Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade num Pc antigo


Posts recomendados

Fala Galera Bom dia!

Estou com uma dúvida, tem um amigo, que tem um PC antigo, irei pegar para dar um apgrade, formatar, limpar e trocar o que for possível para melhorar. É aqueles pcs antigos, não será pra game. Ele está com um processador PENTIUM E 2140 q é socket 775, parece q suporta só até 800 mhz e memoria ddr2, não sei se funciona com ddr3, é uma dúvida tb q se puderem me ajudar fico mt grato. Mas ai tenho um processador em casa bem melhor q o dele com o mesmo socket porém diferentes em nanômetros. É um PENTIUM E6500, e suporta memórias um pouco melhores de 1066, e lembro q no meu pc antigo utilizei memória dd3 nele porque minha placa-mãe era ddr3. Porém não peguei o pc dele ainda e não sei qual a placa-mãe dele. 

O que basicamente iria fazer era, comprar mais um pente de 2gb de ram, trocar o processador pelo meu se possível, colocar um ssd pra instalar o Windows nele. Só que por ser socket igual mas o nanômetro do processador dele é 65 e o meu possui 45nm, será q mesmo com nm diferentes mas o socket igual daria pra trocar? E a memoria ddr2 pra ddr3? Elas possuem formato diferente? Não da pra usar uma ddr3 num lugar de uma ddr2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os nanômetros indicam a litografia do processador, quanto menor melhor. Não existe uma regra mas em geral os que tem menor litografia são mais rápidos e esquentam menos, não faz diferença quanto ao socket. O tipo de memória vai depender da placa-mãe, se for ddr2 tem que colocar somente ddr2 e mesmo que você tente colocar uma ddr3 não vai encaixar porque o formato físico é diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Os nanômetros indicam a litografia do processador, quanto menor melhor. Não existe uma regra mas em geral os que tem menor litografia são mais rápidos e esquentam menos, não faz diferença quanto ao socket. O tipo de memória vai depender da placa-mãe, se for ddr2 tem que colocar somente ddr2 e mesmo que você tente colocar uma ddr3 não vai encaixar porque o formato físico é diferente.

Isso que eu queria saber da memória Ram, obrigado demais. Mas só pra esclarecer, então com o socket semelhante poderei colocar o meu processador la ne? Memória coloco outro pente ddr2 mesmo, antes mais memória do q a q está la

adicionado 0 minutos depois
agora, Math.Pi disse:

Quando tiver a placa-mãe, nos informe. DDR2 é incompatível com DDR3.

Sim, vou tentar acelerar isso, muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2018 às 10:26, Math.Pi disse:

quando tiver a placa-mãe, nos informe. ddr2 é incompatível com ddr3.

vou pegar o pc dele hoje, tomara q o processador dê para o pc dele, porém memória sei q terá q comprar mais um pente de ddr2 mesmo

adicionado 1 minuto depois
Em 16/10/2018 às 16:45, Math.Pi disse:

Talvez... Vai depender do chipset.

Amigo, você fala em relação ao processador ne? Tenho dúvida também. Caso eu tire o processador dele e coloque o meu, se for compatível o pc já liga ou tem q fazer alguma coisa a mais?

adicionado 7 minutos depois

 

adicionado 24 minutos depois
Em 16/10/2018 às 10:26, Math.Pi disse:

Quando tiver a placa-mãe, nos informe. DDR2 é incompatível com DDR3.

Mais uma. Sei q é incompatível, mas a ddr2 tb é diferente FISICAMENTE da ddr3? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O windows 10 pode ser baixado de graça no site da microsoft, não há porque usar o 7 hoje em dia. Tutorial de instalação do windows é o que mais tem por aí é só procurar no youtube.

 

Em 18/10/2018 às 11:17, Jobson Fonseca disse:
Em 16/10/2018 às 10:26, Math.Pi disse:

 

Mais uma. Sei q é incompatível, mas a ddr2 tb é diferente FISICAMENTE da ddr3? 

