Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Como contar as horas uteis de um carro parado na oficina


Posts recomendados

Bom dia, como sou leigo no assunto, não sei bem desenvolver o que preciso. Estou desenvolvendo uma planilha em que consta data e hora de entrada e saida de um caminhão na oficina mecânica. Por meio disto preciso calcular a quantidade de horas que ele ficou parado para chegar ao resultado de disponibilidade semanal deste equipamento.

A carga horária da empresa é de 7h as 17h, porém há 1 hora de almoço, o que nos trás a 9 horas úteis por dia, sendo que as sextas feiras o horário de expediente é de 7:00 as 16:00, com 1 hora de almoço também (porém caso exista uma complexidade por parte disso, a fórmula pode ser baseada como se na sexta fosse um dia normal).

 

Nas minhas pesquisas pela internet encontrei está fórmula que não me atende 100% devido ela ser destinada a uma jornada de 10h por dia.

 

=(DIATRABALHOTOTAL(G8;H8;FERIADOS!A3:A14)-2)*10/24+MÁXIMO(0;17-MÁXIMO(MOD(G8;1)*24;7))/24+MÁXIMO(0;MÍNIMO(MOD(H8;1)*24;17)-7)/24

 

Para simplificar, estou anexando a planilha em anexo com esta fórmula aplicada, conto com a colaboração de todos.

Correção Controle de Manutenções e Disponibilidade de Frota.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Experimente:

 

=((DIATRABALHOTOTAL(G8;H8;FERIADOS!$A$3:$A$14)-2)*9+SE(MOD(G8;1)*24<12;17-MOD(G8;1)*24-1;17-MOD(G8;1)*24)+SE(MOD(H8;1)*24<12;17-MOD(H8;1)*24-1;17-MOD(H8;1)*24)-DIATRABALHOTOTAL.INTL(G8;H8;"1111011";FERIADOS!$A$3:$A$14))/24

Se o resultado não for o esperado disponibilize nova amostra do seu arquivo com apenas a planilha FERIADOS e outra planilha com todas as variações de datas e horários de início e fim possíveis de ocorrer e com o resultado esperado para cada caso.

 

dicas:

1. não mescle células; células mescladas são desnecessárias/inúteis em 99,99% dos casos e ainda podem provocar erros em fórmulas e em macros

2. não deixe linhas vazias entre os dados da tabela, isso limita a aplicação de recursos//ferramentas do Excel

 

Se caso você precisar disponibilizar nova amostra do seu arquivo por gentileza observe as dicas acima.

 

obs. considerei o horário de trabalho das 7 às 12 e das 13 às 17h e às sextas-feiras até 16h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Desmembrei em 4 partes a fórmula que passei antes, conforme abaixo. Por favor cole cada fórmula em uma célula vazia e informe qual delas apresenta erro.

 

=DIATRABALHOTOTAL(G8;H8;FERIADOS!$A$3:$A$14)-2
=SE(MOD(G8;1)*24<=12;17-MOD(G8;1)*24-1;17-MOD(G8;1)*24)
=SE(MOD(H8;1)*24<12;17-MOD(H8;1)*24-1;17-MOD(H8;1)*24)
=DIATRABALHOTOTAL.INTL(G8;H8;"1111011";FERIADOS!$A$3:$A$14)

E faça o teste com esta também.

=DIATRABALHOTOTAL.INTL(G8;H8;1;FERIADOS!$A$3:$A$14)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde @Pedrorocha93

 

Apliquei a formula que o Osvaldo postou na tua planilha e ela não apresentou erro.

 

Confira na planilha e dê retorno.

 

Não se esqueça de clicar em Curtir na resposta do Osvaldo e na minha.

 

[]s

 

 

06_09_18_Correção Controle de Manutenções e Disponibilidade de Frota.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, segui com os testes aqui, eu colo a fórmula e ela não interage com a planilha, fica apenas escrita. Assim que eu clico no corpo dela e clico enter novamente ela informa que "a fórmula digitada contém um erro". Acusou com todas as 4 partes que foram desmembradas. Será que há algum problema pelo fato do Excel ser 2007?

adicionado 8 minutos depois

@Patropi fiz download da sua planilha, ela vem com um número, mas assim que clico em enter na fórmula ou escrevo qualquer valor no campo das datas me apresenta o erro #NOME?. Fui até "mostrar etapas do calculo" e me parece que o erro está vindo de "NETWORKDAYS.INTL". Na fórmula do @osvaldomp ela vem escrita como "DIATRABALHOTOTAL.INTL" Mas o Excel aparentemente não consegue ler essa fórmula. Alguma sugestão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Pedrorocha93 disse:

... eu colo a fórmula e ela não interage com a planilha, fica apenas escrita.

