Ir ao conteúdo

computador congela, modo de segurança funciona normalmente

Ir à solução Resolvido por domingos87,

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Tudo certo?

É o seguinte, meu PC tinha queimado.

Troquei a placa-mãe (Arktek B75) e peguei um processador que tinha do meu antigo PC (I5-3450p)

Minha placa-mãe é a GT640 e tenho 8GB de memória ram.

Assim que remontei o pc. Ele apresentava problemas de congelamento.

Troquei a fonte - comprei uma corsair Cx 650 e o congelamento se manteve. Do nada eles diminuíram e o pc passou a congelar - tela, mouse e teclado - bem menos. Contudo, anteontem, do nada, os congelamentos voltaram com força. Hoje, por exemplo, está praticamente impossível mexer no pc.

Já instalei os programas para verificação de temperatura e a temperatura está normal.

Consigo mexer nele NORMALMENTE no modo de segurança com rede, por exemplo.

Alguém tem alguma luz do que possa ser? Desinstalei o driver de áudio e o problema se manteve. Estou perdido.

Nos eventos de log do windows acusa o famoso Power Kernell 41 e apareceu bastante o erro DCom 1005.

ALGUÉM ME AJUDAAAA!!!

VALEU!!!

Postado

Use ele com uma distribuição Linux no modo live e veja se para o problema. Se parar, é algum driver ou você precisará reinstalar o Windows.

Se continuar, faça um teste com o Intel Burn Test e depois um com o memtest 86. Adianto que se não for driver isso tem cara de memória ou placa-mãe com problemas.

Teste também sua placa de vídeo com o OCCT. Em qualquer um desses 3 testes tem que dar zero de erros.

Postado

Vou passa-los aqui e ja te trago uma posição sobre os escaneamentos.

Uma dúvida, mesmo o computador funcionando normal - sem congelamentos - no modo de segurança, poderia ser problema de hardware?

Postado

@domingos87 não consegui fazer os testes. formatei o windows - trocando de versão - mas o problema continua.

No modo de segurança e durante a instalação o computador funciona normalmente.

Reparei que, se ligo e o pc não trava na abertura, quando inicia e fico sem mexer ele funciona bem - a não ser que o windows resolva baixar alguma atualização ou pacote de linguagem - se pego pra mexer, alguma hora ele vai travar.

Postado

@domingos87 finalmente consegui realizar os testes.

o OCCT não detectou problema ne3nhuma. O Intel Burn disse que o sistema está bastante estável.

Agora, o memtest86 quando passei na opção de 1 core ativo não detectou erro. Contudo, com 4 cores ativos, ele detectou, até agora, test 626 mil erros na memória. Será que é isso mesmo?

No meu outro kit de memórias ele detectou mais de 1 milhão.... minha pergunta é, porque com 1 core nenhum erro e com 4 tantos?

Postado

@jrrcastro O memtest com vários cores às vezes buga mesmo e dá falsos resultados. O melhor teste é com apenas 1, ainda que demore bem mais. Você deixou por quanto tempo ele passando? Leva um tempinho para completar ao menos 1 passagem (1 a 2 horas).

Você usou o Intel Burn Test com o default de 10 passagens? Terminou sem erro nenhum então?

Olha, aparentemente você não tem problema de estabilidade, já que passou nos 3 testes de fogo. Ao menos se executou eles corretamente.

Já testou instalando em outro HD? Testou com o Linux? Teste com o Linux para matarmos a dúvida de ser algo relacionado a drivers ou ao seu HD.

Postado

@domingos87 Então, eu tenho 4 pentes de memória ram aqui. Em dois acusou o problema com 1 core só - então creio que a memória esteja comprometida - nos outros não acusou problema, ontem, por exemplo, ficou umas 5 horas passando o teste, mas deixarei essa madrugada novamente para confirmar.

O Intel Burn eu fiz a primeira vez com 10 e depois com 15, em todas acusou estabilidade no very high. A temperatura do processador chegou a 100 graus, e o pc não desligou.

Ainda não testei com o Linux, vou baixá-lo para ver. Mas estou achando que o problema pode ser na placa-mãe - apesar de isso acontecer no primeiro dia de uso dela.

A placa é uma Arktek B75...

Me tira uma dúvida, por favor, a placa-mãe ou memória ram podem apresentar problema no windows, mas funcionarem normalmente no modo de segurança?? Porque posso deixar o computador 3 dias ligado no modo de segurança que ele não congela nem desliga.

E outra observação, às vezes o pc trava ao iniciar, outras vezes se ligo e não abro nada ele fica um bom tempo sem congelar. É só eu abrir alguma pasta ou iniciar algum processo que ele congela. Os problemas que aparecem no visualizador de eventos são relacionados ao DCOM.

Reparei também que quando desligo o computador pelo menu iniciar, a tela desliga, mas a placa-mãe continua funcionando, isso quer dizer alguma coisa?

