Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entre diferentes tipos de monitores. 28" 4k ou 34Ultrawide ou 27 144hz


Posts recomendados

Gostaria do auxílio de vocês para melhor tomada de decisão do que comprar. Utilizarei o monitor para trabalho (indiferente o modelo) e para games. Tenho uma GTX 1060 3Gb. Estou em duvida entre pegar:

monitor de 28" 4k 60hz 1ms ou

34 Ultrawide 75hz 5ms ou

27" 144hz.

Quais seriam os prós e contras de cada um? Os 144hz fazem realmente muita diferença nos games? Ou 1ms é mais relevante? Ou 4k permite uma definição maior mesmo que executando em full hd e utilizando o upscaling do monitor? Ou um ultrawide seria mais jogo?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Grande Mestre Lucas disse:

@Farley Souza com uma 1060 3GB eu não recomendo que compre um monitor 4K, por uma questão bastante simples, a placa não vai conseguir fazer os jogos chegarem nessa resolução.

 

Valeu, obrigado!!!

Esses monitores ultrawides são utilizados para jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Farley Souza Olá,

 

Com essa placa de vídeo nem o 4K nem o 144hz valeria a pena, aliás até mesmo ultrawide seria difícil ou 75hz. É uma boa GPU, mas é mais voltado para o padrão 16:9 @ 60hz.  A menos, é claro, que jogue jogos super leves como CSGO e outros do estilo, nesse caso poderá aproveitar de um monitor com frequência maior já que a placa de vídeo entregará o FPS desejado (se o monitor é 144hz, o ideal é o jogo atingir 144fps).

 

Enfim, entre os três o que se sairia melhor seria o Ultrawide, mas ainda assim em alguns casos deixaria a desejar. 

 

Qual o resto da sua configuração completa?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

@Farley Souza Olá,

 

Com essa placa de vídeo nem o 4K nem o 144hz valeria a pena, aliás até mesmo ultrawide seria difícil ou 75hz. É uma boa GPU, mas é mais voltado para o padrão 16:9 @ 60hz.  A menos, é claro, que jogue jogos super leves como CSGO e outros do estilo, nesse caso poderá aproveitar de um monitor com frequência maior já que a placa de vídeo entregará o FPS desejado (se o monitor é 144hz, o ideal é o jogo atingir 144fps).

 

Enfim, entre os três o que se sairia melhor seria o Ultrawide, mas ainda assim em alguns casos deixaria a desejar. 

 

Qual o resto da sua configuração completa?

 

Tenho um i5 de 4º geração, não me recordo o modelo exato, com HD SSD, 16GB e fonte de 420 da seventeam.

A placa de vídeo eu não descarto trocar num futuro próximo, mas também não pegaria essas novas da GeForce não, ficaria no máximo numa 1080 mesmo. Estou inclinado em ir no ultrawide porque ele me favorece levemente na questão profissional. Minha dúvida é se eles são recomendados para jogos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Farley Souza Para jogos é questão de gosto pessoal. Hoje em dia a maioria dos jogos suporta e você fica com um campo de visão maior o que pode trazer vantagens. Tirando o fato de pesar mais na GPU (pois a resolução será maior) não é contraindicado para jogar. Mas, repito, é gosto.

 

Agora tenta descobrir o modelo dessa sua fonte. Seventeam é uma daquelas marcas que tem coisa boa e coisa ruim e é bom saber exatamente qual é a sua para não comprometer o desempenho e a longevidade das suas peças.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentei de tudo. 4K, 144 hz e Ultrawide.

 

Sem dúvida, digo para você esquecer 4K no PC. Não faz sentido montar um bom PC para ter a mesma experiência de um console, ou seja, rodar a 30-60fps. Nem pensar. Rasgar dinheiro.

 

Ultrawide ou 144 hz? Cara, as duas experiências são EXCELENTES e valem a pena. Mas para não deixar você no vácuo, sem minha opinião, digo o seguinte:

 

1) Seu foco é jogos? Se sim, vai de 144 hz. Aí indico o do link, ótimo custo benefício. Não se engane com a tela TN, pois tem melhor brilho e intensidade de cor que a tela IPS do Ultrawide da LG que eu tenho. Embora IPS é aquilo, tem vantagem na fidelidade de cor, anti reflexo e campo de visão que não perde qualidade se ficar mais de lado.

