Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 3 2200g + a320m


Ir à solução Resolvido por Aegir,

Posts recomendados

Recentemente fiz upgrade no meu pc que já estava realmente precisando, no inicio o pc começou a travar, achei que era meu fone e no fim nem era ele.

 

Depois de um tempo começou a dar tela azul, agora sempre dá e eu já não sei o que fazer.

 

Na ultima tela azul que deu eu pesquisei e tirei o driver de vídeo do processador e deixei no básico que é instalado pela microsoft para testar, ainda me falta jogar algo para testar, pois sempre é assim que dá tela azul.

 

O problema que enfrento é o Video Tdr Failure que só aparece quando estou jogando League of Legends, ontem eu formatei para usando uma iso com todas as atualizações novas e indo para a versão 1803, instalei os drivers tudo, inclusive o da Vega, ai veio o problema, tirei o Driver da Vega e irei testar, mas eu gostaria de saber como solucionar esse problema.

 

Soluções que pensei:

 

1- Deixar sem o driver da Vega.

2- Comprar uma placa de vídeo offboard.

 

Meu pc hoje está assim:

Asus Prime A320M-K/BR

Ryzen 3 2200g

8gb DDR4 Corsair 2400Mhz

CX500

3 hds( 1x500gb, 1x 1Tera e 1x120g)

 

Além disso tenho 1 leitor de dvd e 3 fans no gabinete.

 

Pesquisando achei outro tópico que tinha um link para tópico no site da microsoft em que o usuário disse que trocou a fonte para uma de 650W, eu pelo menos gostaria de receber informações de como posso resolver o meu problema, pois pelo que sei minha fonte é boa e não creio que o problema seja exatamente ela, se a solução é comprar uma placa de vídeo aceito recomendações, pois eu estava pensando em uma 1050 e darei um jeito de conseguir um orçamento para comprar a gpu, mesmo que eu tenha de trabalhar em outra empresa de telefonia e ficar sem jogar.

 

PS: Quando dá tela azul aparece a seguinte descrição do que eu erro: atikmpag.sys, já verifiquei a pasta onde o arquivo ficaria e não tem nada no meu, até baixei da internet e coloquei, também não deu em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Aegir disse:

provavelmente você esta com problema de atualização de BIOS esse modelo de ryzen fica dando telas azuis quando a BIOS ainda esta em modelo que vem com a mobo de fabrica veja isto:

 

 

Interessante saber que meus problemas pode ser relacionado a bios, de fato pensei nesse ponto, só não fiz mesmo com medo de arriscar e acabar a força em minha região, porém como creio que em época de calor não tem nenhum fator da natureza para atrapalhar então posso fazer, atualizar a bios rezando para não ter nenhum fator humano pra ir lá desligar a energia e religar depois.

 

Cheguei a olhar a versão da bios da minha placa-mãe, não lembro qual era, mas comparando com a do site a minha é antiga, pois está na 3xxx e no site já tem a 4xxx, então logo creio que se eu colocar a nova que é a 4011 irá parar os problemas.

 

Bom se eu for realmente me arriscar nesse passo irei fazer usando conexão via internet por ter essa possibilidade.

 

Rezo para dar certo e para não ter que voltar a usar meu Pentium G620 que pretendo vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo @Aegir venho hoje lhe agradecer pelo auxilio e pela recomendação do vídeo também, pois agora vejo que realmente meu problema foi resolvido.

 

Ontem dia 31/08 minha bios estava na versão 3xxx, depois de ver o vídeo fui me arriscar de fazer a atualização de bios por conta própria, instalei a ultima versão que é a 4011, depois de iniciado não mexi com game porque fui assistir, mas um pouco mais tarde tive a chance de testar de novo, deixando com o driver de vídeo básico da microsoft tive problemas de fps, usei um programa de atualizar driver e peguei o driver da vega versão 17, depois de reiniciar teste em game e joguei uma partida de 42min sem nenhuma tela azul se quer.:)

 

Hoje dia 01/09 atualizei a versão do driver da Vega para a mais recente, já joguei uma partida e até agora nada de tela azul.

 

Deixo aqui esse tópico como fonte de pesquisa para outros membros que tenha a mesma placa-mãe que eu.

 

Mobo Asus A320M-K/BR bios na versão 3xxx que vem de fábrica irá dar problema de desempenho e pode ocorrer tela azul como aconteceu comigo, a solução é uma simples atualização que pode ser feita para a ultima versão de bios disponível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @Aegir venho aqui mais uma vez pedir auxilio.

 

Minha placa-mãe está com a bios na versão mais recente que é a 4011, o driver da vega 8 na versão 18.8.1, porém, tive tela azul de novo.

 

Todos os drivers necessários estão instalados, inclusive ao ir instalar um driver da amd no instalador já aparece o restante para instalar tudo de uma vez e já vem a versão mais recente.

 

Tive o mesmo problema, video tdr failure, infelizmente já não sei o que fazer.

 

Não tenho como testar outra fonte porque aqui na minha região ninguém vai ter uma fonte de marca confiável, além disso também não tenho placa de vídeo offboard e achar alguém que empreste vai ser difícil além de só conseguir peça antiga.

