Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu me mudei e no bairro em que estou morando com frequência falta energia. Quando falta, ela cai por várias vezes seguidas em poucos minutos até ficarmos sem luz por horas. Por várias vezes eu achei que o HD tinha ido embora, mas em todas bastou reparar a inicialização do Windows. Mesmo assim, o SO passou a iniciar mais lentamente e, às vezes, dá erro em alguns programas. Finalmente, na semana passada, um dos meus pentes de memória queimou.

Eu sou leigo no assunto e queria uma indicação de no-break. Pelo preço, eu pensei no No-break APC 700VA BZ700BI-BR.

Ligados em um filtro de linha SMS Protector Clean Energy, de oito tomadas, eu tenho:

- Fonte Corsair CX430;

- Monitor de 20" Samsung SyncMaster;

- Cable-modem Humax;

- Caixas de som Creative; e

- Impressora multifuncional HP.

Além da indicação de um no-break adequado ao meu setup, eu queria saber se é seguro e faria sentido plugar o meu filtro de linha em uma das tomadas de um no-break.

Obrigado.

Postado

@Herweg Esse nobreak escolhido vai ajudar, mas vai atrapalhar e estragar sua fonte.

Vendo no site do fabricante diz que ele usa onda "Senoidal Aproximada", além de que segundo o site diz isso aqui também:

Citação

Proteção contra sobrecarga

protege o estabilizador, desligando- o automaticamente em casos de sobrecarga

O melhor nobreak para seu pc é um senoidal puro que é mais caro que esse escolhido e nobreak é igual fonte de pc, não compra por preço.

Citação

(...) eu queria saber se é seguro e faria sentido plugar o meu filtro de linha em uma das tomadas de um no-break.

Se as tomadas são do mesmo conector adequado pode sim, até porque iria usar a conexão de energia do mesmo jeito.

Se não me engano só impressora que não se deve ligar no nobreak.

PS: Tenho pouco conhecimento nesse assunto de nobreak, mas ajudo com o que sei e aprendo um pouco mais lendo respostas de outros amigos que entendem.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Elder Nauvirth Você ajudou sim, eu te agradeço.

Mas, já que eu terei de comprar um no-break senoidal puro --- e pagar bem mais caro por isso ---, peço aos foristas uma sugestão das melhores marca e modelos para o meu setup (acima).

Eu também preciso confirmar se a impressora realmente não deve ser ligada ao no-break.

Obrigado, desde já.

• Membro VIP
Postado
Em ‎01‎/‎09‎/‎2018 às 01:50, Herweg disse:

......  Eu sou leigo no assunto e queria uma indicação de no-break. Pelo preço, eu pensei no No-break APC 700VA BZ700BI-BR.

Ligados em um filtro de linha SMS Protector Clean Energy, de oito tomadas, eu tenho:

- Fonte Corsair CX430;

- Monitor de 20" Samsung SyncMaster;

- Cable-modem Humax;

- Caixas de som Creative; e

- Impressora multifuncional HP.

Raciocine comigo...

Esse no-break é capaz, segundo seu fabricante, de entregar somente 350 Watts

Queres com ele alimentar uma fonte capaz de entregar 430 Watts (demandaria 430/0,8 = 537 Watts) além do monitor (mais uns 70 Watts), impressora com mais 60 Watts e mais uma ou outra  coisinha.. Chegando ai nos 537 + 70 + 60 = 667 Watts

Tu achas realmente que um dispositivo que entrega 350 Watts vai poder entregar 667 Watts????

Nem necessita saber nada sobre isso é puro bom senso e leitura.....

Além do que esse no-break é um modelo de onda retangular e com estabilizador interno... Vão ajudar a aniquilar com sua fonte..

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 12/09/2018 às 19:21, faller disse:

Tu achas realmente que um dispositivo que entrega 350 Watts vai poder entregar 667 Watts????

Nem necessita saber nada sobre isso é puro bom senso e leitura.....

Sim, "leitura", porque eu realmente não li que ele somente entregava isso. Além do mais, estou limitado a uma tela minúscula... mas, enfim, não adianta dar desculpas.

😐

Encontrei outro, senoidal puro, pelo qual eu poderia pagar (o modelo de 1500VA, com 5 tomadas):

https://www.kabum.com.br/produto/97127/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-usm1500bi-115-24vdc-ng-27572

Mais informações, do site do fabricante:

http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquivo_hd_familia.asp?familiaID=N055

Postado

@Herweg Esse SMS de 1500VA aparenta ser melhor, mas se ver as especificações no site da kabum lá diz que tem estabilizador interno, uma das coisas que tem de fugir.

