Ir ao conteúdo

Esse computador funciona? Precisa de resfriamento extra? Que gabinete devo usar?

Ir à solução Resolvido por domingos87,

Posts recomendados

Postado

Eu estou montando um computador pela primeira vez, já decidi a maioria das peças. Porém não entendo muito sobre o assunto, então queria perguntar as seguintes coisas:

1- Esse PC vai funcionar sem problemas? Se não, o que eu preciso mudar?
2- De que cooler e pasta térmica vou precisar para usá-lo sem problemas?
3- Qual gabinete seria ideal para esse setup?

Configurações abaixo:

Placa de vídeo - R9 290x 4GB

Processador - FX 6350
Fonte - Brx 650w reais - UP-S650W BR1
placa-mãe - Ga-78lmt-usb3 R2 Ddr3
RAM - 1600mhz Pc3-12800 8gb DDR3
HD - 1tb

Por favor, indiquem as peças mais baratas possíveis. Não pretendo trocar o processador e a placa de vídeo, caso tenha algum erro eu posso trocar outros componentes. Também não pretendo fazer overclock.

Postado

Tem diversos gabinetes na faixa dos ~200 pilas que te servem pra uma configuração desse tipo, procure comentários de compradores e pegue algum que te agrade esteticamente.

Mas seguinte, não vale a pena montar uma configuração nova com base AM3+. Procure processadores AM4 (vai ter que pegar outra placa-mãe) e também troque a memória por uma DDR4. A fonte também parece bomba, busque por marcas conhecidas, de preferência com bastante comentários e testes. "1tb" sobre o HD não diz nada, tem excelentes HDs de 1 tb, assim como péssimos. Mas na minha opinião se não armazena grande quantidade de dados vale mais a pena pegar só um SSD, mesmo que de 240 gb.

Sobre cooler e pasta térmica... A maioria (cuidado, não todos!) dos processadores vem com um cooler padrão de fábrica, assim como uma espécie de adesivo térmico no dissipador. Se não vai fazer overclock, pode usar com essas configurações básicas por muitos meses antes de pensar em ter que colocar pasta térmica.

Postado

Vai sim, fique tranquilo.

No entanto, a primeira coisa a rever aí é a fonte. Você tem que se certificar que ela é boa, ainda mais num FX com uma R9. Pesquise aqui no fórum, no site e pela internet se algum teste atesta que ela REALMENTE entrega 650 Watts, pois o mais comum em fonte genérica mentirosa é falar em muitos Watts mas queimar ao entregar meramente cerca de 300.

De resto, a placa-mãe não é a melhor possível para um FX, mas com um 6350 e ainda sendo revisão mais nova você não vai ter problema. Não busque overclock com aumento de tensão com essa placa-mãe pois pode ter problema!

Gabinete: qualquer um com bastante espaço para coolers e para a placa de vídeo serve, em especial se tiver o espaço para a fonte na parte de baixo (bem melhor para a refrigeração e organização do sistema).

adicionado 3 minutos depois

@Shaman93 Esqueci de comentar que ele deve vir mesmo com um cooler decente de fábrica. Se for comprado na caixa, sim, todo FX vem. De compensar: um FX e memórias DDR3 custam hoje quase metade de um Ryzen mais DDR4, então compensar compensa se você não esperar do FX a performance do Ryzen.

Talvez valha mais a pena esperar o ajuste de preços da queda do dólar para decidir se vale gastar menos no FX ou investir mais no Ryzen (a diferença pode diminuir muito a depender de quanto baixem os preços).

Postado

Realmente sai um pouco mais em conta, mas vai gastar quase 2 pau só na placa de vídeo e se mixar por 500 pila no resto da configuração? Em muitos jogos mais atuais vai gargalar bastante. Acho que vale mais a pena botar um pouco menos de grana na VGA e pegar o resto da configuração mais atual (inclusive com muito mais possibilidades de upgrade), ou então primeiro pegar sem VGA e guardar pra comprar ela um pouco mais além.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, domingos87 disse:

Vai sim, fique tranquilo.

No entanto, a primeira coisa a rever aí é a fonte. Você tem que se certificar que ela é boa, ainda mais num FX com uma R9. Pesquise aqui no fórum, no site e pela internet se algum teste atesta que ela REALMENTE entrega 650 Watts, pois o mais comum em fonte genérica mentirosa é falar em muitos Watts mas queimar ao entregar meramente cerca de 300.

