Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

comprei um mini  torno manrod mr 301  dia ele levou um tombo de 30 cm nem foi tão forte , parou de funcionar   mas o painel dele funciona normalmente, o botão de emergência funciona normal , conferi as escovas do motor , estão boas.

quando giro a castanha o mostrador conta os rpm certinho,  eu conferir no multimetro se está passando corrente nos tres fios do motor, eu tirei o motor para ter certeza que eram os tres fios dele mesmo e não está passando corrente para o motor, se eu soubesse ligar ele direto na tomada e testar eu faria isso mas eu não sei  são tres fios azul amarelho com verde e marron, ele é 220v o multimetro mostra que não está passando corrente , más quando eu mexo na chave de ligar o motor no sentido horario e antiorario eu sinto um certo peso nele quando giro na mão, dependendo do lado que eu ligo a chave seletora, eu estou achando que o problema é nesse circuito das fotos que não esta mandando energia para o motor acionar,alguem saberia me dizer o que pode ser ? me ajudar a consertar

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.07 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.07.jpeg

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.06.jpeg

Postado

Ola.

Só lembrando que os motores desses mini tornos são de corrente contínua, então nem pense em testar eles diretamente na fiação da rede elétrica residencial.

Nessa placa de controle existe um conversor AC/DC , um controlador PWM para ajustar a velocidade e uma chave para inverter o sentido de rotação.

Se voce diz que o motor 'parece' pesar quando liga em algum sentido de rotação pode significar que o controlador de velocidade esteja avariado e não está mandando tensão ou corrente suficiente.  

'_'

Postado

Sobre o botão de parada de emergência: Trata-se (na maioria dos casos) de um sistema modular onde se tem o acionador (botão ) e bloco de contatos. Sua montagem costuma ser por encaixe, sem uso de parafusos, apenas linguetas flexíveis. Desmonte e remonte esse botão com cuidado.

Boa sorte.

Postado
5 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

Só lembrando que os motores desses mini tornos são de corrente contínua, então nem pense em testar eles diretamente na fiação da rede elétrica residencial.

Nessa placa de controle existe um conversor AC/DC , um controlador PWM para ajustar a velocidade e uma chave para inverter o sentido de rotação.

Se voce diz que o motor 'parece' pesar quando liga em algum sentido de rotação pode significar que o controlador de velocidade esteja avariado e não está mandando tensão ou corrente suficiente.  

'_'

como eu identifico o regulador de velocidade na placa e como testar ele, eu nao sabia que o motor era de corrente continua então eu tinha testado ele usando o multimetro na escala de corrente alternada , sera que foi por isso que não mostrou corrente nenhuma passando? problema agora que eu emprestei o multimetro terei que esperar para fazer os testes de novo,  aquela chave que regula a velocidade o resistor variavel eu testei ela esta funcionando perfeitamente. a chave de ligar e desligar eu nao sei testar são muitos fios , ela tem tres movimentos um neutro no meio e dos lados cada um roda pra um lado

• 2 semanas depois...
Postado

tenho  mais certeza agora que é mal contato  eu tava filamndo ele eu ia usar o multimetro mas ele ligou um tempo depois parou  depois deu uma giradinha  não estou conseguindo achar o local do mal contato, se as ppessoas certas me ajudarem  eu tenho certeza que consigo arrumar sem ter q gastar

Postado
Em 03/09/2018 às 15:15, ISO9K disse:

Pode ser problema na chave, e de uma olhada nos fios de conexão da placa de potência.

Já apertou esses parafusos da placa de controle??

Postado
Em 17/09/2018 às 18:32, ISO9K disse:

Já apertou esses parafusos da placa de controle??

Teria que dar uma olhada também na parte cobreada da placa de controle/potencia e ver se não tem solda fria ou alguma ilha solta de conexão dos fios.

• 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...