Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Arduino - Possível queda de tensão


Posts recomendados

Boa noite, sou novo aqui no fórum, que acompanho há alguns anos apenas para leitura, e hoje resolvi me inscrever para tirar uma dúvida. Não tenho certeza se esta é a seção correta, mas lá vai.

 

Comecei a brincar com o Arduino um mês atrás, aproximadamente, e no momento estou fazendo testes com diferentes circuitos, pra entender a lógica do negócio antes de realmente sair explorando.

 

Esta semana montei dois circuitos muito semelhantes, e usando um multímetro cheguei a uma pergunta que como leigo não sei responder.

 

São circuitos envolvendo resistores, dois leds e as portas digitais 3 e 5. Vou anexar imagens do circuito feito num simulador.

 

No primeiro circuito temos o que eu acredito ser a disposição ideal a ser feita no caso. Um resistor de 330 ohms para cada led. Utilizando o multimetro eu obtive os seguintes resultados:

- Cada led possui 1.9v de tensão.

- Cada resistor possui 2.8v de tensão.

- Totaliza 9.4v. O que imagino ser ok, sendo que até onde eu sei, temos 10v na fonte, juntando as duas saídas, portanto se distribuem esses 10v pelos componentes de acordo com o que cada um suporte.

Obs: estou desprezando as pequenas variações.

No simulador obtive aproximadamente a mesma tensão nos componentes e a MESMA corrente - como era de se esperar - de 9.51mA em cada componente.

 

No segundo circuito, pus apenas um resistor - testei com 330ohms e 1k - na saída. E utilizando o multimetro obtive os resultados:

- Cada led possui 1.7v de tensão.

- O resistor possui 3.2v.

- Totaliza 6.6v. Porém, tenho 10v - juntando as duas saídas - e se é verdade que os 10v se distribuem pelos elementos do circuito, onde estão os quase 3v restantes (isto é uma pergunta, minha interrogação não funciona).

Obs1: também desprezando pequenas variações.

Obs2: Os resultados NO MULTIMETRO quando pus o resistor de 1k ohm foi uma variação de aproximadamente 0.1~0.3v para baixo em cada componente. 

No simulador, com o resistor de 330ohms obtive correntes de 4.81mA em cada led e 9.62mA no resistor e utilizando o resistor de 1k ohms obtive 1.62mA em cada led e 3.23mA no resistor. O que vai de encontro com o que eu acreditava, que a corrente é sempre a mesma - considerando um circuito em série - para os elementos.

 

Então fica a minha dúvida, onde estão os 3v do segundo circuito, porque as correntes nele são diferentes, houve queda de tensão e se houve, qual a causa e o que aconteceria se eu deixasse este circuito montado, queimaria(perguntas).

 

Abraço a todos.

circuitocerto.jpg

circuitoerrado.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno S.. M. ,

 

O circuito que tem os dois Leds em paralelo é algo que na prática é uma loteria, porque os Leds podem ter bastante diferenças entre sí, e cada um teria correntes diferentes, com brilhos diferentes entre sí.

 

Mas no simulador você não perceberia isso...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!