Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamentos frequentes no Windows 10


Leandro Luiz

Posts recomendados

Bom dia!

Estou com um problema que está me deixando louco nessa porcaria de Windows 10. Na minha humilde opinião, o melhor SO da Microsoft é disparado o Windows 7, porém fiz um upgrade de máquina recentemente e o Windows 7 não funcionou mais nela, me obrigando a migrar também o SO para o 10, o qual nunca gostei e está TERRÍVEL nesse computador.

 

Ele já começa a dar as travadas logo após o boot, às vezes estou apenas com o navegador da internet aberto (tanto o Edge como o Firefox), ou navegador e algumas janelas do próprio explorer, ou ainda usando programas mais pesados como Photoshop e Lightroom, mas mesmo com esses programas pesados, o comportamento é o mesmo do que quando  está só com o navegador.

 

Já olhei no gerenciador de tarefas, quando ele começa a fazer isso uso de CPU está baixo, às vezes cerca de 10%, uso de memória por volta dos 50% e uso de disco de 0 a 2%

 

  • Estou digitando algo numa página da internet, ele para de digitar por uns 5 segundos, de repente tudo que eu digitei aparece, 15 segundos depois faz a mesma coisa, e assim vai...
  • Clico pra abrir qualquer coisa (o explorer fixado alí na barra de tarefas, ou a calculadora, meu computador, ou qualquer outra coisa simples no menu iniciar) e ele não faz nada, clico de novo, nada, clico 5 vezes, nada, de repente, também uns 5 segundos depois, abre 500 vezes a mesma coisa, referente à todas as vezes que eu cliquei;
  • Estou simplesmente rolando uma página na internet, ele para, continuo girando a roda do mouse, algunse segundos depois ele volta a rolar a página;
  • Ele fica travado mas o cursor do mouse move-se normalmente, o mesmo para o cursor do teclado num campo de texto, continua piscando, por mais que o que eu digite não apareça;
  • Depois de alguns minutos agindo assim, normalmente ele trava de vez e tenho que pressionar o RESET, após novo boot, ele continua, normalmente após 2 ou 3 RESET ele faz boot e funciona normal, e assim fica o dia inteiro;
  • Faz isso quase todo dia!!! Estou ficando louco. Abaixo a configuração do computador, é uma pu** máquina, roda até GTA V dando risada, considerando fonte (Corsair), gabinete, e todo o hardware, não se monta uma máquina dessa com menos de 4000 reais com o valor atual do dólar, e a ***** do Windows 10 trava até pra abrir uma simples calculadora?????? Nunca gostei do 10, porém infelizmente o Windows 7 é incompatível com esse hardware atual, me obrigando a migrar. Desde que montei esse computador novo estou extremamente decepcionado, olho para o antigo que está aqui do lado e dá até saudade.
  • LED de uso do HD fica piscando a intervalos bem regulares, mesmo que eu não esteja fazendo NADA, o que me faz crer que existe alguma coisa rodando em segundo plano fazendo leituras e gravações no HD, e pode ser essa a fonte dos travamentos.

 

Já desativei o Windows Defender, já desinstalei um monte de lixo que vem junto com ele e outros programas que eu instalei e não uso mais, já desativei um monte de coisa na inicialização de programas, e não resolve.

 

A configuração do computador:

  • Ryzen 5 2600X 3,6 - 4,2GHz 6 núcleos;
  • 8GB DDR4 Corsair;
  • placa-mãe MSI com chipset X370
  • vídeo GTX 1060 6GB
  • o disco onde roda o Windows é um SSD
  • Windows 10 pro x64, não sei a build exata, mas já foi atualizado pelo Windows Update

 

Confesso que nunca vi como está a temperatura quando ele começa a travar, mas o gabinete é um Rise com 4 fans de 120mm, não é pra aquecer...

 

Já olhei no gerenciador de tarefas, quando ele começa a fazer isso uso de CPU está baixo, às vezes cerca de 10%, uso de memória por volta dos 50% e uso de disco de 0 a 2%

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

você ja testou as memorias desse seu pc com o memtest?