O formato físico e a forma como ela funciona são diferentes, leia isso: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2018 às 09:59, Daniel Lee disse:

O windows 10 pode ser baixado de graça no site da microsoft, não há porque usar o 7 hoje em dia. Tutorial de instalação do windows é o que mais tem por aí é só procurar no youtube.

 

O formato físico e a forma como ela funciona são diferentes, leia isso: 

 

OBRIGADO AMIGO, ESTOU NO PC DELE. O MODELO DA placa-mãe É GIGABYTE GA-VM 900M

adicionado 3 minutos depois
em 16/10/2018 às 10:26, math.pi disse:

quando tiver a placa-mãe, nos informe. ddr2 é incompatível com ddr3.

pronto amigo, to no pc dele, o modelo da placa-mãe é gigabyte ga-vm 900m

lembra do tópico ne? desculpe a demora, me ajudem agora. preciso saber o que poderei fazer nele das coisas que descrevi a cima. por exemplo se posso colocar meu processador, um ssd pra por o windows, mais memoria ram que é ddr2 mesmo, pretendo colocar um air cooler mais silencioso, se puderem me ajudar também como dar boot nessa placa-mãe quando eu for instalar o windows no ssd e colocar pra dar boot nele, etc... o pc está com um windows 7, sera q se eu colocar um 10 seria melhor? pra ficar mais atual ou o 7 é mais adequado para a configuração? talvez role uma plaquinha de 1gb pra melhorar, mas o que acham tb?

adicionado 4 minutos depois
Em 16/10/2018 às 16:45, Math.Pi disse:

Talvez... Vai depender do chipset.

GIGABYTE GA VM 900 M (PRECISO DE VCS AGORA)

adicionado 8 minutos depois
em 19/10/2018 às 09:59, daniel lee disse:

o windows 10 pode ser baixado de graça no site da microsoft, não há porque usar o 7 hoje em dia. tutorial de instalação do windows é o que mais tem por aí é só procurar no youtube.

 

o formato físico e a forma como ela funciona são diferentes, leia isso: 

 

ok amigo, irei colocar o windows 10. mas pra instalar no ssd? eu até acho q tenho um cd com um windows 10 aqui, mas caso não tenha ele, pra eu gravar o windows 10 nele? tb é tranquilo? e como formato o pc sem perder os arquivos e programas dele:? as coisas q tem no pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Math.Pi disse:

Essa placa-mãe suporta até o E6700 e até 4GB de memória RAM DDR2 667MHz (2GB + 2GB).

Beleza 🙂 Já testei ontem o processador E6500 e deu certo. Agora comprar mais um pente de memoria ddr2. Será q poderia comprar um pente de 2gb 800 mhz? o que tem la é da crucial, mas so acho pra comprar da KINGSTON, daria incompatibilidade ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Math.Pi disse:

Seria bom se conseguisse testar. Em placas antigas, alguns chips não funcionam corretamente.

IXI, não tem como porque não tem por perto, será comprado em loja online mesmo

adicionado 19 minutos depois
30 minutos atrás, Math.Pi disse:

Seria bom se conseguisse testar. Em placas antigas, alguns chips não funcionam corretamente.

SERÁ Q COM UMA MEMORIA 800 MHZ ELA NÃO FUNCIONARIA A 667?

adicionado 24 minutos depois

Amigo, dscp estar incomodando é porque preciso fazer o pc dele o quanto antes... Achei na cissa magazine uma de 2gb 667 mhz, ta o mesmo preço da de 800, mas ai você acha melhor comprar a de 667 mesmo né? o restante das especificações batem, é 1.8v, dimm, acho q é 240 pin tb, so muda marca, parece tb q são 16 chips, sei q a dele é.. ta 48,22 na cissa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2018 às 10:44, Math.Pi disse:

Se ela tiver perfil 667, sim. Procure aquelas Markvision mais simples.

Ou então pergunte no Mercado Livre sobre as Kingston com chips Hynix.

Obrigado amigo, encontrei no ML um par da Kingston ddr2 667 cada, já testei e funcionou no pc dele. Chegaram quase todas peças, só aguardando o SSD. Estou na dúvida, vou particionar o hd dele e tirar o Windows de la. AI vou colocar o ssd virgem e já tenho o sd de windows 10, vou colocar o ssd no lugar do hd e ligar, o cd já tem que está dentro ou eu coloco depois q ligar? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2018 às 10:05, Math.Pi disse:

Seria bom se conseguisse testar. Em placas antigas, alguns chips não funcionam corretamente.

