Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A fonte não está aguentando?


Ir à solução Resolvido por Bruno Loureiro,

Posts recomendados

Desde o principio já agradeço quem puder me ajudar/tirar dúvida. 

 

Sendo bem direto, o meu computador está desligando ao se exigir um pouco mais dele ( jogando ou abrindo muitas coisas ), o que poderia vir a ser o problema? Através do AIDA64 pude observar as temperaturas estando bem ok, então acredito que não seja isso. Desconfio que seja pela fonte não estar aguentando, segue a configuração do pc:

 

Placa-mãe : Asrock n68-S3 FX

Processador: AMD FX-8300

Placa de Video: Geforce gt640

2x Pente de ram 4gb DDR3 1333

1hd 150gb

1 ssd 250 gb

 

E a fonte é uma EVGA 500W  80 Plus White, era para segurar ou não? Se não, uma de quantos Watts seria necessário?  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

Quanto tempo de uso de todos estes equipamentos?

A fonte é o melhor item aí, seguido pelo processador. Sua placa-mãe é uma bomba para os FX.

 

Já testou as memórias em separado? 

A fonte aproximadamente 4 anos.

A placa-mãe 2 anos e meio

Processador 1 ano e meio

Placa de video 2 anos

SSD 6 meses

HD Beeeem antigo, uns 10 anos se bobear.

As memórias 1 com 2 anos e outra com 5. 

 

Irei testar aqui.

 

Então a fonte aguenta de boa e o problema está relacionado a outra coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A fonte com o passar do tempo perde eficiência. Mas no seu caso aí arriscaria dizer que provavelmente o problema está em um dos pentes de memória ou a placa-mãe tá abrindo o bico. Tem que ir descartando as possibilidades, teste as memórias e veja o resultado.

 

Antes de desligar apresenta tela azul? O que aparece escrito na tela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Phoenyx disse:

A fonte com o passar do tempo perde eficiência. Mas no seu caso aí arriscaria dizer que provavelmente o problema está em um dos pentes de memória ou a placa-mãe tá abrindo o bico. Tem que ir descartando as possibilidades, teste as memórias e veja o resultado.

 

Antes de desligar apresenta tela azul? O que aparece escrito na tela?

Não, sem tela azul, ele desliga diretamente. 

Acabei de testar as memórias, em 1 eu tive de passar a borracha para ligar, mas logo em seguida ligou, será que é?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Bruno Loureiro Não sei, tem que testar. Roda algum game pra ver se trava/desliga, ou passa um benchmark.

Então, desligou da mesma forma, bem rapidamente. Fiz também os testes de memória do próprio windows e nao constatou nenhum problema.

 

Algo que esqueci de mencionar, como eu estava desconfiando da fonte, eu havia colocado o processador para funcionar com apenas 4 cores, e realmente demorou bem mais para desligar.( mas desligou.)   Nem sei se isso faz sentido, mas pensei que iria diminuir o consumo e logo iria dar certo ( já retornei para os 8 core ) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Bruno Loureiro Você testou com as memórias em separado, certo?

Já desligou o turbo clock? Você tem o MSI afterburner instalado e configurado para ver todas as informações do PC em tempo real na tela do game?

Acabei de tentar com o turbo clock desligado e desligou também. Não tenho, estava apenas com o aida64 minimizando rapidamente para olhar. Mas posso instalar aqui. Já testo para ver se vejo algo

adicionado 31 minutos depois
46 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Bruno Loureiro Você testou com as memórias em separado, certo?

Já desligou o turbo clock? Você tem o MSI afterburner instalado e configurado para ver todas as informações do PC em tempo real na tela do game?

Não sei o que exatamente você queria que eu visse no MSI afterburner, mas então, antes de desligar as temperaturas chegaram a :

 

GPU : 82 ºC

CPU : 40º C 

MCP: 59º C

 

 

O uso da cpu não passou de 35% e o da gpu chegou a 99%

@Phoenyx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, NascarBR disse:

Essa placa-mãe é uma bomba com os FX, aquece demais o VRM e derruba o desempenho do processador pela metade. Teste com outra fonte mas aposto na placa-mãe.

Não entendo bem mas sei lá, nao parece que dá tempo de esquentar nada sabe? As vezes mal de abrir um jogo ele desliga. 

 

Na imagem que coloquei, usando o benchmark do AIDA64, quando chega naquela parte que destaquei ali, ele desliga.  (Fiz o benchmark utilizando os 8 cores, porém na imagem printei com 4 )

Informação.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, se possível testa com outra fonte. Mas acho mais fácil o VRM da sua placa-mãe estar indo pro saco.

 

Tipo, tem placa-mãe boa e excelente pra FX (970A, 990A), placas meia boca (760G) e placas horripilantes até pra Phenom (a sua). VRM muito ruim, link HT que estrangula até um Athlon, chipset requentado apenas pra nVidia dar um último suspiro em placas mãe.

 

Famoso barato que sai caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

É, se possível testa com outra fonte. Mas acho mais fácil o VRM da sua placa-mãe estar indo pro saco.

 

Tipo, tem placa-mãe boa e excelente pra FX (970A, 990A), placas meia boca (760G) e placas horripilantes até pra Phenom (a sua). VRM muito ruim, link HT que estrangula até um Athlon, chipset requentado apenas pra nVidia dar um último suspiro em placas mãe.

 

Famoso barato que sai caro.

Pois então, testei uma fonte um pouquinho mais forte aqui, de 550w bronze da corsair e também desligou. Realmente o problema deve ser na placa-mãe. Não tenho recurso para obter uma cara, e dentre das que pesquisei encontrei a : 

 

Gigabyte-GA-970A-UD3P

 

ou a Asus M5A78L-M PLUS/USB3

 

 prestam? Se não, alguma recomendação? Na faixa de preço de até uns 400 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Nao sei se eu teria que abrir outro topico, mas se sim, desculpem-me.

Entao, troquei a placa-mãe, peguei a da Gigabyte e acredito eu que troquei tudo certinho, porém, o computador nao esta ligando, ou melhor, esta ligando, mas nao esta dando tela, e dá 3 bipes, nao sei dizer se sao curtos ou longos, dao 2 bipes passa um intervalo de 1-2 segundos e da outro bipe, todos durando a mesma coisa. 

 

Ja passei a borracha nos contatos das memorias e na placa de video, e nada :/. Melhor ir la trocar a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Testa com o mínimo de componentes, de preferência na bancada (ou em cima da caixa da placa-mãe). Processador, cooler, placa-mãe, um pente de RAM e fonte, só.

Pra ligar a placa basta dar um curto nos terminais do power com uma chave de fenda. 

 

Eu já peguei este costume antes de instalar tudo no gabinete, inclusive instalo o S.O. com tudo solto na bancada e só depois de tudo testado é que fecho a máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!