 

https://www.magazineluiza.com.br/monitor-gamer-aoc-led-24-full-hd-widescreen-hero-g2460pf/p/215275600/in/mogm/?partner_id=4651&utm_source=google&utm_medium=pla&seller_id=magazineluiza&product_group_id=320285090761&ad_group_id=25419788544&aw_viq=pla&gclid=Cj0KCQiAlIXfBRCpARIsAKvManyXAVqdP4C-7WetfoabQgIaapcG0CtLS4qP0NzP-4WCyqzgTdQu6V4aAmcOEALw_wcB

 

 

 

2) Se o seu foco é USO EM GERAL, não apenas jogar, vai de Ultrawide. Ele é mais FUNCIONAL, pois vai servir melhor para uso em geral. E jogos dá uma imersão diferente.

 

Se você não tem hardware para rodar pelo menos a 100 fps, aí mais um motivo para ficar no Ultrawide de 75 hz da LG. Agora se puder ter um padrão de 100 fps pelo menos, aí um monitor de 144 hz já vale bastante a pena se o seu foco é jogar.

 

 

Obs.: eu tenho uma RX 580 OC 8 GB e uso num monitor Ultrawide de 75 hz e também nesse de 144 hz. Vários jogos consigo a 120 fps, até 144 fps. Alguns ficam a 80 fps, 90 fps, 100 fps. Isso com gráfico no high ou médio, dependendo do game.

 

Lembrando que para 144 hz rodar no Ultra é desnecessário. Várias vezes eu rodo no MÉDIO até. Pois o que a pessoa busca é fluidez, conforto visual e qualidade da imagem EM MOVIMENTO. E não PARADA.

 

E outra, maioria dos jogos o gráfico no MÉDIO já fica suficientemente bonito.

 

 

 

 

 

 

adicionado 4 minutos depois

Uma vantagem do monitor 144 hz também é que não precisa nunca ativar vsync. E nunca vi rasgos na imagem. Justamente porque o hz é muito absurdo.

 

 

adicionado 5 minutos depois

Titanfall 2, por exemplo, dá para rodar no high a 144 fps com uma RX 580 OC 8 GB. Apenas um exemplo como parâmetro.

 

Adiante eu pretendo pegar uma 1070.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só digo uma coisa eu não sou doente com 144hz 75 me atende muito bem, acho que 144 é interessante para quem joga fps competitivo mais no Brasil isso não existe por causa de nossas lindas conexões com a internete!

Va de ultrawide 29 ou 34 polegadas mais lembrasse que o 34 é muito grande então é bom ver si cabe no seu espaço ai e si precisa de tanto tamanho no pc!

 

Obs: quem conhece ultrawide nunca mais troca de proporção, bom pra jogos e para navegação!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo mais com a ideia de que 144 hz é apenas para "competitivo".

 

Eu tenho os dois monitores. Como disse, o da OAC tem tela TN, mas tem mais brilho e intensidade de cor, comparando com a tela IPS da LG. Embora a fidelidade de cores seja melhor no IPS, anti reflexo e campo de visão que não perde qualidade nesse tipo de tela.

 

E mais fps na tela significa uma QUALIDADE DE IMAGEM melhor. Falo aqui da IMAGEM EM MOVIMENTO. Não tem borrão e rasgos.

 

75 fps já melhora bem sobre 60 fps. Mas não é 100 fps, 120 fps, 144 fps.

 

Tem Ultrawide de 144 hz, mas aí já está bem caro, outra proposta.

 

Só não concordo mais com a ideia de que 144 hz é importante apenas para online.

 

adicionado 3 minutos depois

Enfim, 144 hz ou Ultrawide, qualquer um dos dois o cara está muito bem servido. Só 4K que acho rasgar dinheiro e desperdiçar hardware no PC. Não gostei da experiência, fica limitado a jogar na mesma performance de um console, não vejo sentido nisso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ferreira Campos

 

"quem conhece ultrawide nunca mais troca de proporção, bom pra jogos e para navegação!"

