Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Como licenciar um software em duas camadas (GNU e Proprietário)?


Hyan Gontijo

Posts recomendados

Prezados e Prezadas,

 

Tenho um código c puro. preciso de uma interface gráfica para que o usuário utilize o código de forma acessível. quero usar o framework Qt ou wxwidgets, mas a licença do framework é GNU. Porém meu código C é pessoal, e quero torná-lo privado/proprietário. como integrar as duas partes bloqueando o código c ou licenciar a parte do código c como licença proprietário sem entrar em conflito com a licença do framework?

 

É possível desvincular o código C do Front-End? Não encontro isso na internet de forma clara, sempre pisando em ovos, ao meu ver, é possível, pois a própria empresa Qt possui serviço em duas camadas, uma GNU e outra paga (embarcados).

 

Identifiquei uma possível solução: as pessoas contornam o problema instalando as bibliotecas com licença GNU a parte, para serem utilizadas num software proprietário.

Enfim, posso escrever no código as instruções de criação de um figura ou shape, por exemplo, mas não alocar a biblioteca para que assim eu não fique sujeito a colocar todo meu código na licença GNU? A ideia seria forçar a pessoa que baixou meu software a baixar as bibliotecas, e ele mesmo integrar, chamando as bibliotecas GNU.

Desta maneira estou me livrando de ter que colocar meu código na licença GNU e podendo cobrar, distribuir e licenciar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hyan Gontijo GNU é o OS/projeto da FSF, acredito que você esteja se referindo a GPL. Geralmente essas bibliotecas são distribuídas sob a LGPL, que te permite usá-las em seu código quando linkadas dinamicamente, como a solução que você propôs, e manter o seu código fechado.

 

Lembrando que colocar seu código sob uma licença open source não te impede de cobrar ou publicar o software com seus direitos autorais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela educação e pela resposta, procurei outro fórum, mas o povo lá foi super mau educado, exclui minha conta, espero nunca postar mais nada lá. Enfim, acredito que você me deu uma luz agora. De fato, as bibliotecas que pretendo usar são LGPL, e minha preocupação é se posso usar o framework sem ferir a comunidade/licença LGPL. Preciso manter o código fechado por ser algo que poderia me trazer transtornos futuramente (pode ser aplicado como armamento) e por isso não cabe deixar open source, pela pouca experiência e as consequências futuras.

 

Se tiver mais alguma sugestão de palavra chave (tal como "bibliotecas linkadas dinamicamente"), livro ou artigo agradeceria imensamente.

 

Abraços.@navegantenarede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hyan Gontijo infelizmente esse tipo de coisa acontece, eu percebo que alguns usuários não focam tanto na solução em alguns casos, felizmente esse tipo de coisa não é comum aqui no CdH.

 

Enfim. Você pode sim usar o framework ou biblioteca, desde que permita que o usuário tenha controle sobre qual versão do framework ele vá usar, ou seja, a biblioteca não deve ficar associada estaticamente com o programa e deve ser instalada à parte.

 

Essa parte de licenciamento é realmente um pouco complicada devido a linguagem, então é muito comum ver algumas pessoas recomendando até o conselho de advogados na área. Existem algumas referências sobre licenças, mas a maioria que encontro é em inglês.

 

Dá uma olhada nesse exemplo e nesse guia. Tem um site que tenta resumir as principais características da licença, é o TLDRLegal.

 

Por fim, no site da GNU eles informam sobre a diferença das bibliotecas estaticamente e dinamicamente "linkadas", que acho que deixa mais claro, e que seria o mesmo proposto por você inicialmente.

 

Citação

(2) If you dynamically link against an LGPL'd library already present on the user's computer, you need not convey the library's source. On the other hand, if you yourself convey the executable LGPL'd library along with your application, whether linked with statically or dynamically, you must also convey the library's sources, in one of the ways for which the LGPL provides.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!