Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos estou com um problema na hora de fazer uma edição de vídeo usando o programa sony vegas pro ou o Apowersoft! O problema é o seguinte eu gravo o vídeo usando o Nvidia Geforce em uma qualidade boa e na minha resolução máxima que é 1280x1024 até aí de boa porque o vídeo fica ótimo só que quando eu coloco no gravador ele já aparece bordas pretas em todo vídeo deixando a qualidade uma ***** e quando renderizo ele fica em borda preta, já usei o "removedor de borda preta" do sony e não resolve alguém que já passou por isso sabe como resolver? Tentei gravar com outro gravador e continua a mesma coisa... Vou deixar 3 imagens abaixo mostrando como é e como fica e a opção que usei pra remover que não adiantou de nada. Aguardando respostas! ;)

antes do grav.jpg

Depois.jpg

opção.jpg

• Moderador
Postado

@Watilas isto acontece pois a resolução de 1280x1024 em que você está gravando é no aspecto 5:4, e você está renderizando em 16:9. Ou seja, você está exportando o vídeo para um aspecto mais largo do que o original, e com isso consequentemente você terá estas bordas pretas nas laterais.

• Moderador
  • Solução
Postado
16 horas atrás, Watilas disse:

Como importo pro editor no aspecto 5:3?

Você já está importando em 5:4, e exportando em 16:9. Por este motivo é que as faixas pretas aparecem, elas são adicionadas ali para compensar as áreas em que não possui imagem.

Observe o exemplo do meio na última linha de monitores na imagem abaixo, é mais ou menos o que está acontecendo aí.

comparacao.png

Caso queria saber mais sobre o assunto, pesquise por aspect ratio (ou proporção de tela, em português).

16 horas atrás, Watilas disse:

E como resolvo esse problema?

A opção mais viável seria configurar seu sistema/jogo para rodar em uma resolução 16:9 (1280x720, por exemplo). Feito isso, seu software de gravação iria gravar nesta mesma proporção, e depois bastaria renderizar da forma como você vem fazendo.

Ou você continua gravando em 1280x1024 (5:4), e na hora de renderizar, configure algum formato que também exporte o vídeo em 5:4.

Como eu disse, a primeira opção seria mais viável, pois atualmente o formato 16:9 domina indiscutivelmente a imensa maioria dos dispositivos (celulares, computadores, TVs). Desta forma, seu público (estou imaginando que você irá compartilhar estes vídeos via Youtube ou similares) verá o vídeo sem borda alguma. Mas se você gravar e exportar em 5:4, para você no seu monitor ficará perfeito (exemplo da direita na última linha de monitores da imagem acima), mas o seu público verá com bordas.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...