 

Com certeza é uma excelente pedida. É mais funcional para uso em geral, não apenas jogos. E tendo 75 hz já ajuda. Não é grande vantagem, mas dá uma suavizada maior comparando com 60. O bom também é que não precisa de muito hardware para ter 75 fps. Isso é algo a ser levado em conta também no custo benefício.

adicionado 4 minutos depois

Outro ponto positivo do Ultrawide da LG é o som embutido. Excelente qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF qual a configuração do computador que voce jogou em 4K? Quais os games que voce jogou em 4K nesse computador com essas configurações? 

 

Esse negócio de "quem conhece ultrawide nunca mais troca de proporção, bom pra jogos e para navegação!" não é bem assim. O 4K 60FPS com tudo no máximo é uma baita de uma qualidade e se não fosse os valores absurdos das peças, tenho certeza de que a quantidade de usuários com máquinas para 4K 60FPS iria aumentar muito. 

 

O único conteúdo que vejo com maior potencial para 4K é o de jogos. Estamos quase em 2019 e o sinal da parabólica(ou também conhecida como parabosta) é transmitido para milhares de tvs só aqui no Brasil; o sinal digital não usa todo o potencial da TV FULL HD e os filmes estão decaindo muito, ou seja, nem que sejam filmados em 4K não tem a qualidade técnica superior aos de antigamente e uma das provas disso é que de 2012 pra cá nenhum filme conseguiu uma quantidade de oscars igual ou superior ao último da trilogia do Senhor dos Anéis. Antigamente filmes excelentes ficavam sem oscar de tão disputado que era a premiação, hoje em dia tem filmes que só ganham porque os filmes tem que ser premiados anualmente, mas não por merecimento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ferreira Campos se está tudo OK para voce então tá beleza.

 

Eu não sou desses maníacos por gráfico, FPS e tudo que deixe aimagem a ponto de cegar a pessoa.

 

Esse meu último comentário foi em resposta ao comentário do outro usuário porque discordei do que ele disse sobre o 4K, mas eu penso que se o cidadão está satisfeito com HD, FULL HD, 2K ou 4K, então tá beleza, o que importa é jogar sem reclamar. Eu até hoje ainda tenho meu Super Nintendo e não deixei de jogar por conta dos gráficos das fitas. 

 

Algo que também tem de ser levado em conta é o tamanho da tela, pois nem todo mundo(e eu me incluo nesse percentual) deseja jogar no computador utilizando uma tela na casa das trinta polegadas ou menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Diogo HF qual a configuração do computador que voce jogou em 4K? Quais os games que voce jogou em 4K nesse computador com essas configurações?

 

Já tive 1070 TI. Rodava 4K60fps praticamente todos os jogos que tinha. Vendi a placa depois.

 

Mesmo com minha RX 580 OC 8 GB atual eu consigo rodar em 4K vários jogos e alguns até a 60 fps. Ex.: BF1 e Titanfall 2. Isso no modo campanha, pois online sempre baixa bastante. Digo "consigo", pois ainda não vendi o monitor 4K. Está à venda.

 

E isso com gráfico no alto/Ultra. Titanfall 2 no "muito alto", que é o máximo do jogo.

 

Não achei nada demais. Pois eu tenho um ps4 pro e uma TV 4K da Samsung e achei a mesma coisa que o ps4 pro. Diferença mínima que acaba não compensando.

 

Diferente de jogar a 144 hz ou em Ultrawide, aí vale muito a pena, já que é OUTRA EXPERIÊNCIA, bem diferente de um console.

 

 

 

 

 

adicionado 6 minutos depois

@Grande Mestre Lucas

 

"O 4K 60FPS com tudo no máximo é uma baita de uma qualidade e se não fosse os valores absurdos das peças, tenho certeza de que a quantidade de usuários com máquinas para 4K 60FPS iria aumentar muito".

 

No começo sim, por "ir na moda". Depois de um tempo eu tenho certeza de que a galera voltaria para 144 hz ou Ultrawide, pois é uma experiência diferente.

 

No PC você fica limitado a 30-60fps em 4K. Ou seja, mesma experiência do One X. Então compra o One X.

 

Mesmo o pro fica melhor que um PC num monitor 4K. Por causa da TV 4K que é melhor que um monitor de PC para essa finalidade. 