• Solução
Postado

@jrrcastro Bom, então certamente você tem problema de memória! Verificou na BIOS se as frequências, temporizações e a tensão estão todas corretas para todos os módulos?

Pode ser problema no slot da sua placa-mãe, nas trilhas dela ou mesmo sujeira nos contatos.

Outra possibilidade extremamente comum é incompatibilidade, pois 4 slots (ainda mais se forem diferentes entre si) é comum ter algum tipo de galho que não é defeito, mas sim incompatibilidade mesmo.

Para eliminar essa possibilidade, deixe apenas os pentes que acusaram erros no memtest e veja se o problema some. Se continuar, mude eles de slots. Nesse caso, se o problema parar, é defeito nos slots ou nas trilhas desses slots.

E não, não é normal funcionar no modo de segurança e não no modo normal. Sua máquina tem todos os sintomas de instabilidade mesmo.

O Intel Burn Test não deveria ter atingido temperaturas tão altas, verifique isso aí também. Mas se conseguiu passar no teste é porque quase certamente não há problema no seu processador (mas teria que testar fora do modo de segurança para ter certeza!).

Postado

@domingos87 Então, minha placa tem dois slots de memória. Dos 4 pentes que eu tenho - 2 estão com problemas e dos outros dois só testei um, que não apresentou nenhum erro. Preciso testar o outro pente e testar este que não apresentou erro no outro slot, pois só testei em um

Ontem fiz alguns procedimentos que vi na net a respeito do despejo de memória, pois o computador estava apresentando o erro do volgmr, identificação 69. Depois dessas alterações que fiz no sistema o computador praticamente não reiniciou mais. Consegui instalar e abrir o adobe premiere, editar e exportar vídeo sem dar erro. Consegui jogar sem problemas também.

O computador apresentou problema quando instalei o driver para caixa de som da Realtek, foi tiro certo. O pc estava super bem, instalei o driver, comecei a ouvir música pela caixa de som e ele travou. Reiniciei e travou de novo. Iniciei novamente, desinstalei o driver e usei normalmente. 

Deixei ligado na madrugada e reiniciou, mas, desde às 10h não reiniciou mais.

Esta noite deixarei fazendo o teste do outro pente da memória ram. 

Mas acredito que parte do problema era quanto ao despejo de memória, tanto que, após a mudança no sistema esta instabilidade melhorou consideravelmente.

O Inter Burn Test eu rodei sem estar no modo de segurança. No Very High atingiu o máximo de 100º de temperatura.

Mas visualizando no HW Monitor, a temperatura não passa dos 62º, varia entre 54 e 62. Meu pc é bem bentilado, tem 3 coolers - um para entrada de ar e dois para saída.

adicionado 1 minuto depois

@domingos87 e só para constar este pente da memória Ram que não apresentou problemas ficou em verificação por 7h. Também passei o HD sentinel e não detectou problemas no HD.

Postado

@jrrcastro Ah, agora está dando para entender. Pensava que você estava usando o pente com problema.

Travamento/congelamento por som acontece e geralmente é o driver ou o plugin com problemas. Recomendo não usar o driver da Realtek a não ser que tenha necessidade, pois o genérico do Windows não dá problema e funciona tão bem quanto (hoje em dia é tudo via software mesmo, via o padrão Azalia da Intel - que se usa nos AMD também).

Recomendo demais você testar com o Linux, de maneira a eliminar a questão do driver de som. O certo é seu sistema não apresentar nenhum problema no Linux com o driver padrão e o certo mesmo é não precisar alterar nada na configuração do despejo de memória.

Se no Linux ficar sem problemas, recomendo reinstalar o Windows e não instalar nunca os drivers da Realtek (ao menos não essa versão que você tentou usar).

Se nada disso solucionar definitivamente, existe a probabilidade de sua placa de som estar com algum problema, como se o chipset em si estivesse com defeito mesmo - ou alguma parte elétrica como capacitor que serve ao sistema de som estaria danificada.

Postado

Então, o computador travou quando instalei o driver da Realtek, mas desinstalei já. O problema é que meu windows não está reconhecendo minha caixa de som - só através do audio da realtek. O audio que uso é do monitor.

Preciso testar o linux ainda. Apesar dos problemas terem diminuido quando mandei a resposta acima, eles voltaram a acontecer. Mexi em mais algumas coisas relativos ao evento 161 volmgr, vamos ver se resolve.

Não tenho placa de som, ela é onboard e, acredito eu, que está pelo cabo HDMI do monitor.

Estou a procura de memória para testar, pois elenco que possa ser os seguintes problemas:

- Placa de vídeo

- placa-mãe

- Memória ram

A placa-mãe é nova,  e o pc está congelando desde o dia da instalação. Então pendo para a placa de video ou memoria ram.

Vamos ver se consigo.

Vou instalar e testar o Linux este final de semana e ver o que acontece. Uma dúvida, com o Linux preciso instalar os drivers?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!