 

Como solução para meu problema estou novamente pensando séria mente na compra de uma gpu, mesmo não tendo um monitor já com entrada hdmi, mas essa será a melhor solução ao meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aegir Certo irei tentar os passos.

 

Já até desativei aceleração por hardware.

 

Estou fazendo o passo de desinstalar e o driver de vídeo e instalar novamente, depois irei testar para ver se dará o problema, caso sim, ficará mais complicado de arrumar, no terceiro passo fala de baixar o driver AMD/ATI.

 

Entrando no site da amd eu tenho de baixar o driver apropriado para o processador no caso, então seguindo as linhas para baixar o driver da amd acabo caindo aqui: AMD Ryzen™ 3 2200G Drivers & Support.

 

O AMD/ATI seria o mesmo de vídeo, mas não vem o item necessário para colocar na pasta.

 

Outro fator que vi é que o arquivo era para estar na system32, já no meu não tem nada.

 

Bom cheguei a fazer a formatação recentemente já que ainda tinha os drivers da intel.

 

Enquanto estive digitando aqui, usei a ferramenta de pesquisa do windows, achei o arquivo atikmpag.sys e atikmdag.sys, porém eles estão em pastas diferentes de onde era para estar.

 

O mpag tá em C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\c0331887.inf_amd64_adc4b760c7488e45\B330881 , além de estar presente em outros 2 locais.

 

Já o mdag, também está na mesma pasta e em mais 2.

 

Cada arquivo está com tamanhos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo @Aegir acabo de ter 3 telas azuis durante uma partida de lol que era muito importante, voltei aqui e fiz o passo 3 do link.

 

Em parte tive de pegar o item em outra pasta, que estava dentro da C:/AMD que surgiu no momento da instalação do driver da vega.

 

Conversando com um amigo no chat do lol ele me levantou algumas questões que eu achei interessante, mas não creio que alguma dessas questão interfira no uso.

 

As questões são:

1- Incompatibilidade de ram.

2- Defeito de fabricação da mobo, por ser feita no brasil.

 

Vendo no site do fabricante não encontrei minha memória ram na lista de compatibilidade, minha ram é uma Corsair 2400Mhz 8gb ddr4 CMK8GX4M1A2400C16, que pelo que vi é CL16(tenho duvida nessa parte), mas se tá funcionando não creio que seja problema dela de fato.

 

Não creio ser defeito da mobo, nesse quesito ele menciona como problema por ela ser feita no brasil já que se trata de uma a320m-k/br, ao meu ponto de vista não creio ser defeito dela em si, pois se fosse não creio que iria funcionar por dias numa boa e só daria problema em 1 único jogo.

 

Outro fator que acho interessante citar é que meu pc travou enquanto eu jogava online asphalt 9 e tive que forçar o desligamento.

 

 

Fiz a cópia do arquivo atikmpag e atikmdag para a pasta descrita no site do tutorial, irei testar, se der tela azul estou disposto a ficar sem jogar lol até comprar uma gpu offboard, mesmo que isso seja difícil pra mim que tinha como meta pegar um bom elo esse ano e não terminar prata mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dando mais uma olhada na net achei isto acho que vale a pena olhar:

https://www.reviversoft.com/pt/blog/2012/12/video-tdr-failure/

 

agora, você esta usando o vídeo onboard Vega de seu CPU correto!

tenta fazer um stress teste no seu PC e verifica se tudo esta funcionando nos conformes, isto pode lhe trazer um indicio de onde esta o problema.

 

verifique temperaturas do CPU a fim de saber se não e este mal que esta lhe assolando.

 

tente fazer um teste baixe as frequências das memórias para o básico 2166 se não me engano no ddr4 e verifique se ainda apresenta o problema, sei que Vega se beneficia de quanto mais Clock sua memória tiver mas o teste não custa nada e se der certo ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aegir Fiz o passo 3 do outro link e a tela azul voltou.

 

Fiz o download do FurMark para testar, rodei por pouco tempo e não deu problema algum, depois irei refazer o teste por mais tempo.

 

Usando o furmark tem como baixar o gpu-z, fiz o procedimento e recebi uma tela azul com outro erro diferente, assim que o pc reiniciou fiz dar tela azul de novo só pra trazer uma foto do programa.

 

Configurei o lol com qualidade personalizada, na qual coloquei baixa, média, baixa e desativado, além de travar o fps em 80, ainda irei testar mais assim para ver se dá erro.

 

Quanto a parte de vídeo, sim ainda uso o integrado, mas irei guardar dinheiro e comprar uma gpu offboard, pois assim não usarei o driver de vídeo do processador que pode ser o causador disso tudo.

 

A ram coloquei em 2133Mhz.

 

Aqui a foto do gpu-z.

IMG_20180906_050907449.thumb.jpg.0729169fe93c10b25b6cbaeb9aac60a9.jpg

 

 

 

Teste de ram por meio do sistema, tudo ok.

 

Memtest ok.

 

Temperatura depois dos testes de ram na bios marca 42ºC e caindo, baixei programa para ver a temperatura e ao meu ver está normal.