Fala amigo tudo bem, me ajude por favor. Troquei tudo e ficou beleza, não coloquei o SSD ainda pois estou resolvendo um probleminha que aconteceu. Pc ficou muito legal, so que começou dar uns problemas de congelamento, ele liga, fica de 5 a 10 minutos e trava tudo, não dá tela azul, trava mesmo onde estiver, trava mouse, teclado e nem o CTRL+ALT+DEL funciona, ai so pressionando o power e começar de novo, ai da o mesmo problema. Tentei de tudo, fiz topico ngm respondeu , pesquisei, nada ajudou muito, ai pensei q pudessem ser as novas memórias, mas não, troquei pela antiga e continuou a mesma coisa, ai sobrou o processador, olhei na especificação da placa GIGABYTE GA VM900M e la em CPUS COMPATÍVEIS não á o PENTIUM E 6500 que coloquei, mesmo sendo o mesmo socket ele não tá la, você acha q pode ser por isso? Mas o pc liga e depois trava? Não era pra ele nem ligar?} POR FAVOR ME AJUDE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Math.Pi disse:

Só funcionam modelos dessa lista: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-VM900M-rev-20#support-cpu

Os com N/A não funcionam.

Entendi, então iria cometer outro erro, estava querendo pegar pra ele o Pentium E7400, está nessa lista, mas está N/A, então não funciona??? E os que estão com F/A, F/D? E o que significam essas siglas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

N/A não funcionam. As outras siglas são versões de BIOS.

Entendi, como sei a versão da Bios? Estou olhando um processador melhor pra comprar, com mais cache e frequência maior, muitos na lista com F/A e F/D mas isso significa o que? Como sei a versão da Bios? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal estou com dúvidas demais. placa-mãe GIGABYTE GA VM 900 M , não sei se é a REV 1.0 ou 2.0, não sei onde olho isso mas vi que a lista de ambas é quase idêntica. Quero comprar um processador melhor pra placa do amigo meu. Ele está com um E2140 1.60 ghz com apenas 1mb de cache. A maior dúvida que fico é no tal do F/A, FD, F2, F5, N/A, N/D etc q está nessa lista.

1º O QUE SIGNIFICA ISSO?

2º QUAIS SERIÃO OS MELHORES PROCESSADORES COMPATÍVEIS COM ELA NESSA LISTA?

 

Lista da Rev 1.0 e 2.0 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-VM900M-rev-20#support-cpu

 

https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-VM900M-rev-10#support-cpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No geral tanto faz a revisão, pois esta placa-mãe é muito obsoleta. Um processador bom pra tacar aí seria um C2Q 9650, que vão cobrar o olho da cara mesmo usado, não chegando nem perto de um I3 atual em desempenho. Ou você pode caçar alguma alternativa no Aliexpress.

 

De qualquer forma esta placa só suporta 4GB DDR2, enfim, se for pra games tá muito aquém do mínimo exigido atualmente. Melhor gastar grana montando uma nova configuração.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Phoenyx disse:

No geral tanto faz a revisão, pois esta placa-mãe é muito obsoleta. Um processador bom pra tacar aí seria um C2Q 9650, que vão cobrar o olho da cara mesmo usado, não chegando nem perto de um I3 atual em desempenho. Ou você pode caçar alguma alternativa no Aliexpress.

 

De qualquer forma esta placa só suporta 4GB DDR2, enfim, se for pra games tá muito aquém do mínimo exigido atualmente. Melhor gastar grana montando uma nova configuração.

 

Não é pra games amigo, nem terá vga, é pc pra ele usar em casa, mas é porque o dele é mt fraquinho, só quer um melhor, os melhores possíveis q essa placa suporte sem ser esse ai que citou, falou de Pentium, intel core 2 duo, etc. Já está com 4gb de ram, mas não será pra jogar, é pra ter desempenho melhor em tarefas comuns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!