Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700 e placa-mãe


Diogo HFL

Posts recomendados

MSI H110M PRO-VH PLUS. 

 

Essa é minha placa-mãe. Soquete LGA 1151.

 

O link fala em soquete FCLGA1151....

 

Posso comprar essa CPU? Compatível? Preciso fazer alguma atualização da placa com funciona?

 

https://m.kabum.com.br/produto/84403/processador-intel-core-i7-7700-kaby-lake-7a-gera-o-cache-8mb-3-6ghz-4-2ghz-max-turbo-lga-1151-intel-hd-graphics-bx80677i77700?origem=52&gclid=Cj0KCQiAlIXfBRCpARIsAKvManyAYAIskA_KLIR6FWZZEm7cpjzSt54u7Q2R2bjDIduPcUWmD3b10ZUaAqBZEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF O desempenho do i5 8400 em relação ao i7 7700 é praticamente o mesmo, porém você teria uma plataforma mais nova, gastando menos e com possibilidades de upgrades futuros.

 

Se eu fosse você iria de R5 2600+B450, assim você teria 6 núcleos e 12 threads que aguentaria muitos anos sem a necessidade de uma melhoria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, grievous disse:

@Diogo HF O desempenho do i5 8400 em relação ao i7 7700 é praticamente o mesmo, porém você teria uma plataforma mais nova, gastando menos e com possibilidades de upgrades futuros.

 

Se eu fosse você iria de R5 2600+B450, assim você teria 6 núcleos e 12 threads que aguentaria muitos anos sem a necessidade de uma melhoria.

 

Eu tenho um I5 7400.

 

Esse R5 2600 não teria pouca diferença? Ou não? 

 

O I5 de oitava não seria melhor que esse R5 2600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Jogos que exigem mais processamento já conseguem deixar um processador de 4c/4t em 100% de uso, causando algum gargalo aqui e ali. Já o Ryzen 2600 ele está pouca coisa atrás de um i5 8400 em termos de desempenho em jogos porém para multitarefa ele se sai bem melhor (lembrando que ele custa menos também).

Streaming de jogos por exemplo, o Ryzen 2600 deixa o i5 8400 para trás pois exige muito processamento para rodar e encodar os jogos ao mesmo tempo. No vídeo abaixo tem uma comparação (do ponto de vista do espectador) de um Ryzen 2600X e um i5 8600k streamando PUBG:

 

Fica claro que o i5 8600k não dá conta das duas tarefas ao mesmo tempo e você teria que fazer ajustes finos para que ficasse bom enquanto o R5 2600X você só liga a stream e joga tranquilamente. Para outras atividades como CAD, 3D, Edição de imagens, vídeos, etc os processadores Ryzen costumam ser superiores aos seus equivalentes da Intel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

 

Achei este outro teste em jogos. Pelo que percebi o da AMD usa bem menos % da CPU. E o resultado em frames é parecido. Em alguns jogos AMD até ganha.

 

Isso pode significar que o processador da AMD terá uma vida útil maior por usar bem menos a CPU? Em alguns jogos ali estava em 40 % de uso, ao passo que o da Intel estava em 90 % de uso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Se no futuro os jogos exigissem mais threads que hoje então o i5 8400 pode ter problemas enquanto o r5 2600 (em teoria) ainda rodaria tranquilamente. Caso você esteja com orçamento apertado você pode pegar um R5 1600 que é pouca coisa mais lento que um R5 2600 porém custa 645 reais, possui a mesma quantidade de núcleos e threads (6/12). Assim sobra uma graninha extra para um SSD ou uma GPU melhor.

 

Além disso os processadores da AMD são desbloqueados para overclock podendo dar um gás extra caso precise e a plataforma será mantida até 2020, você compra a placa-mãe hoje e troca de processador tranquilamente sem se preocupar, já na Intel normalmente ela sempre troca o soquete a cada 2 gerações forçando seus consumidores a trocar a placa-mãe junto.

Procure por canais de tecnologia como Hardware Unboxed ou Gamer Nexus quando for comprar algum componente de hardware. Segue vídeo do R5 2600 do Hardware Unboxed:

 

 

Lembrando que essa diferença de desempenho entre um i5 8400 e um r5 2600 só aparece quando a placa de vídeo é de topo de linha como GTX1080 ou superior, cenário dificilmente encontrado nas casas de nós Brasileiros. Se você colocar uma RX580 ou GTX1060 ambos ficarão com desempenho similar pois o "gargalo" estaria na GPU.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, grievous disse:

@Diogo HF Exatamente, se no futuro os jogos exigissem mais threads que hoje então o i5 8400 pode ter problemas enquanto o r5 2600 (em teoria) ainda rodaria tranquilamente. Caso você esteja com orçamento apertado você pode pegar um R5 1600 que é pouca coisa mais lento que um R5 2600 porém custa 645 reais, possui a mesma quantidade de núcleos e threads (6/12). Assim sobra uma graninha extra para um SSD ou uma GPU melhor.