De resto, a placa-mãe não é a melhor possível para um FX, mas com um 6350 e ainda sendo revisão mais nova você não vai ter problema. Não busque overclock com aumento de tensão com essa placa-mãe pois pode ter problema!

Gabinete: qualquer um com bastante espaço para coolers e para a placa de vídeo serve, em especial se tiver o espaço para a fonte na parte de baixo (bem melhor para a refrigeração e organização do sistema).

Eu pesquisei por outra fonte, achei uma mais cara mas que parece confiável. Uma EVGA 650w de modelo 100-n1-0650-l0, vou usar essa.

Edit: Encontrei uma Corsair 650w de modelo cp-9020122-ww, essa tem certificação 80 plus bronze. Qual das duas seria mais confiável?

Eu vou precisar de algum cooler? Qualquer pasta térmica vai servir?

adicionado 4 minutos depois
23 minutos atrás, Shaman93 disse:

Realmente sai um pouco mais em conta, mas vai gastar quase 2 pau só na placa de vídeo e se mixar por 500 pila no resto da configuração? Em muitos jogos mais atuais vai gargalar bastante. Acho que vale mais a pena botar um pouco menos de grana na VGA e pegar o resto da configuração mais atual (inclusive com muito mais possibilidades de upgrade), ou então primeiro pegar sem VGA e guardar pra comprar ela um pouco mais além.

Eu varri a internet inteira pra achar essas peças pelo menor preço possível em sites confiáveis, acabei com um total de 1600 reais sem contar o gabinete e os coolers. Pesquisei muitas reviews das peças, e só vai segurar a placa de vídeo se for um jogo com uma engine muito focada no processador. Não quero montar nenhum PC gamer muito forte, é que o que eu tenho tá difícil e não dá pra gastar muita coisa... Não pretendo fazer upgrades tão cedo, só quero que os jogos rodem, mesmo que no mínimo.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 A diferença dá mais que 500 Reais no total. Entre memória, placa-mãe e processador hoje chega a quase 1000 dependendo do caso. Concordo com o seu pensamento, mas é uma economia interessante e se ele não espera uma máquina muito forte e nem tem mais como gastar, é uma opção bem mais interessante do que parece.

Se ele só vai esperar mais performance da placa de vídeo, está valendo... Se não, realmente é melhor economizar nela e usar a plataforma DDR4.

@Prinzherbert Se o total está nisso com a placa de vídeo e tudo, está bem legal. O 6350 é bem decente, já é do modelo melhorado em performance por clock e por core.

A fonte está mais do que boa. E do cooler, sendo o FX box (comprado com caixa), ele já vai vir com um razoável. A pasta vem aplicada de fábrica nele, é só tirar o plástico de proteção e colocar o dissipador com o cooler e a pasta tudo de uma vez sobre o processador já instalado na placa-mãe.

Postado

@domingos87 Desculpa ter que pedir ajuda novamente, mas é que o processador que eu disse acabou de ser vendido. Com isso tive que trocar tanto ele quanto a placa-mãe, por um i5 2400 e por uma Pcware Lga 1155 com dois soquetes DDR3 e suporte a 800 / 1066 / 1333 MHz. Ainda vai funcionar? A memória é de 1600 MHz, a placa-mãe vai suportar ela?

• Solução
Postado

@Prinzherbert Funcionar vai, mas tem que ser o mesmo preço da configuração anterior (até porque teria mais ou menos a mesma performance). Só não seria muito recomendável essa placa-mãe, mas dado que você não tem interesse em overclock pode ser uma escolha interessante no preço certo.

Os Intel 3ª geração suportavam DDR3 1600 e acho que os 2ª também. Quem manda nisso é mais o processador que a placa-mãe, dado que o controlador de memória é hoje (já há muito tempo) localizado nele.

Porém, às vezes a BIOS da placa-mãe não vai deixar você selecionar os 1600. Não será problema, pois o módulo simplesmente vai trabalhar a 1333 e como você vai usar placa de vídeo off board você não terá perda quase nenhuma de desempenho por causa disso (o vídeo onboard que depende de muita velocidade da memória RAM).

• Obrigado 1
Postado

@Prinzherbert De nada! Bom, se for com tudo novo está com preço bom sim. Com esse mesmo dinheiro hoje você compraria apenas processador + placa-mãe + memória. Não teria a placa de vídeo, nem a fonte, nem o gabinete e nem o HD.

Não é um computador com a atual geração de memórias e processador, mas muito útil e com baixo preço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...