Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Péssima hora para fazer upgrade?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

  • Seria esse período (Outubro-Dezembro de 2018) o pior para se fazer um upgrade de CPU+Placa-Mãe+Memória?
  • Ainda estamos vivendo sobre a influência negativa da mineração sobre o mercado de hardware?
  • Estariam as eleições de alguma forma influenciando no aumento dos preços dos componentes?

 

 

Preciso confessar que fiquei por fora do mundo dos hardwares por muito tempo e não acompanhei o desenvolvimento dos preços, porém, em um período de pesquisa pequeno, percebi o aumento significativo do preço das peças de hardware que procuro para fazer upgrade no meu setup. 

 

 

Vou usar como comparativo, o preço de um i5 8400 na KabuM:

 

Em março de 2018, o preço desse processador era de 768 reais à vista. 

Prova

 

Agora em outubro de 2018, o mesmo processador se encontra à 1085 reais à vista.

Prova

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

Qual o motivo para o aumento de R$ 317.00? 

 

Tenho certeza que a alta do dólar, por conta da instabilidade política, conta no aumento do preço.

Mas há algum fator que eu não estou considerando?

Seria possível a queda de preço dos processadores para os preços originais?

 

Do ponto de vista de alguém que entenda de economia, quais são as estimativas para o retorno para um preço justo? (No caso, creio que R$768 seja um preço justo para um i5 8400).

 

Vocês me recomendam esperar até 2019 para fazer minha compra?

Devo esperar até a Black Friday para ver se os preços abaixam?

 

Peço por favor que não entrem em discussões políticas nesse tópico e que tentem fundamentar suas respostas com provas ou pelo menos argumentos coerentes. 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
19 minutos atrás, RAE4100 disse:

Tenho certeza que a alta do dólar, por conta da instabilidade política, conta no aumento do preço.

Mas há algum fator que eu não estou considerando?

Seria possível a queda de preço dos processadores para os preços originais?

Tem mais dois: há um aumento progressivo de impostos nos EUA, nesse setor / há uma redução na oferta de processadores, por uma falha logística da própria Intel..

 

1 - https://www.gamersnexus.net/industry/3368-manufacturers-on-tariff-impact-to-pc-prices

 

2 - https://www.techpowerup.com/247389/intel-14nm-processors-face-shortages

 

Imagino que os preços nunca voltem ao que eram..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

Tem mais dois: há um aumento progressivo de impostos nos EUA, nesse setor / há uma redução na oferta de processadores, por uma falha logística da própria Intel..

 

1 - https://www.gamersnexus.net/industry/3368-manufacturers-on-tariff-impact-to-pc-prices

 

2 - https://www.techpowerup.com/247389/intel-14nm-processors-face-shortages

 

Imagino que os preços nunca voltem ao que eram..

 

A tendência a partir de agora é só piorar?

Devo aproveitar e comprar logo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RAE4100

 

Se tiver num preço decente, diria que sim, pois tem loja com estoque antigo, que não foi influenciado por tudo isso que foi dito acima.. Bem, não deveria ser, pelo menos..

 

Aí depende também do que pensa em comprar.. Tem alternativas no momento.. Mineração caiu bastante nos últimos meses..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

@RAE4100

 

Se tiver num preço decente, diria que sim, pois tem loja com estoque antigo, que não foi influenciado por tudo isso que foi dito acima.. Bem, não deveria ser, pelo menos..

 

Aí depende também do que pensa em comprar.. Tem alternativas no momento.. Mineração caiu bastante nos últimos meses..

 

O melhor preço da minha cidade, em uma distribuidora, é:

 

i5 8400 é R$ 1079.00 + MB GIGABYTE B360M AORUS GAMING 3 (LGA1151) por R$ 539.00 + 2x Memória 4GB DDR4 2666MHz CORSAIR Value Select por 2x R$ 259.00.

