Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estava na internet e vi um tópico dizendo que apesar do PHP ainda ser o mais usado, a cada ano vai sendo substituído por outra linguagem, lá estava até o caso do Facebook que foi feito em PHP mas lá diz que já migrou.

Gostaria de saber será um mito ou veremos alguma linguagem tomar o lugar do PHP em talvez 5 ou 6 anos? Qual linguagem?

• Curtir 1
Postado

Bom dia @fredkissfree

Até onde eu sei o Facebook mudou do PHP para uma linguagem própria que é bem parecida com o PHP.

Agora sobre "substituir" o PHP acho difícil, tem bastante espaço no mercado para varias linguagens de programação.

E um pequeno detalhe o PHP é uma das mais usadas e não necessariamente é a mais usada.

Espero ter esclarecido sua duvida :D

Postado

@fredkissfree, o PHP ainda é bastante usado e não acredito que vá ser substituído em breve. A linguagem tem um desenvolvimento bem ativo e ainda é usada por muitas empresas, incluindo o Facebook que ainda a usa até hoje em conjunto com outras linguagens.

Há algum tempo atrás o Slack publicou um artigo contando um pouco do uso do PHP no produto deles. A própria Wikipedia usa PHP.

Na pesquisa do StackOverFlow e iEEE, o PHP continua bem posicionado. Sem falar que está por trás do CMS que é usado por quase 1/3 dos sites na Internet, o WordPress.

Linguagens de programação surgem a todo momento, e alternativas ao PHP sempre existiram. Muitos comentam sobre Node.js (JavaScript), Python ou Ruby como alternativas, mas acaba sendo uma preferência ou escolha por afinidade com a linguagem de cada um.

• Curtir 1
Postado

@fredkissfree, não há como indicar objetivamente uma linguagem superior a outra para a Web. Eu recomendaria "brincar" um pouco com as linguagens mais populares, talvez você ache algum aspecto mais interessante em uma do que em outra.

Você pode ver também quais programas ou sites foram construídos usando determinada linguagem.

As linguagens mais populares têm bastante material de aprendizagem. O PHP principalmente é bem popular no Brasil, então tem bastante conteúdo em português e a preferência pelos usuários das comunidades nacionais.

Mas as outras linguagens populares também tem seu espaço, e com certeza você encontrará material suficiente para se especializar em qualquer uma delas.

Você pode optar pela opções mais populares mas nada te impede de conhecer linguagens promissoras como Elixir que é usada no Discord, ou até algo como Rust.

• Moderador
Postado

@fredkissfree Já responderam, mas ratifico.  

O PHP é uma linguagem que jamais cairá. Tem uma base sólida.

O que pode acontecer é o php ser mais evoluído, isso sim, Sabe-se que a versão 7 veio "recente" coisa de 1 ou 2 anos. E a tendência é sempre evoluir.

Por isso acho pouco provável que alguma linguagem substitua o php.

Pode-se sim usar altarnativas como python,  ruby(on rails)  etc.. mas o php ainda está no topo para a web.

Na minha humilde opinião, abrace o php e seja feliz !:thumbsup:

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Mesmo que isso um dia aconteça do PHP cair(o que acho muuiitoo difícil), é bom saber várias linguagens de programação, você pode ser mais dedicado a uma ou  entre todas saber o mínimo necessário de cada para implementar ela, é questão de qual nicho do desenvolvimento você está mais inserido, é o seu trabalho do dia-a-dia quem determina que linguagem ou linguagens vai utilizar mais ou menos.

Para se ter ideia, até hoje vez ou outra aparece anúncio pedindo programador Clipper 5.2 ou 5.3 e vejo muito mais frequentemente Cobol. E ambos com bom salário!

Então mesmo que uma linguagem caia em um certo "ostracismo", ela não é definitivamente morta, ela cai sim em desuso, mas volta e meia ela reaparece em algum ponto que seja necessária.

Lembre-se que um programador é aquele que desenvolve ou que faz manutenção de software para grandes sistemas ou para uso em computadores pessoais, independente de linguagem.:thumbsup:

Postado

Não se preocupe, pois linguagem nenhuma vai "morrer" tão cedo. Há quem adore dizer que linguagem X ou Y está morrendo, mas na realidade até os dias atuais existem sistemas rodando em Cobol...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Danie1 Net0

A única "linguagem" que está de fato em declínio e vai ter sua vida encerrada é o action script.  Que é a linguagem do Flash.   Em dezembro de 2020, o Google vai remover o flash do Chrome, provável no Firefox também e outros navegadores.

Pois o HTML 5 está ficando no lugar, em conjunto com o canvas do Javascript. :thumbsup:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...