O amigo @faller entende mais que eu, e talvez eu esteja correto nessa parte do estabilizador interno ajudar a prejudicar equipamento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim esse no-break dai gera tensão de saída no formato senoidal puro, o que é ótimo. O mal dele é ainda se valer internamente de um maldito estabilizador totalmente desnecessário e prejudicial a fonte de seu PC..

• Curtir 2
Postado
Em 01/10/2018 às 10:05, faller disse:

Sim esse no-break dai gera tensão de saída no formato senoidal puro, o que é ótimo. O mal dele é ainda se valer internamente de um maldito estabilizador totalmente desnecessário e prejudicial a fonte de seu PC..

1) 1500VA entrega quantos watts? Não consta nada no site da SMS, nem no manual do produto, mas eu acredito que um pouco menos de 1000W, correto?

2) Eu encontrei um outro no-break, que eu acho que seria o ideal:

https://nhs.com.br/produto/nobreak-premium-pdv-1000-1000va/

Mais informações:

https://www.nhs.com.br/wp-content/uploads/2015/11/761159-_Manual_Técnico_Pr._PDV_Senoidal_1000VA-R00_curvas-1.pdf#page=1&zoom=auto,-37,1026

É o único modelo da NHS que não fala, em "Características Gerais", em "estabilizador interno", mas sim em "estabilidade". Eu acho que já li um comentário do @faller sobre isso, mas não me recordo do tópico. Há versões de 1000VA e 1500VA, mas eu não encontrei o exato modelo em nenhum site de vendas, apenas variações distantes do apresentado no site oficial da marca.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Herweg disse:

1) 1500VA entrega quantos watts? Não consta nada no site da SMS, nem no manual do produto, mas eu acredito que um pouco menos de 1000W, correto?

2) Eu encontrei um outro no-break, que eu acho que seria o ideal:

https://nhs.com.br/produto/nobreak-premium-pdv-1000-1000va/

Mais informações:

https://www.nhs.com.br/wp-content/uploads/2015/11/761159-_Manual_Técnico_Pr._PDV_Senoidal_1000VA-R00_curvas-1.pdf#page=1&zoom=auto,-37,1026

É o único modelo da NHS que não fala, em "Características Gerais", em "estabilizador interno", mas sim em "estabilidade". Eu acho que já li um comentário do @faller sobre isso, mas não me recordo do tópico. Há versões de 1000VA e 1500VA, mas eu não encontrei o exato modelo em nenhum site de vendas, apenas variações distantes do apresentado no site oficial da marca.

Quanto a pergunta 1) Seu fp é de 0,65 como citado naquele paper que você postou, na última página.

Esse dai: http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquiv

o_hd_familia.asp?familiaID=N055

Ai para saber quantos Watts esse de 1500 oferece é só fazer. Potência = 1.500 VA x 0,65 = 975 Watts..

Quanto a pergunta 2) Esse no-break da NHS não é um no-break de dupla conversão (pois tem tempo de comutação, o que é característica dos no-breaks interativos). É só olhar nas características onde diz: Tempo de acionamento do inversor = 0,8 mS

No-breaks de dupla conversão jamais desligam seus inversores e na hora da falta da energia comercial eles, os inversores não necessitam ser ligados pois já estarão...

Ele tem estabilizador interno sim e isso é declarado onde se lê: Estágios de regulação = 4

Ou seja, é só ler para se perceber...

Ou seja.. è equivalente àquele da SMS mostrado, só que esse é de apenas 600 Watts. Ambos no-break interativos com geração senoidal pura..

Postado

@faller, há também a versão de 1500VA desse NHS, como eu havia dito. Quanto à compreensão das características do aparelho, inversor, estágio de regulação, etc., falta a mim conhecimento técnico para tanto. Eu nem me meti à besta a ler, usei o atalho Ctrl+F e procurei por estabilizador interno e afins. Quando eu abri o tópico, sequer sabia o que era onda senoidal.

Mas, enfim, eu vou ficar com o SMS mesmo. É o que me melhor atende por enquanto.

Agradeço muito a você e ao @Elder Nauvirth.

• 6 meses depois...
Postado

Hoje, após apenas seis meses de uso, houve uma queda de luz de um segundo e a única coisa que desligou aqui em casa foi justamente o no-break --- junto com o computador, monitor e modem. Ao longo desses seis meses houve faltas de luz mais demoradas, de algumas horas inclusive, e o no-break permaneceu ligado, sem problemas.

Eu respeitei a potência dele, nunca o desliguei da tomada, etc.. O que poderia ser? A bateria já está indo embora?

Enfim, agora eu serei obrigado a enfrentar a assistência técnica e toda aquela demora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!