Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como apontar domínio da HostGator para VPS da Hostinger?


Posts recomendados

Bom dia.

 

É a minha primeira vez mexendo com domínio e hospedagem. Já li bastante coisa a respeito mas ainda não consegui entender o que eu tenho que fazer pra fazer isso funcionar.

 

Tenho um site hospedado no VPS, feito em React e disponibilizado pelo VestaCP, e quero que o domínio aponte para o site. Tenho um xxx.com.br e um xxx.mobi, que foi criado para ser usado com esse site.

 

Eu tenho essas opções no site do HostGator (nameservers 1 e 3 já existiam, os outros eu criei):

 

Spoiler

1362241500_ScreenShot2018-09-12at09_31_26.thumb.png.bab5dc871ce107689b88ae11bdd0c562.png

 

Spoiler

242498183_ScreenShot2018-09-12at09_41_41.thumb.png.853df278ab6e587c47b8acc06dfa7327.png

 

As únicas opções que eu tenho no VPS relativos a domínio e DNS são as seguintes, onde os textos borrados são o IPv4 e o IPv6 do VPS:

 

Spoiler

967395622_ScreenShot2018-09-12at10_12_06.png.8444c0e5a324f65e5cf950fbe6776c05.png

 

Primeiro entrei em contato com o suporte do HostGator. Eles responderam o seguinte:

 

Citação

como tens apenas o dominio aqui voce pode pedir a eles as DNS da sua VPS e nos apontamos daqui para as DNS dela sem a necessidade de fazer apontamento na zona

 

Ainda não sei qual é o DNS do meu VPS, ou se tem um. Em seguida, entrei em contato com o suporte do Hostinger. Eles me passaram uns tutoriais mas nenhum se aplicava ao meu caso. Descobri esse por conta própria e segui o método 2. Depois de não resolver, voltei a falar com o Hostinger. Eles me responderam o seguinte:

 

Citação

você pode fazer um apontamento tipo A para o IP da sua VPS que é: xxx.xxx.xxx.xxx

 

Perguntei como fazer isso e eles me responderam:

 

Citação

você pode alterar a zona DNS do domínio em si para esse IP que será apontado para a sua VPS

nesse caso, você teria que ver onde está o seu domínio e alterar por lá daí!

como você me mandou anteriormente, eles pediram a zona DNS da vps, é esse IP xxx.xxx.xxx.xxx pode pedir para eles alterarem lá para você!

 

Em seguida, abri um ticket com o HostGator para fazer isso e me perguntaram:

 

Citação

Mas Qual DNS é o correto a ser informado nos Names Servers, pois como esta atualmente não esta correto.

E o apontamento para o IP não será preciso , caso um dos DNS acima foram do seu VPS.

 

Eu respondi que era o meu IP, como havia sido informado acima. Eles me responderam o seguinte:

 

Citação

Nesse caso será preciso verificar com o provedor que contratou o seu VPS, pois para que seja funcional, os DNS devem estarem criados dentro do servidor de seu VPS.

Pois mesmo que alterar os DNS no domínio, e se esses DNS não existirem dentro do servidor, o dominio não estará sendo redirecionado para nenhum lugar.

 

Fiquei sem entender coisa alguma. Um manda para o outro que manda de volta para o primeiro.

O que fazer?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Alan Ritter o que você precisa fazer é o seguinte:

 

Você precisa usar o servidor DNS do provedor que contratou o domínio para poder gerenciar a zona DNS a partir dele e não apontar para um nameserver, para isso você precisaria hospedar o seu próprio servidor DNS. Você não sabe quais são os nameservers do seu VPS justamente porque ele não possui nenhum.

 

Faça o seguinte:

 

1. Retorne o servidor DNS para o padrão na HostGator;

2. Acesse a zona DNS, que é o lugar onde você cria os registros A, AAAA, CNAME, etc (na HostGator);

3. Crie um registro DNS do tipo A apontando para o IPv4 do seu VPS na Hostinger, caso queira apontar para o IPv6, crie do tipo AAAA;

4. Aguarde a propagação.

 

Como alternativa, você pode usar o servidor DNS da CloudFlare e preencher as zonas da mesma forma, na minha experiência a propagação na CloudFlare é mais rápida.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, navegantenarede disse:

@Guilherme Alan Ritter o que você precisa fazer é o seguinte:

 

Você precisa usar o servidor DNS do provedor que contratou o domínio para poder gerenciar a zona DNS a partir dele e não apontar para um nameserver, para isso você precisaria hospedar o seu próprio servidor DNS. Você não sabe quais são os nameservers do seu VPS justamente porque ele não possui nenhum.

