Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas como Advanced SystemCare, Driver Booster e afins ajudam ou atrapalham?


Posts recomendados

Estou tendo problemas com placas de vídeo (já testei com R7 360 antiga e RX580 novinha e aconteceu a mesma coisa) que deixam de dar sinal após a atualização de seus drivers o que me obriga a desinstalar o dispositivo e reinstalar drivers mais antigos ou fazer a Recuperação do Sistema diversas vezes até que o funcionamento da placa se restabeleça (pelo menos até uma nova atualização de driver). Acabei percebendo que o "defeito" acontece pouco depois de rodar programas como  Advanced SystemCare, Driver Booster e afins. Esses programas prometem deixar o PC voando, limpar erros de Registro do Windows, atualizar automaticamente todos os drivers da máquina entre outras comodidades que parecem atrativas, mas acho que podem ser também a causa das frequentes "telas azuis da morte" que surgem no Win10 de um PC recém instalado num SSD novinho e íntegro. Minha desconfiança em relação a estes programas tem fundamento? Seriam eles os possíveis causadores dos apagões de vídeo e das telas azuis? Ou isso pode ser causado por algum outro problema de hardware que ainda não considerei?
 

 

AMD A10-7860K / Gigabyte GA-F2A88X-D3HP / 16GB (8+4+4) / Corsair CX430

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Petrick Escorsato, em minha opinião esse tipo de programa atrapalha mais do que ajuda. Em alguns casos, não fica claro o que o programa faz, quais procedimentos ele realiza ou se há uma forma de reverter o que foi feito. E sim, é possível que eles causem problemas devido às modificações automáticas que realizam no registro.

 

Por isso, eu evito utilizar esses supostos "cleaners" e procurar uma forma manual de realizar o procedimento que eu desejo ou utilizo as ferramentas oferecidas no próprio sistema.

 

De toda forma, se você chegou ao ponto em que não há alternativa, fora usar um desses programas, é recomendado que faça um backup do registro antes.

 

Quando for necessário fazer alguma limpeza desse tipo, recomendo que busque alternativas mais transparentes, como BleachBit, que deixe bem claro o que está fazendo e ofereça uma forma de reversão.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma praga, cria problemas onde não tem.... eu sempre antes de instalar o Windows vejo quais são as controladoras de rede, vídeo, som, chipset, tudo enfim e vou no site do fabricante e baixo de lá os drivers sempre atualizados e o sistema fica tinindo. Nunca usei esses lixos de programas, mas fico abismado com o tanto de "técnico" por aí usando esses lixos que só atrapalham....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...