Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como tirar o Overclock?


DanielGomes1
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

 Bom, eu estou com um problema de aquecimento e acredito que seja pelo Overclock automático, que meu processador tem. Quando estou jogando o pc desliga, mas em uso normal, tipo word ele fica tranquilo. O processador chega a temperaturas muito altas (70ºC~80ºC).

 Sei que o Overclock aumenta a temperatura, então queria saber se tem como tira-lo, ou alguma técnica que diminua a temperatura. Coloquei um cooler simples na torre, ajudou mas não resolveu, e não tenho muitas condições (monetárias) o máximo que posso comprar é um novo aircooler de processador (o que tenho é um muito simples), não sei se isso pode ser o problema também.  

 

Especificações

Fonte: Não me lembro a marca, 500W real

MOBOASRock mATX N68-GS4 FX

RAM: 8GB DDR3

Processador: AMD FX-8320E

Placa de Video: Galax GeForce GT 610 2GB

 

 

FOTOS DA BIOS:

1398571119_WhatsAppImage2018-09-24at22_42_49.thumb.jpeg.92d30a2282c092fd2bf60d0f2bcc8037.jpeg1230147698_WhatsAppImage2018-09-24at22_29_06.thumb.jpeg.ca11af8c2c5bcd26ebf11d6d15286ea8.jpeg1013185950_WhatsAppImage2018-09-24at22_33_57.thumb.jpeg.02df918f13d51f26dad7be9fb15236a4.jpeg1730354951_WhatsAppImage2018-09-24at22_34_06.thumb.jpeg.78544e172ebf05cb6c6cdcab294800c7.jpeg

 

 

 

DESDE JÁ, MUITO OBRIGADO!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
23 horas atrás, DanielGomes1 disse:

Bom, eu estou com um problema de aquecimento e acredito que seja pelo Overclock automático

Seu PC não está em OC. O "auto" nada mais é do que o padrão, só quer dizer que você tem que colocar no modo manual para realizar OC.

 

23 horas atrás, DanielGomes1 disse:

Sei que o Overclock aumenta a temperatura, então queria saber se tem como tira-lo, ou alguma técnica que diminua a temperatura.

Você pode tentar diminuir a tensão, pois quanto maior, mais quente, mas se baixar de mais, o processador vai ficar instável e dar erros. Dito isso, é algo 100% reversível, então tente baixar um pouco para dar uma ajudada.

 

23 horas atrás, DanielGomes1 disse:

Coloquei um cooler simples na torre, ajudou mas não resolveu, e não tenho muitas condições (monetárias) o máximo que posso comprar é um novo aircooler de processador (o que tenho é um muito simples), não sei se isso pode ser o problema também.  

Sim, o padrão dos FX é beeeeem ruim. Compre um melhor, que de qualquer maneira você vai poder reaproveitar em um up futuro.

 

23 horas atrás, DanielGomes1 disse:

Fonte: Não me lembro a marca, 500W real

Vamos lá...

 

Não existe essa de "fonte / W / potencial real", isso é gíria de brasileiro que só é usada por dois tipos de pessoas: aqueles que não entendem nada de fonte e aqueles que até entendem, mas estão deliberadamente tentando enganar as do primeiro tipo. Fonte tem W. Ponto. Sem "reais", só W. Se é de qualidade ou não, aí é outra história. Mas independente disso, vamos combinar, nunca mais fale "w reais", okay?

 

 

Esclarecido isso, qual o modelo dessa sua fonte?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Imakuni disse:

Você pode tentar diminuir a tensão, pois quanto maior, mais quente, mas se baixar de mais, o processador vai ficar instável e dar erros. Dito isso, é algo 100% reversível, então tente baixar um pouco para dar uma ajudada.

Muito obrigado meu caro, seria em "Multiplier/ Voltage change" certo?

 

44 minutos atrás, Imakuni disse:

Vamos lá...

 

Não existe essa de "fonte / W / potencial real", isso é gíria de brasileiro que só é usada por dois tipos de pessoas: aqueles que não entendem nada de fonte e aqueles que até entendem, mas estão deliberadamente tentando enganar as do primeiro tipo. Fonte tem W. Ponto. Sem "reais", só W. Se é de qualidade ou não, aí é outra história. Mas independente disso, vamos combinar, nunca mais fale "w reais", okay?

 

 

Esclarecido isso, qual o modelo dessa sua fonte?

Não sabia que esse real era farsa :o, obrigado pelo esclarecimento, ATX!

 

 

Você parece entender muito bem, o que acontece se eu mudar "all cores" para 6 ou 4?

 

att, Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, DanielGomes1 disse:

Muito obrigado meu caro, seria em "Multiplier/ Voltage change" certo?

Sim.

 

4 minutos atrás, DanielGomes1 disse:

Você parece entender muito bem, o que acontece se eu mudar "all cores" para 6 ou 4?

Seu processador tem 8 núcleos, e mudando para menos, você desativa alguns deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Imakuni disse:

Seu processador tem 8 núcleos, e mudando para menos, você desativa alguns deles.

Isso também não abaixaria a temperatura ou não faria diferença?


Mas meu problema foi resolvido, já que mudando a tensão ele abaixa a temperatura.
Obrigado novamente! 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada de errado nas suas configurações, nem o sistema está em overclock - apenas no turbo padrão.

 

Recomendo melhorar a refrigeração e/ou, como o @Imakuni disse, tentar abaixar um pouco a tensão. Nos FX costuma ser possível tirar bastante do original, mas você deve testar a estabilidade do sistema ao fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...