 

as vezes memorias defeituosas geram instabilidades no computador como um todo q nao tem o menor sentido ou nexo.. como sao pecas novas, faria esse teste

Obrigado pela sugestão! Não conhecia o memtest, estou já há umas duas horas rodando ele num pendrive e por enquanto não encontrou erro nenhum, está no nono teste.

 

1 hora atrás, Tiberio disse:

Você atualizou a bios da placa-mãe para a versão mais recente?

Fez uma instalação limpa do windows 10?

 

Cara, confesso que eu não lembro COMO eu formatei o HD, eu acho que entrei no prompt de comando com o DVD do windows 7 ou do 10 mesmo, não lembro, e dei um "format c:". Mas com certeza eu formatei sim, não faço "instalação por cima" ou atualização. O problema é que a versão do Windows que eu instalei estava bem desatualizada, mas como eu disse, hoje está atualizado pelo Windows Update.

 

A placa-mãe foi a única coisa que comprei usada, eu pedi pra quem me vendeu atualizar a BIOS porque segundo a MSI a segunda geração dos Ryzen (meu caso) não funcionaria sem atualização. Pelo que me lembro, a data da BIOS era bem recente, mas depois confirmo.

 

Confesso que odeio atualizar BIOS, não sei se as modernas ainda são problemáticas,  mas antigamente era uma operação de risco hahahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual o modelo exato da placa-mãe? pode ser q haja necessidade de novas atualizacoes de bios, de fato.. tem q ver se quem te vendeu realmente atualizou ela, pois isso tb pode ser um fator

 

e o memtest q você ta usando é desse site: https://www.memtest86.com/

 

se for aquele do windows, nao é muito confiavel nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qual o modelo exato da placa-mãe? pode ser q haja necessidade de novas atualizacoes de bios, de fato.. tem q ver se quem te vendeu realmente atualizou ela, pois isso tb pode ser um fator

 

e o memtest q você ta usando é desse site: https://www.memtest86.com/

 

se for aquele do windows, nao é muito confiavel nao

 

Sim! foi o memtest86+, rodando através de boot no pendrive, sem iniciar o Windows (na verdade o link que eu baixei é .org, mas acho que é o mesmo, não? http://www.memtest.org/#downiso

placa-mãe conforme print anexo, MSI X370 Gaming Pro Carbon (MS-7A32)
data da BIOS 27/04/2018

fui ver agora e de fato existe BIOS mais recente, lançada em 30/07/2018. Já fiz o download dela, mais tarde tento atualizar.

agora por exemplo após reiniciar depois do teste de memória está impossível usar esse computador, luz do HD não para de piscar e dá trocentas dessas travadinhas, dá vontade de jogar pela janela.


além da possibilidade de BIOS, será que não existe alguma rotina que o windows possa estar fazendo sem eu pedir? o defender já está desativado, mas por exemplo, desfragmentação de disco ou qualquer outra coisa desse tipo de manutenção? alguma dica nessa direção?

bios.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Tiberio disse:

instalou windows 10 original?

se atualizou via windows update então você não fez uma instalação limpa, a ultima versão do windows 10 é a 1803

Eu instalei o Windows 10 num HD formatado, não foi uma atualização do 7 pro 10, porém era uma versão do Windows 10 Pro que eu tinha gravado na época do lançamento, anos atrás, na época achei o Windows 10 um lixo e voltei pro 7.

Agora em junho eu formatei o HD e instalei essa versão, e depois fiz as atualizações via Windows Update. Agora está a build 1803 mesmo, confirmei aqui.

Quanto a ser original, a imagem foi baixada da Microsoft e comprei um serial no Mercado Livre que ativou normalmente.

 

Acredita mesmo assim a instalação não é limpa? seria melhor formatar e instalar tudo do zero?


Acabei de atualizar a BIOS, vou ver como se comporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa, o hd é novo?

