Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, por causa de um trabalho academico acabei criando um sensor de PH, porém cada variação que tenho no pH corresponde a 1 V, por exemplo 7 ph=7v. 

O meu problema é que quero passar essa leitura para o arduino, porém o arduino Uno só faz leituras até  5v, e mexer no circuito complicaria muito.

Queria saber se tem alguma forma de baixar essa tensão  de uma maneira mas simples.

Circuito:https://www.google.com.br/amp/blog.novaeletronica.com.br/circuito-medidor-de-ph-para-multimetro-digital/amp/

Postado
1 minuto atrás, Lucas Miranda de Carvalho disse:

Provavelmente n vou ter leituras acima de 10 ph(com o divisor 5v), mas eu conseguiria abaixar mais?

Como assim?

è só fazer o que diz no site, veja:

Citação

Meça a tensão entre + saída e terra.
Ajuste o potenciômetro de zero até o voltímetro dar uma leitura de zero volt (ou o mais próximo a zero).
Agora ligar a entrada da sonda de pH com uma fonte de tensão de 413 mV.
Você pode usar um potenciômetro para fazer uma simples fonte de tensão 413 mV.
Depois de conectar a entrada de 413 mV , medir a saída + e terra usando o voltímetro digital e você deve ler 7,00 volts. Se não, então ajuste o potenciômetro até chegar o mais próximo leitura para 7,00 volts.

Os 413mV é uma referência para o PH7, no seu caso ao invés de ajustar o potenciômetro para 7V coloque um valor abaixo de 5V para o Arduino reconhecer.

Depois na hora da programação é só você dizer que aquele valor que você colocou significa sete.

Esqueça o divisor de tensão que eu mencionei antes, eu não tava conseguindo abrir site do circuito, consegui agora e vi que assim é bem mais simples.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...