 

Esse é da cpu e mobo, ao lato é as voltagens.1016072865_temperaturacpuemobo.thumb.jpg.3b999ebce808922318850548254f2c73.jpg

 

Esse é da gpu:

gpu.thumb.jpg.881b01c986b4008393982b30c7a61503.jpg

 

 

Não sei se vale algo, mas, eu já fiz 2 render com esse processador e assisti ao mesmo tempo, não travou e nem deu tela azul, inclusive os vídeos estão on no meu canal, é estranho esses problemas só agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo @Aegir tive tela azul jogando the crew, de madrugada quando entrei na bios tava 51ºC, agora a noite por volta das 20:00h tive de novo, depois entrou tudo normal, fui jogar e bem rápido sai do game e abri o speccy que baixei justamente pra isso.

 

1201157482_cputemp..thumb.jpg.ff16a9c1c053cc39b8802498f799cd32.jpg

 

League eu joguei um tempão e nada, a memória ram inclusive voltei aos 2400mhz e o problema surgiu no the crew como tela azul, no watch dogs apareceu uma tela cheia de riscos coloridos e não deu tela azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom amigos, depois de muito tempo e muita pesquisa voltei hoje para dizer que solucionei o problema.

 

Vamos lá.

 

Solução:

 

Pesquisei bastante sobre o Video TDR Failure e em minhas pesquisas acabei caindo no fórum da própria amd, onde todo mundo relatava o mesmo problema e inclusive tinha até um membro lá que citou uma possível solução e eu segui, meio arriscado, porém eu fiz.

 

A solução para o problema seria trocar a ram por uma nova, pois bem como todos aqui sabem eu tinha comprado a Corsair LPX 8gb 2400Mhz modelo CMK8GX4M1A2400C16, e tal ram não consta na lista de suporte da Asus Prime A320M-K/BR.

 

Recentemente comprei uma ram nova, peguei uma Kingston HyperX Fury 8gb 2400Mhz modelo HX424C15FB2/8, instalei essa ram segunda feira dia 5/11/2018.

 

De inicio deixei as duas rams juntas, porém na noite de segunda para terça surgiu 2 telas azuis, uma jogando lol e outra baixando atualização de driver, então desliguei o pc para dormir e mais tarde ligaria de novo, pois bem, removi a ram da corsair e deixei só da HyperX, hoje dia 8/11/2018 relato que até o momento não surgiu nenhuma tela azul, visto que joguei na noite de 7/11 para 8/11 e foram várias partidas seguidas.

 

De forma resumida.

 

Se tens uma Ram da corsair modelo CMK8GX4M1A2400C16 e ela não consta na lista de suporte da mobo, poderá ocorrer problemas, o recomendado é pegar uma ram que esteja na lista de suporte assim como ocorreu comigo e outras pessoas que também usa a mesma configuração.

 

Por favor algum adm, se possível encerre o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 08/11/2018 às 14:53, Elder Nauvirth disse:

Bom amigos, depois de muito tempo e muita pesquisa voltei hoje para dizer que solucionei o problema.

 

Vamos lá.

 

Solução:

 

Pesquisei bastante sobre o Video TDR Failure e em minhas pesquisas acabei caindo no fórum da própria amd, onde todo mundo relatava o mesmo problema e inclusive tinha até um membro lá que citou uma possível solução e eu segui, meio arriscado, porém eu fiz.

 

A solução para o problema seria trocar a ram por uma nova, pois bem como todos aqui sabem eu tinha comprado a Corsair LPX 8gb 2400Mhz modelo CMK8GX4M1A2400C16, e tal ram não consta na lista de suporte da Asus Prime A320M-K/BR.

 

Recentemente comprei uma ram nova, peguei uma Kingston HyperX Fury 8gb 2400Mhz modelo HX424C15FB2/8, instalei essa ram segunda feira dia 5/11/2018.

 

De inicio deixei as duas rams juntas, porém na noite de segunda para terça surgiu 2 telas azuis, uma jogando lol e outra baixando atualização de driver, então desliguei o pc para dormir e mais tarde ligaria de novo, pois bem, removi a ram da corsair e deixei só da HyperX, hoje dia 8/11/2018 relato que até o momento não surgiu nenhuma tela azul, visto que joguei na noite de 7/11 para 8/11 e foram várias partidas seguidas.

 

De forma resumida.

 

Se tens uma Ram da corsair modelo CMK8GX4M1A2400C16 e ela não consta na lista de suporte da mobo, poderá ocorrer problemas, o recomendado é pegar uma ram que esteja na lista de suporte assim como ocorreu comigo e outras pessoas que também usa a mesma configuração.

 

Por favor algum adm, se possível encerre o tópico.

Eis a questão, eu tenho a mesma MOBO, e a mesma memoria CMK8GX4M1A2400C16R, a minha só é (Red) e nunca tive problemas de tela azul, tenho somente 1 pente de 8gb agora quero comprar outro mais depois do seu relato estou com pé atrás, unica diferença é que eu não uso vídeo on board, más eu acho que não tive esses problemas por conta de atualizações da Bios. Mais alguém que tenha essa MOBO e essa memoria para compartilhar ?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...