Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MOD RGB para TV de tubo via OSD


Posts recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem?
Queria uma ajuda, recentemente encontrei um projeto interessante para usar videos games antigos em TV de tudo com o máximo de qualidade
Consiste basicamente em pegar o sinal RGB de um computador antigo, um Super Nintendo previamente modificado ou um fliperama Jamma e injetar na entrada do OSD no Jungle CI da TV

A onde eu tirei a ideia



Bom o problema é que não estou identificando como fazer isso no meu televisor e qual resistor usar, entendi bem em teoria como funciona mas não sei como fazer aqui, ai queria alguma ajuda, e uma explicação do porque fazer assim

Algumas informações da minha TV
Semp Toshiba Maxcolor Fs Tuning (1470E informação que achei aqui no forum)
Esquema eletrico https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/toshiba-esquemas-tv/toshiba-tv-1470e(cr-simplificado)-12606/ (Bate certinho com os CIs da Placa)

A TV esta desmontada e com o Flyback descarregado

Agradeço a disponibilidade e a ajuda
Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, tudo bem?
Eu estava fazendo um mod RGB, desse tópico aqui

Em um televisão aqui em casa, após levantar os 3 pinos do CI abaixo (Fiz um jumper entre os pinos e os conectores originais, com uma chave entre os pinos pra testar o RGB)
image.png.9d7a054ede75ac39554934d0113bd9f7.png

 

A TV fez um barulho estranho e não apresentou imagem, então abri novamente e constei que o seguinte resistor tinha queimado, alem disso ele ela de um valor para TV de 14" a minha é de 20", fiz a substituição

image.thumb.png.dd0362e82fa321d15382df5c3c01ca6b.png

 

Então a TV parou de fazer barulhos estranhos mas quando ligo fica assim, sem nenhum aparelho ligado

image.png.208057cd476f42721937288ecc43332c.png

 

Ai quando ligo um aparelho em RF, Super Nintendo no caso, fica assim

image.png.61fbb809feb2ef238c76e377864cc630.png

image.png.8f951a16b9d708cf76f769622e278b7c.png

Agradeço a ajuda pessoal, Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Então eu criei um novo topico por se tratar de outra duvida, apesar de ter nascido de um mesmo problema a duvida é outra, acho que valia trocar o nome do topico, mas você sabe melhor que eu o que fazer

Mas sobre a duvida, como resolvo ela, você teria ideia do que posso fazer pra resolver? acho que falta só isso pra tudo dar certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então por isso que disse que não tinha nada a ver com esse tópico, é sobre o sincronismo da TV normal mesmo, esqueci de falar isso, esquece do mod RGB, só não estou conseguindo ligar o game no RF normal, mais nada, ja desfiz o mod aqui esta dando a mesma coisa

adicionado 3 minutos depois

@BCP Se puder, acho que fica legal deixar no outro topico mesmo, a eu deleto a parte que refere ao MOD, pois nao tem nada a ver com ele, eu simplesmente tentei fazer e agora o RF da tv normal esta sem sincronismo como você falou, sem influencia do MOD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem composto sim, mas a televisão não tem, ela só tem RF, estou ligando direto no RF dela, sai do SNES (ou antena de tv mesmo) e vai no RF da TV

Uma ressalva, aquele chuvisco azul é quando ela esta sem sinal do RF que gera o ruido branco, ai quando ligo fica correndo essa listras na tela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse Game "Super Nintendo", precisa de um modulador próprio para ligar em uma TV, o modulador dele é esse do link abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-901692541-modulador-de-rf-para-super-nintendo-snes-_JM

Nenhuma outra forma de ligação, dará certo para interliga-los... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o Super Nintendo esta com o RF certo, testei em outra TV e ta OK

Seja o Super Nintendo, Uma antena RF ou qualquer coisa que seja ligado no RF, o que recebo na tela é essa mesma coisa

Lembrando que ela estava funcionando certinho antes a TV

A unica coisa que aconteceu diferente foi esse resistor queimar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Então, sera que pode ser ele? estava certinho, eu retirei e coloquei novamente apenas como ele estava

Por onde eu devo testar ali pra tentar alguma coisa? tem algum pino em especifico que possa não estar processando direito o sinal?

Como eu falei, eu retirei ele depois liguei e aconteceu do resistor estourar, ai substitui pelo valor correto pra uma TV de 20", fiquei com medo da bobina defletora ter dado algum problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A parte de sincronismo da imagem desse CI (IC501) é feito internamente, Você pode monitorar com um osciloscópio no pino 16 desse CI, o sincronismo que o processador (ICA01) envia para ele para sincronizar o sinal do OSD que são os caracteres do menu...

Sem um osciloscópio, só sair trocando os CIs para ter certeza de onde esta o defeito....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, ficou mais claro agora, obrigado

 

Mas você acha que pode ser algum componente que envie ou receba o sinal do pino 16 que tenha queimado? 

 

Faz sentido o CI ter queimado por conta do resisto que fritou? 

 

Obrigado

adicionado 29 minutos depois

Olha só o resistor que queimou
O Flyback esta a esquerda (Setas Azuis)

Screenshot_1.png.67cab21d5e600254127738f73f5791d5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse das setas vermelhas de 820ohms, que ta em baixo do outro ai

adicionado 0 minutos depois

As setas azuis indicam onde o Flyback esta

 

adicionado 4 minutos depois

Acho que uma seta dessas vermelhas ficou maior que a outra ehauheaueh

 

adicionado 17 minutos depois

@Dr.Luan Eu gerei outro Topico, esse problema não tem muito a ver com o MOD em si, porque eu desfiz ele e esta com esse problema
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dr.Luan Então, foi estranho, o que rolou em resumo foi isso

TV tava funcionando OK,
Fiz o MOD, ligou e ficou só um traço na horizontal (como consta no outro tópico)
Ai abri e tinha torrado os dois contatos do resistor que estavam na placa
Ai olhei no esquema e vi que o valor daquele resistor tava pra uma TV de 14"
Então eu troquei o resistor e coloquei esse de 840 em paralelo com um de 4k, o que deu por volta de 640 que é o valor certo pra TV de 20" (medi tudo certinho antes de colocar)

Ai eu liguei e ficou assim como nas fotos
Ta estranho tudo isso

A questão é que não sei se algo queimou antes ou depois desse resistor, eu só substitui pra colocar o valor certo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...