 

Além disso os processadores da AMD são desbloqueados para overclock podendo dar um gás extra caso precise e a plataforma será mantida até 2020, você compra a placa-mãe hoje e troca de processador tranquilamente sem se preocupar, já na Intel normalmente ela sempre troca o soquete a cada 2 gerações forçando seus consumidores a trocar a placa-mãe junto.

Vídeos de benchmark como este que você postou não são muito confiáveis porque você não consegue ver qual FPS mínimo está chegando, com qual estabilidade estão, etc. Procure por canais de tecnologia como Hardware Unboxed ou Gamer Nexus.

 

Segue vídeo do R5 2600 do Hardware Unboxed:

 

 

 

Meu orçamento seria uns R$ 1.700,00 para gastar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Diogo HF disse:

Achei este outro teste em jogos. Pelo que percebi o da AMD usa bem menos % da GPU. E o resultado em frames é parecido. Em alguns jogos AMD até ganha.

 

Isso pode significar que o processador da AMD terá uma vida útil maior por usar bem menos a GPU? Em alguns jogos ali estava em 40 % de uso, ao passo que o da Intel estava em 90 % de uso.

Você interpretou errado. Não é que os Ryzen usam menos da placa de vídeo, mas sim que os Coffee Lake conseguem tirar mais dela, tanto que você que o FPS costuma ser maior (se a diferença é relevante ou não, aí é outra história). E isso com o 8400, que clock relativamente baixo.

 

Não que um Ryzen não tenha boa vida útil, a final a AMD prometeu manter o soquete por mais 1~2 anos. Mas se o argumento é "usa melhor a placa de vídeo", esquece, pois está errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Você interpretou errado. Não é que os Ryzen usam menos da placa de vídeo, mas sim que os Coffee Lake conseguem tirar mais dela, tanto que você que o FPS costuma ser maior (se a diferença é relevante ou não, aí é outra história). E isso com o 8400, que clock relativamente baixo.

 

Não que um Ryzen não tenha boa vida útil, a final a AMD prometeu manter o soquete por mais 1~2 anos. Mas se o argumento é "usa melhor a placa de vídeo", esquece, pois está errado.

 

Não digo "usar melhor a placa de vídeo". Não sou técnico no assunto, então não entendi muito seu comentário.

 

O que chamou a atenção é que a CPU da AMD usa 40 % apenas, ao passo que, no mesmo jogo, o da Intel está usando 90 % ou mais. Sendo que dá uma diferença pequena de fps.

 

O que significa usar apenas 40 % enquanto o outro usa 90 %?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Diogo HF disse:

 

Não digo "usar melhor a placa de vídeo". Não sou técnico no assunto, então não entendi muito seu comentário.

 

O que chamou a atenção é que a CPU da AMD usa 40 % apenas, ao passo que, no mesmo jogo, o da Intel está usando 90 % ou mais. Sendo que dá uma diferença pequena de fps.

 

O que significa usar apenas 40 % enquanto o outro usa 90 %?

No post que eu comentei, você falou de uso da GPU, ou seja, placa de vídeo. Se era isso mesmo, vale o que eu disse.

 

Agora, esse seu último está falando da CPU, ou seja do processador, que aí sim condiz com 40% VS 90%. Nesse caso, o comentário é completamente diferente.

 

Essa métrica é meio enganosa. Se você parar para olhar, os Ryzen tem o dobro de threads, e esses threads entram na conta de uso do processador, pois não são aproveitados pelos jogos. Em streaming ou edição de vídeo, aí a coisa muda de figura, mas focando quem só roda o jogo, esses threads extras acabam sendo meio que inúteis, e se você considerar somente os núcleos físicos, é como se fosse 90% VS 80% de uso, com a ressalva de que os Intel acabam conseguindo entregar mais desempenho. Se comparasse com o 8700, você ia ver a mesma coisa: baixo uso de CPU por causa dos threads adicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Imakuni disse:

No post que eu comentei, você falou de uso da GPU, ou seja, placa de vídeo. Se era isso mesmo, vale o que eu disse.

 

Agora, esse seu último está falando da CPU, ou seja do processador, que aí sim condiz com 40% VS 90%. Nesse caso, o comentário é completamente diferente.