 

Faça o seguinte:

 

1. Retorne o servidor DNS para o padrão na HostGator;

2. Acesse a zona DNS, que é o lugar onde você cria os registros A, AAAA, CNAME, etc (na HostGator);

3. Crie um registro DNS do tipo A apontando para o IPv4 do seu VPS na Hostinger, caso queira apontar para o IPv6, crie do tipo AAAA;

4. Aguarde a propagação.

 

Como alternativa, você pode usar o servidor DNS da CloudFlare e preencher as zonas da mesma forma, na minha experiência a propagação na CloudFlare é mais rápida.

 

 

 

Obrigado pelo resposta! Se eu entendi bem, se eu fizer pelo CloudFlare não preciso fazer no HostGator? Porque, até onde eu vi, eu não tenho acesso à zona DNS no HostGator. Creio que só posso fazer isso com o suporte, e eles já conseguiram não me entender uma vez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Alan Ritter você tem a escolha de usar o servidor DNS que quiser, mas todo provedor de domínio oferece um servidor DNS próprio para você configurar a zona DNS (os registros A, CNAME, etc).

 

Você precisa marcar a opção de usar servidor DNS padrão para poder gerenciar a zona DNS.

 

image.png.02098271e5fd698bcb4d802ace15de69.png

 

Depois de marcar pra usar o DNS padrão, você deverá ter a opção para editar a zona DNS e criar um registro do tipo A ou AAAA apontando para o IP do seu VPS.

 

O mesmo aconteceria se você usasse o servidor DNS da CloudFlare, você apontaria para os nameservers da CloudFlare, por ex: ns1.cloudflare e ns.cloudflare, e lá você teria a opção para gerenciar a zona DNS, criar registros, etc.

 

Eu não tenho um domínio na HostGator para te enviar o passo a passo, porque prefiro registrar o domínio em outras empresas, a HostGator geralmente é mais cara para o registro de domínio...

 

Mas basicamente, para obter acesso ao gerenciador de zona DNS, você precisa usar o servidor DNS do provedor que registrou o domínio.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, navegantenarede disse:

@Guilherme Alan Ritter você tem a escolha de usar o servidor DNS que quiser, mas todo provedor de domínio oferece um servidor DNS próprio para você configurar a zona DNS (os registros A, CNAME, etc).

 

Você precisa marcar a opção de usar servidor DNS padrão para poder gerenciar a zona DNS.

 

image.png.02098271e5fd698bcb4d802ace15de69.png

 

Depois de marcar pra usar o DNS padrão, você deverá ter a opção para editar a zona DNS e criar um registro do tipo A ou AAAA apontando para o IP do seu VPS.

 

O mesmo aconteceria se você usasse o servidor DNS da CloudFlare, você apontaria para os nameservers da CloudFlare, por ex: ns1.cloudflare e ns.cloudflare, e lá você teria a opção para gerenciar a zona DNS, criar registros, etc.

 

Eu não tenho um domínio na HostGator para te enviar o passo a passo, porque prefiro registrar o domínio em outras empresas, a HostGator geralmente é mais cara para o registro de domínio...

 

Mas basicamente, para obter acesso ao gerenciador de zona DNS, voucê precisa usar o servidor DNS do provedor que registrou o domínio.

 

 

Obrigado novamente pela resposta! Dei mais uma pesquisada e finalmente achei um vídeo que confirma algo que eu já desconfiava: não é possível configurar a zona DNS somente com o domínio contratado na HostGator. O vídeo também fala que, pra fazer isso, eu tenho que entrar em contato com o suporte. Eu faria isso novamente e explicaria para eles a situação com mais informações, mas...

 

Eu criei uma conta no CloudFlare pra ver o que que acontecia. Veio um passo a passo pra fazer exatamente aquilo que eu precisava! Eu criei os registros A para @ e www e depois recebi os nameservers do CloudFlare, que eu inseri no DNS personalizado do HostGator.

 

Acho que dessa vez vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Alan Ritter que estranho, mas pior que parece que é isso mesmo, vi nesse vídeo da própria HostGator, e aparentemente no painel de domínio deles não tem uma opção para gerenciar os registros DNS (zona DNS).

 

Até entrei em contato com o atendimento de lá pra confirmar, e é isso mesmo. Mais um motivo para não registrar domínios lá. 

 

Ah, para acompanhar a propagação você pode usar um programa como dig ou nslookup. Esse site também te ajuda a verificar os registros DNS do domínio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, navegantenarede disse:

@Guilherme Alan Ritter que estranho, mas pior que parece que é isso mesmo, vi nesse vídeo da própria HostGator, e aparentemente no painel de domínio deles não tem uma opção para gerenciar os registros DNS (zona DNS).

 

Até entrei em contato com o atendimento de lá pra confirmar, e é isso mesmo. Mais um motivo para não registrar domínios lá. 

 

Ah, para acompanhar a propagação você pode usar um programa como dig ou nslookup. Esse site também te ajuda a verificar os registros DNS do domínio.

Eu estava usando o intoDNS. Inclusive, parece que já propagou!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...