vamos por partes.

 

10 minutos atrás, menezesjneto disse:

1)Como usar esse software em outro PC.

O Netbeans é uma IDE de desenvolvimento. Inicialmente ela era para Java, porém depois tornou-se compatível com diversas linguagens. Digo isso, porque não sei a linguagem que você programou a sua "interface grafica"

 

Se for Java, você vai gerar um arquivo .jar e se quiser pode até converter para .exe com algum programa.

Este arquivo compilado você vai poder disponibilizar para qualquer um que tenha java instalado no pc.

 

13 minutos atrás, menezesjneto disse:

2)O PC precisa estar conectado a internet pra salvar os dados no banco de dados?

 

Sim, como será usado um banco de dados. A ideia é que seja online. Por isso você vai ter um servidor, e nele você vai ter o banco de dados que seu app o acessará. Portanto, sim, é necessário internet.  A não ser que você esteja fazendo algo para você e rodar localmente. 

 

Lembrando que o wamp server, easyphp, xampp... todos são um conjunto de servidor apache e mysql para acesso local e testes. Você vai ter que configurar no seu servidor o banco e dados.

 

15 minutos atrás, menezesjneto disse:

3) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso instalar o WampServer neste PC?

Não, porque você usará o banco de dados online, pelo endereço que o seu servidor vai oferecer e configurar o BD.

 

16 minutos atrás, menezesjneto disse:

4) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso programar o banco de dados de novo?

Não também! O que você vai transferir é  o seu aplicativo(cliente) e ele vai se conectar em um banco de dados na internet.. então não precisa modelar de novo. Basta uma vez... com todos os relacionamentos e índices desejados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando a tecnologia JAVA atualmente.

Esclareceu bastante!

Porém ainda tenho outra dúvida, em relação a segunda pergunta.

Eu tenho uma ideia de criar um software em que eu possa acessar os dados offline (como se fosse um estoque de produtos), tipo, quando eu fechar o programa e abri-lo de novo, ele permaneça com as mesmas configurações(igual está acontecendo com este programa com MySQL que eu fiz). Para tanto, eu preciso necessariamente usar um banco de dados?

É um tipo de programa comum, por exemplo, um programa em que eu possa salvar cadastros no meu computador e deixa-los numa tabela da interface gráfica do meu programa, no qual permaneceria lá, com ou sem internet. No mesmo sentido, se eu fechasse o programa e o executasse novamente, a tabela ainda estaria lá.

OBS.: Eu desconectei o meu computador da internet e executei o programa (também sem abrir o WAMPSERVER), e funcionou direitinho, salvando dados, e recuperando dados da minha tabela no MySQL.

 

adicionado 1 minuto depois
agora, menezesjneto disse:

@DiF

Sim, estou usando a tecnologia JAVA atualmente.

Esclareceu bastante!

Porém ainda tenho outra dúvida, em relação a segunda pergunta.

Eu tenho uma ideia de criar um software em que eu possa acessar os dados offline (como se fosse um estoque de produtos), tipo, quando eu fechar o programa e abri-lo de novo, ele permaneça com as mesmas configurações(igual está acontecendo com este programa com MySQL que eu fiz). Para tanto, eu preciso necessariamente usar um banco de dados?

É um tipo de programa comum, por exemplo, um programa em que eu possa salvar cadastros no meu computador e deixa-los numa tabela da interface gráfica do meu programa, no qual permaneceria lá, com ou sem internet. No mesmo sentido, se eu fechasse o programa e o executasse novamente, a tabela ainda estaria lá.

OBS.: Eu desconectei o meu computador da internet e executei o programa (também sem abrir o WAMPSERVER), e funcionou direitinho, salvando dados, e recuperando dados da minha tabela no MySQL.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@menezesjneto Então,  quando respondi, achei que sua ideia seria ter um servidor e outras pessoas acessar o " banco de dados".

Nesse caso, sim precisa da internet.  Mas agora como você esclareceu que é um app offline,  Nesse caso  há duas alternativas.

Ou a pessoa terá que ter o banco de dados instalado e configurado no momento do primeiro acesso do programa( isso você desenvolve um código para gerar o banco de dados.  

Ou você usa um arquivo  JSON, para fazer como se fosse um banco de dados.

 

https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-json-em-java-o-pacote-org-json/25480

https://www.devmedia.com.br/leitura-e-escrita-de-arquivos-json-em-java/27663

 

Basicamente o JSON tem uma estrutura que pode servir como banco de dados e poder acessar os elementos dele. Ele pode ser gerado e/ou lido offline.

 

Podes usar XML também... mas eu acredito que o JSON é mais fácil de manipular.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, DiF disse:

@menezesjneto Então,  quando respondi, achei que sua ideia seria ter um servidor e outras pessoas acessar o " banco de dados".

Nesse caso, sim precisa da internet.  Mas agora como você esclareceu que é um app offline,  Nesse caso  há duas alternativas.

Ou a pessoa terá que ter o banco de dados instalado e configurado no momento do primeiro acesso do programa( isso você desenvolve um código para gerar o banco de dados.  

Ou você usa um arquivo  JSON, para fazer como se fosse um banco de dados.

 

https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-json-em-java-o-pacote-org-json/25480

https://www.devmedia.com.br/leitura-e-escrita-de-arquivos-json-em-java/27663

 

Basicamente o JSON tem uma estrutura que pode servir como banco de dados e poder acessar os elementos dele. Ele pode ser gerado e/ou lido offline.

 

Podes usar XML também... mas eu acredito que o JSON é mais fácil de manipular.

 

@DiF Caramba, muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!