 

"ahhh mas no PC tem  alguns pixels a mais, é nativo sempre" blá blá blá. Cara, VIAGEM ISSO AÍ. Por experiência digo que a diferença é tão insignificante que não compensa. E digo mais, o pro ligado numa TV 4K fica mais bonito que um PC ligado no monitor 4K. Imagina One X então, que é melhor que o pro nesse ponto.

 

 "ahhh mas vou colocar o PC na TV". Não é nada prático e PC se usa para várias funções, não apenas jogar.

 

Então 4K apenas valerá a pena quando for mais popular a ponto de termos Ultrawide 4K acima de 60 fps, ou 4K120hz pelo menos.

 

Aí começa a ter uma experiência diferente. E também monitores com HDR e uma tela que não seja TN. Isso tudo ou é MUITO CARO, ou nem existe ainda. Não no Brasil.

 

 

adicionado 12 minutos depois

Quer ter experiência em 4K? Compra um One X e liga ele numa boa TV 4K. Eu tenho uma da Samsung, mas aconselho pegar uma da LG com tela IPS e tecnologia nano cell. Eu vi numa loja esses dias rodando BF1 e fica lindo demais.

 

Cito essa da LG porque uma QLED ou OLED já são outro nível de preço. E essa nano cell da LG está num preço semelhante a de uma TV 4K de entrada da Samsung, tipo MU6100.

 

Minha próxima TV 4K será com certeza da LG nano cell tela IPS. Esse lance de "pixel branco" é furada, eu vi pessoalmente e achei a qualidade da imagem desse modelo da LG bastante melhor que a 4K da Samsung que tenho aqui.

adicionado 14 minutos depois

RESUMINDO: 4K no PC te dá a MESMA EXPERIÊNCIA de um console. Diferente de 100 fps, 120 fps, 144 fps, ou Ultrawide, que são experiências BEM DIFERENTES.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF 1070ti 4K 60FPS com tudo no máximo na maioria dos games que jogava? Com certeza reduções ou desabilitações aconteceram aí. 

 

Citação

No começo sim, por "ir na moda". Depois de um tempo eu tenho certeza de que a galera voltaria para 144 hz ou Ultrawide, pois é uma experiência diferente.

 

Discordo, não que eu considere que ninguém voltaria, mas por pensar que esse número não representaria metade dos usuários. 

 

Citação

No PC você fica limitado a 30-60fps em 4K. Ou seja, mesma experiência do One X. Então compra o One X

.

Atualmente os consoles não coneguem 4K 40FPS, já no PC o dinheiro dos americanos gamers parece não ter limite, os caras já conseguiram fazer games rodarem em 5K e até em 8K, coisa que PS5 e XBOX 2 não vão conseguir.  

 

O XBOX ONE tem retrocompatibilidade, mas ele consegue fazer isso aqui? 

 

NOTA: O AA está desabilitado, mas mesmo que fosse habilitado o FPS passaria de 100.

 


 

Citação

 

Quer ter experiência em 4K? Compra um One X e liga ele numa boa TV 4K. Eu tenho uma da Samsung, mas aconselho pegar uma da LG com tela IPS e tecnologia nano cell. Eu vi numa loja esses dias rodando BF1 e fica lindo demais.


 

 

Que 4K é esse do XBOX ONE X? O Rodrigo Baltar mostrou o 4K cinematográfico com direção de Renato Aragão. Até os donos de consoles evidenciam os problemas com o 4K um do outro pensando que estão deixando seu console lá em cima, quando na verdade estão mostrando que os dois consoles(XBOX e PS4) não conseguem atingir 60FPS e daí vem a redução disso, mais isso e daquilo. Não é simplesmente só uma retirada de FPS, mas sim de detalhes que contam no jogo. 

 

Citação

RESUMINDO: 4K no PC te dá a MESMA EXPERIÊNCIA de um console. Diferente de 100 fps, 120 fps, 144 fps, ou Ultrawide, que são experiências BEM DIFERENTES.

 

Se fosse assim então o pessoal que tem SLI de 1080ti, Titan Xp e Titan V estão com problemas de vista, pois não sabem diferenciar o mesmo jogo em 4K  do PC para o do console? 

