Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite a todos. Então, do seguinte, to com uma duvida enquanto a uma fonte ajustável via PWM. Estou montando uma, e não sei se faço via PWM de um pic, ou pelo LM317.

Sem duvidas seria bem melhor pelo pic, porque não teria necessidade de usar um Potenciômetro(dois no caso, um pro ajuste fino e outro pelo grosso). Ia ser controlado por dois botões, com variação de 0.08mV. Mas minha duvida é. Tem perigo de alguma coisa q eu for ligar na saída dessa fonte que possa dar algum bug por conta da frequência que esse circuito iria oscilar por conta do PWM, ou é melhor o LM317 mesmo? 

Obrigado pela atenção

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Boa ideia fazer com mc. você pode até usar ele pra mostrar a V e I no display. Pra fonte de bancada, se de potência baixa ou quase média, sugiro com lm317 mesmo. Ajuste com potenciometro e use o mc só pra mostrar ou eventualmente desligar com sobrecorrente.

Se insistires no controle pwm pelo mc, saiba que controlar pelo sw toma tempo e recursos dele. P.ex.

vsaida=adcread(v);
if (vsaída<vref) setduttycycle(a++);
if (vsaída>vref) setduttycycle(a--);
//Ou seja, só quando ...
if (vsaida==vref) tenhasossego();

Mas você pode usar o caminho do meio: um lm2576 chaveado tendo a referência gerada por pwm e filtro rc pra dar dc. Ou seja, o hw faria o "trabalho sujo" bem... só conceitos...

Em 17/09/2018 às 00:37, Luan Borges disse:

Tem perigo de alguma coisa q eu for ligar na saída dessa fonte que possa dar algum bug por conta da frequência que esse circuito iria oscilar por conta do PWM

Expandir  

tem sim claro. Mas técnicas de isolação, separação, distanciamentos, layout otimizado e afins podem lhe dar um bom resultado...

Postado
  Em 27/09/2018 às 15:16, Isadora Ferraz disse:

Boa ideia fazer com mc. você pode até usar ele pra mostrar a V e I no display. Pra fonte de bancada, se de potência baixa ou quase média, sugiro com lm317 mesmo. Ajuste com potenciometro e use o mc só pra mostrar ou eventualmente desligar com sobrecorrente.

Se insistires no controle pwm pelo mc, saiba que controlar pelo sw toma tempo e recursos dele. P.ex.

vsaida=adcread(v);
if (vsaída<vref) setduttycycle(a++);
if (vsaída>vref) setduttycycle(a--);
//Ou seja, só quando ...
if (vsaida==vref) tenhasossego();

Mas você pode usar o caminho do meio: um lm2576 chaveado tendo a referência gerada por pwm e filtro rc pra dar dc. Ou seja, o hw faria o "trabalho sujo" bem... só conceitos...

tem sim claro. Mas técnicas de isolação, separação, distanciamentos, layout otimizado e afins podem lhe dar um bom resultado...

Expandir  

Hmmmm. Muito obrigado. Nesse meio tempo fiz testes na pratica. Cada bit dos 256 do pwm estão correspondendo por 0.04 mv. Gostei muito, da pra dar uns ajuste muito fino.

E sim, essa é uma fonte de bancada com um Display LCD de 16X02, Em conjunto com um ferro de solda o qual no display também mostrara  a temperatura. Meu único medo era da oscilação mesmo. Mas ja vi que da pra resolver tudo na hora de fazer a placa kkk  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!