Talvez a célula esteja formatada para Texto

Assim que eu clico no corpo dela e clico enter novamente ela informa que "a fórmula digitada contém um erro".

Você testou em outras máquinas?

Acusou com todas as 4 partes que foram desmembradas. Será que há algum problema pelo fato do Excel ser 2007?

A função DIATRABALHOTOTAL.INTL está disponível somente a partir da versão 2010 do Excel, porém as demais deveriam funcionar no XL 2007.

adicionado 8 minutos depois

@Patropi...o erro está vindo de "NETWORKDAYS.INTL".

@osvaldomp Estranho pois essa sintaxe é da versão em Inglês.

 

 

Reiterando abaixo o que comentei antes.

Em 05/09/2018 às 14:37, osvaldomp disse:

Se o resultado não for o esperado disponibilize nova amostra do seu arquivo com apenas a planilha FERIADOS e outra planilha com todas as variações de datas e horários de início e fim possíveis de ocorrer e com o resultado esperado para cada caso.

 

dicas:

1. não mescle células; células mescladas são desnecessárias/inúteis em 99,99% dos casos e ainda podem provocar erros em fórmulas e em macros

2. não deixe linhas vazias entre os dados da tabela, isso limita a aplicação de recursos//ferramentas do Excel

 

Se caso você precisar disponibilizar nova amostra do seu arquivo por gentileza observe as dicas acima.

 

obs. considerei o horário de trabalho das 7 às 12 e das 13 às 17h e às sextas-feiras até 16h

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, osvaldomp disse:

 

 

 

Reiterando abaixo o que comentei antes.

 

 

As células não estão como texto.

 

Existe alguma forma de chegar a algum resultado sem a fórmula "DIATRABALHOTOTAL.INTL"?

 

Pois como sou empregado da empresa fico limitado ao Excel 2007 utilizado por eles. 

 

Amanhã farei mais algumas tentativas.

 

Continuo agradecendo toda atenção que vem dando a minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, deciog disse:

@Pedrorocha93 , Bom Dia.

 

Você pode anexar o modelo com preenchimento dos campos para que possamos fazer a formula correta, fica mais fácil

 

Decio

 

Segue em anexo a planilha com algumas informações referentes a primeira semana.

Correção Controle de Manutenções e Disponibilidade de Frota.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedrorocha93

 

Segue confere se desta forma atende seu projeto, caso tenha erro poste novamente com o resultado esperado

 

Se foi útil clica no curtir é uma forma de agradecimento pela ajuda

 

Decio


 

1536680650752_Correção Controle de Manutenções e Disponibilidade de Frota Decio.xlsx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deciog infelizmente os resultados não estão batendo com o esperado. Em determinados momentos o cálculo excede o esperado. Talvez eu não tenha sido claro. Precisava de uma fórmula para descontar 1 hora por dia do calculo total, independente da hora de entrada e saída do caminhão. E na sexta feira esse decréscimo seria de 2 horas, para atingir o total de 44 horas semanais. Por exemplo, se um caminhão deu entrada no dia de hoje as 7:00AM e saiu as 10:00AM teoricamente a permanência dele foi de 3 horas certo? Mas como devo descontar 1 hora de almoço e não se pode estipular um horário fixo para o almoço(ou pode?), a fórmula deveria me retornar 2 horas de permanência. Não sei se minha visão está correta, me corrijam se estive errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei a liberdade de fazer uma alteração na fórmula e funcionou. No seguinte valor negritado.

 

=SE(G14="";"";(DIATRABALHOTOTAL(G14;H14;FERIADOS!$A$3:$A$14)-2)*SE(TEXTO(INT(G14);"ddd")="sex";8;9)/24+MÁXIMO(0;17-MÁXIMO(MOD(G14;1)*24;7))/24+MÁXIMO(0;MÍNIMO(MOD(H14;1)*24;17)-9)/24)

 

Porém a sexta feira não retorna o valor desejado. Precisava qu e neste dia fosse descontado 2 horas do tempo de permanência do veículo. Mesmo assim agradeço muito pela atenção dada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!