 

 

 

adicionado 4 minutos depois
3 horas atrás, Farley Souza disse:

@Diogo HF @Lucas Ferreira Campos @Grande Mestre Lucas TOP DEMAIS!! valeu MESMO POR TODAS AS DICAS!!! To aprofundando o estudo e verificando preços rs. valeu mesmo! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Se o cara liga o PC numa TV 4K de boa qualidade aí sim vale a pena. Mesmo se o jogo não ficar a 60 fps, desde que esteja acima de 30 fps e dependendo do tipo de jogo (RPG, aventura, esporte etc não precisa fps alto), aí VALE MUITO A PENA sim.

 

Na verdade minha comparação é mais para monitor. A qualidade da imagem de uma TV 4K é muito superior a de um monitor, mesmo um monitor 4K. Ao menos o da Samsung que eu tenho é tela TN, não compensa.

 

Agora se ligar o PC numa TV 4K aí sim. Eu tenho feito isso e compensa muito.

 

Uma coisa interessante que noto é que quando se liga o PC numa TV a sensação de jogar abaixo de 60 fps é boa. Diferente de monitor gamer, que jogar a 40 fps, por exemplo, é ruim. Isso deve ser algum filtro na TV, não sei. Ou a maior distância da tela, não sei. Mas eu percebo isso.

 

4K é o futuro dos jogos sim. Eu concordo contigo nisso. Eu quis dizer mais sobre monitor mesmo. Aí eu acho que um Ultrawide ou 144 hz compensa mais. Salvo se existir monitor 4K com tela IPS, a LG tem isso, mas nunca vi de perto para dizer. Para mim 4K é TV. Aí sim brilha, até pelo tamanho maior.

adicionado 1 minuto depois
Em 07/11/2018 às 01:44, Lucas Ferreira Campos disse:

Sei de mim que estou de boa com meu ultrawide 29 75hz, pensando em migrar parao 144 e adicionar mais uma 1070ti na brincadeira, agora 4k nativo pra mim é besteira

 

Só vale a pena 4K no PC se ligar numa boa TV 4K. Aí sim. Em monitor não gostei.

 

E como TV custo benefício eu indicaria a da LG com tela IPS e tecnologia nanon cell. Eu tenho uma da Samsung KU6100, ela é muito bonita, mas esse modelo da LG supera e não é caro como uma qled ou oled. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF voce disse que sua experiencia com 4K na TV foi melhor no monitor e em um tópico passado(de minha autoria)  teve um usuário que disse que seria bizarrice jogar em 4K numa TV mesmo eu dizendo que seria em uma das melhores TVs 4K.


 

Citação

 

4K é o futuro dos jogos sim. Eu concordo contigo nisso. Eu quis dizer mais sobre monitor mesmo. Aí eu acho que um Ultrawide ou 144 hz compensa mais. Salvo se existir monitor 4K com tela IPS, a LG tem isso, mas nunca vi de perto para dizer. Para mim 4K é TV. Aí sim brilha, até pelo tamanho maior.


 

 

Eu também nunca joguei em um "monitor gamer", mas sei que na minha TV(e em outras) dependendo dos ajustes que se faça em um game, voce pode enganar trouxas dizendo que a tela da direita é do XBOX ONE e a tela da esquerda é do PS4, pois tem o Pixel HD, luz, sombra, artefato e sei lá mais o que nas configurações de imagem que podem melhorar ou piorar a qualidade visual do game. Em filmes isso é fácilmente notável, tem alguns que eu opto por deixar uma espécie de anti-A devido ao filme não ser FULL HD verdadeiro. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Para mim Ultrawide é a melhor experiência no PC. E indico o Ultrawide da LG com tela IPS, 75 hz e resolução 2560*1080. você não precisa gastar muito para aproveitar ao máximo o que o monitor oferece.

 

Sou suspeito, mas eu curto muito Ultrawide.

 

Se for para jogar em 4K, aí uma TV grande é melhor que monitor. Liga o PC numa TV assim daí, fica melhor.

 

Monitor 4K com tela TN não dá. No começo até estava gostando, mas depois que peguei uma tela IPS eu vi a diferença.

 

Tela tem que ser IPS, se a pessoa busca melhor qualidade de imagem e ângulo de visão. Mesmo em TV eu daria preferência para IPS e não a VA da samsung.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!