Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite senhores!

Eu tive alguns problemas recentes com minha placa-mãe, mas especificamente na memoria ram, o windows não reconhece todas as memorias, suspeito que um slot tenha queimado, no entanto quando uso apenas duas memorias em canais diferentes, fora ao que suspeito&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575, ele reconhece as 8gb que estão disponíveis, no entanto pela analise do CPU-Z um dos pentes aparece com JEDEC #1 ate o #4 e o outro pente aparece JEDEC #1 ao #3, isso quer dizer algo quanto a placa-mãe danificada, ou ate mesmo a memoria ou não quer dizer nada? Procurei no fórum e não achei nada que me fosse claro e suspeito que seja apenas alarmismo.  

Do mais, muito obrigado pela atenção!

memoria 2.PNG

• Membro VIP
Postado

@alexandre8 JEDEC:

https://pt.wikipedia.org/wiki/JEDEC

Estes valores aí são os valores predefinidos que a memória tem gravados no SPD (mais ou menos o BIOS das memórias), que são os clocks, latências e tensões padrão das suas memórias.

Então, se a memória for trabalhar a 1600 MHz (800, na verdade), as latências serão 11, 11, 11, 30.. e a tensão 1,5V.

Se a configuração definida for para 1000 MHz (500, neste caso aí, 509), as latências serão 7, 7, 7, 19.. e a tensão 1,5V.

E por aí vai.

Já sobre o Windows não reconhecer todas as memórias, se elas são reconhecidas no Setup, aí é problema do Windows.

Você está usando a versão 64 bits?

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Evandro disse:

@alexandre8 JEDEC:

https://pt.wikipedia.org/wiki/JEDEC

Estes valores aí são os valores predefinidos que a memória tem gravados no SPD (mais ou menos o BIOS das memórias), que são os clocks, latências e tensões padrão das suas memórias.

Então, se a memória for trabalhar a 1600 MHz (800, na verdade), as latências serão 11, 11, 11, 30.. e a tensão 1,5V.

Se a configuração definida for para 1000 MHz (500, neste caso aí, 509), as latências serão 7, 7, 7, 19.. e a tensão 1,5V.

E por aí vai.

Já sobre o Windows não reconhecer todas as memórias, se elas são reconhecidas no Setup, aí é problema do Windows.

Você está usando a versão 64 bits?

Entendi, acredito que o defeito então esteja na placa-mãe mesmo. Quanto ao JEDEC eu nem sabia da existência disso hahahahah

Sim, eu estou com um Windows 10 64bits, ele estava com 16gb de ram e funcionando perfeitamente, ai de um tempo pra cá, começou a dar tela azul e travar toda hr, ai fui rastreando e vi que eram nas memorias, dai to aqui tentando entender isso :)

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Evandro disse:

@alexandre8 eita..

Já testou os pentes em slots diferentes, alternou a posição deles?

Sim sim, fui alternando as memórias nos slots, ai deu pra ver que quando coloco só duas memórias no mesmo canal, as vezes funciona as vezes não, e quando coloco as mesmo duas, mas em canais diferentes, elas funcionam normalmente, eu até tentei trocar as memórias as 2 da Kingston e as duas da Corsair, elas funcionam bem, só quando ligo todas juntas que não dá certo. 

Postado

@Evandro Então, eu tenho dois pentes da Corsair em um canal e dois pentes da HyperX no outro, eu quando fui comprar vi que desde que estejam em canais diferentes não é ruim, claro, se forem todos iguais é melhor, mas na época foi o que deu pra fazer.

Assim funcionou perfeitamente por quase 4 anos, começou a dar problema por agr, dai acredito que seja na placa-mãe, porque todas funcionam isoladamente, mas não em todos slots. Sera que a causa das telas azuis pode ser realmente a placa-mãe?

• Membro VIP
Postado

@alexandre8 não é ruim em termos, tem recomendações para se evitar a prática e, quando se usa quatro pentes, pode-se perder latências e clocks, além de existir mais possibilidade de interferência entre os módulos (por isso o clock baixo também).

O problema pode estar até nas memórias.. (a idade chega para todos. :D)

Postado

@Evandro Entendo, mas agora acho que já era, não vai compensar trocar as memorias que são ddr3. Vou ver é se a placa-mãe esta ok, se estiver eu abro mão das memorias (que alias já estão na segunda idade mesmo hahahaha), dai posso começar a pensar em trocar o computador inteiro (que por agora é só um sonho de um universitário).

Mas mesmo assim, muito obrigado pelo tempo e pela atenção! :) 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!