 

ja verificou se o problema nao é ele, com aquele lance do hd funcionando em 100%?

 

vai no gerenciador de tarefas e dá uma verificada

adicionado 5 minutos depois

pelo modelo da placa-mãe, desde a versao q foi instalada para suportar o 2600x, ja teve mais 2 com update de agesa.. entao é um motivo a mais para ver se nao é isso

 

entretanto ainda tem q ver se nao é tb problema no hd ou se você nao está passando pelo bug dos 100% de uso conforme ja tinha dito antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Tiberio disse:

você atualizou via windows update, não é uma instalação limpa!

 

Você deve baixar a ISO do windows 10 1803 via Media Creation Tools da microsoft e fazer a instalação limpa!

Ok, se mais nada funcionar, farei isso. Grato!

 

21 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

outra coisa, o hd é novo?

 

ja verificou se o problema nao é ele, com aquele lance do hd funcionando em 100%?

 

vai no gerenciador de tarefas e dá uma verificada

adicionado 5 minutos depois

pelo modelo da placa-mãe, desde a versao q foi instalada para suportar o 2600x, ja teve mais 2 com update de agesa.. entao é um motivo a mais para ver se nao é isso

 

entretanto ainda tem q ver se nao é tb problema no hd ou se você nao está passando pelo bug dos 100% de uso conforme ja tinha dito antes


Não, tanto o SSD que roda o sistema quando o HD onde estão meus arquivos já estavam instalados no meu PC anterior, com Windows 7.

O HD é Seagate, já pensei inclusive em instalar o programa da Seagate pra fazer uma verificação nele, pro SSD você recomenda algum programa que o teste?

 

O que é agesa? Nunca ouvi falar haha. Isso vem junto com a BIOS? Se sim, eu atualizei ontem a BIOS seguindo as sugestões de vocês.

 

É plausível sim problema nos discos, ou na controladora SATA (os dois são SATA, não uso M.2). Como eu disse, a luz do HD fica piscando mesmo sem eu fazer NADA no computador, ontem inclusive passei por uma experiência nova. Estava editando fotos no Photoshop, abri umas 30 fotos e estava fazendo procedimentos simples nelas, aplicando 1 ou 2 filtros, redimensionando e salvando em seguida, não demorava nem 1 minuto por foto. Aplicar os filtros e redimensionar estava absolutamente normal, porém na hora de salvar demorava muito mais que o normal, tipo algo que é feito praticamente instantaneamente (fotos de 1200px, nem 1MB de tamanho), sabemos que demora uma fração de segundo, estava demorando 3 ou 4 segundos, o que comprova que estava havendo algum problema com acesso ao disco, porém veja a screen que eu tirei ontem exatamente enquanto ocorria o problema, uso de disco em 0%, único parâmetro elevado era o uso de memória, o que é perfeitamente normal ao utilizar o Photoshop. (Enquanto isso o Explorer usando o disco a uma taxa de 8MB/s, e pelo que eu me lembro, não estava fazendo nada que fizesse leituras/gravações pelo próprio Windows, somente o Photoshop estava acessando o disco, mas posso estar enganado)

Hoje está fucionando normal, nenhuma travada, computador ligado há quase uma hora já...

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próprio SeaTools fez testes no SSD também, os dois discos foram aprovados nos testes.

Hoje também está funcionando normal, sem travamentos.. estranho

Tinha dado ainda umas travadas depois de atualizar a BIOS mas agora tem se comportado mais normal. Instalei o Avast e ele fez uma limpa de 11GB de arquivos inúteis (inúteis pra ele, pra mim apagou um monte de formulário da internet hahahahahaha), talvez isso tenha ajudado..
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Só pra dar um retorno aos colegas que ajudaram e a quem mais venha a ter problema semelhante: após o último post voltou a dar várias travadas com muita frequência, formatei e fiz a instalação limpa direto com a versão 1803 do Windows.

Faz umas 3 semanas já que fiz isso e sem problemas até agora.

Enfim problema resolvido. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...