 

Duvido muito que eu ache preços melhores, porém eu realmente não sei se comprar AGORA seria uma decisão boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, RAE4100 disse:
  • Seria esse período (Outubro-Dezembro de 2018) o pior para se fazer um upgrade de CPU+Placa-Mãe+Memória?
  •  

 

A tendencia vem sendo ruim desde o ano passado e continua nesse, nao vejo que vá aparecer nenhuma coisa fora do comum nesse fim de ano, a nao ser as famosas promocoes METADE PELO DOBRO q ja acostumamos a ver em todas as black fraudes

 

37 minutos atrás, RAE4100 disse:
  •  Ainda estamos vivendo sobre a influência negativa da mineração sobre o mercado de hardware?
  •  

 

nao, ate porque isso afetava mais o mercado de placas de video.. como a modinha passou, as coisas voltaram pras lojas e com os mesmos precos antes da modinha surgir com força

 

38 minutos atrás, RAE4100 disse:
  •  Estariam as eleições de alguma forma influenciando no aumento dos preços dos componentes?

 

 

instabilidade politica q reflete na economica e em todos outros sentidos, sempre vai haver correlacao.. principalmente com o preco de muita coisa atrelada ao dolar que deu uma recuada considerável esses ultimos dias mas que pode bater 5 reais ou mais com o futuro q nos reserva.. so resta esperar

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

A tendencia vem sendo ruim desde o ano passado e continua nesse, nao vejo que vá aparecer nenhuma coisa fora do comum nesse fim de ano, a nao ser as famosas promocoes METADE PELO DOBRO q ja acostumamos a ver em todas as black fraudes

 

 

nao, ate porque isso afetava mais o mercado de placas de video.. como a modinha passou, as coisas voltaram pras lojas e com os mesmos precos antes da modinha surgir com força

 

 

instabilidade politica q reflete na economica e em todos outros sentidos, sempre vai haver correlacao.. principalmente com o preco de muita coisa atrelada ao dolar que deu uma recuada considerável esses ultimos dias mas que pode bater 5 reais ou mais com o futuro q nos reserva.. so resta esperar

 

 

 

Qual seria a sua sugestão, na minha situação?

Devo comprar logo agora e evitar que eu pague mais ano que vem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RAE4100 disse:

 

Qual seria a sua sugestão, na minha situação?

Devo comprar logo agora e evitar que eu pague mais ano que vem?

 

se você tem o dinheiro pra comprar tudo e realmente tá precisando de um pc novo, eu nao esperaria.. porque até itens q antes permaneciam inalterados como hd por exemplo tiveram um salto gigantesco ultimamente.. fui pesquisar um pra minha namorada de 1tb, mesmo modelo do meu e quase cai da cadeira, o valor q paguei há uns 8 meses atrás tinha aumentado uns 50 reais pros tempos de agora.. mesmo hd, mesma capacidade, mesma marca..

 

memorias ram, nem se fala.. nunca mais baixaram.. quando lembro q em 2016 eu comprei um kit 4x4gb da corsair por 560 reais e hj com esse valor você muito mal leva um pente misero de 8gb, ai é q agente ve a discrepancia.. e nunca mais voltou pros patamares antigos

 

 

eu até dei um pause em montar pcs novos.. vou ver se consigo algo ano q vem, até porque vou esperar os ryzen 3a geração.. to juntando uma grana e ai verei o que faco.. até la vou me virando com o guerreiro g4560 mesmo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

se você tem o dinheiro pra comprar tudo e realmente tá precisando de um pc novo, eu nao esperaria.. porque até itens q antes permaneciam inalterados como hd por exemplo tiveram um salto gigantesco ultimamente.. fui pesquisar um pra minha namorada de 1tb, mesmo modelo do meu e quase cai da cadeira, o valor q paguei há uns 8 meses atrás tinha aumentado uns 50 reais pros tempos de agora.. mesmo hd, mesma capacidade, mesma marca..

 

memorias ram, nem se fala.. nunca mais baixaram.. quando lembro q em 2016 eu comprei um kit 4x4gb da corsair por 560 reais e hj com esse valor você muito mal leva um pente misero de 8gb, ai é q agente ve a discrepancia.. e nunca mais voltou pros patamares antigos

 

 

eu até dei um pause em montar pcs novos.. vou ver se consigo algo ano q vem, até porque vou esperar os ryzen 3a geração.. to juntando uma grana e ai verei o que faco.. até la vou me virando com o guerreiro g4560 mesmo

 

Acho que vou poupar dinheiro e comprar ano que vem também. Obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!