 

Essa métrica é meio enganosa. Se você parar para olhar, os Ryzen tem o dobro de threads, e esses threads entram na conta de uso do processador, pois não são aproveitados pelos jogos. Em streaming ou edição de vídeo, aí a coisa muda de figura, mas focando quem só roda o jogo, esses threads extras acabam sendo meio que inúteis, e se você considerar somente os núcleos físicos, é como se fosse 90% VS 80% de uso, com a ressalva de que os Intel acabam conseguindo entregar mais desempenho. Se comparasse com o 8700, você ia ver a mesma coisa: baixo uso de CPU por causa dos threads adicionais.

 

Eu editei para CPU, por equívoco troquei a letra. Valeu.

 

Mas pelo que você está falando, comparando com o comentário do outro colega, o fato de ter mais threads pode pesar NO FUTURO, não? No momento atual, pode não fazer diferença alguma. Mas e lá no futuro?

 

Comparando, não seria a mesma coisa de uma RX 580 que tem 8 GB de vram contra 6 GB da 1060? No futuro isso não pode significar uma maior vida da GPU?

 

Eu gostaria de comprar uma CPU para durar uns 5 anos pelo menos concedendo uma boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Diogo HF disse:

Mas pelo que você está falando, comparando com o comentário do outro colega, o fato de ter mais threads pode pesar NO FUTURO, não? No momento atual, pode não fazer diferença alguma. Mas e lá no futuro?

  

Comparando, não seria a mesma coisa de uma RX 580 que tem 8 GB de vram contra 6 GB da 1060? No futuro isso não pode significar uma maior vida da GPU?

 

Eu gostaria de comprar uma CPU para durar uns 5 anos pelo menos.

O argumento de "no futuro" é uma faca de dois legumes, pois pode ser que demore tanto para esse futuro chegar que o chip já vai estar obsoleto de qualquer jeito (isso vale ainda mais para o caso da placa de vídeo também). E de qualquer forma, threads não é a mesma coisa que núcleos físicos; ter mais ajuda, mas não substitui completamente. E se você vai atacar pelo lado de "manter o processador por 5 anos", lembre também que o 8400 tem uma iGPU que ajuda MUITO na hora de trocar a placa de vídeo por uma melhor, coisa que s Ryzen 5/7 tem dor de cabeça.

 

Em todo caso, não entenda mal, eu concordo que um 2600 é uma excelente escolha, muitas vezes melhor que de um Coffee Lake. Dito isso, é bom entender as vantagens e desvantagens de um sobre o outro para poder dar recomendações melhores e evitar só pegar qualquer dado e opiniões alheias e dizer qualquer coisa sem entender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diogo HF disse:

O preço pesa também em termos de custo benefício. Esse da Intel pelo que pesquisei está 500 reais mais caro.

Nao chega a ser tudo isso, ta mais na casa dos 200 reais, entre o 2600 e o 8400.

O Ryzen 5 1600 realmente esta disponivel a um otimo preço atualmente, mas eu nao colocaria ele com uma mobo basica (a320) do mesmo jeito que colocaria sem problema um i5 8400 com uma h310, pelo fato do clock do Ryzen 5 1600 ser relativamente baixo em comparação a esses outros dois, na minha opiniao fica bom o 1600 com um overclock a ~3.9ghz que demandaria uma B350 decente e talvez ate um cooler melhorzinho que aumentaria o custo do kit cpu+mobo em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rusty1 Vamos concretizar então, para eu entender melhor.

 

Eu tenho um monitor Ultrawide de 75 hz resolução 2560*1080.

 

Tenho uma RX 580 OC 8 GB, 16 GB de ram DDR4 e um I5 7400.

 

Placa de vídeo eu pensei em trocar final do ano que vem, pois eu ainda jogo games do ano passado para trás. Essa placa está sobrando nessa resolução. E pretendo continuar nessa resolução e monitor por alguns anos ainda. Já tive 1070 TI e não gostei da experiência em 4K, pois limita a 60 fps e no padrão 16:9. Sem falar o gasto que achei elevado demais para a finalidade.

 

Por isso fui pensando num futuro upgrade do processador, isso focando também em trabalho, coisas simples do PC como edição de textos. Nada de pesado, coisas básicas mesmo. Além de jogos.

 

Qual upgrade vcs me aconselham a fazer nesse valor de R$ 1.700,00 por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, rusty1 disse:

@Diogo HF você sente necessidade mesmo de trocar o processador? Nao esta te atendendo mais?

A  minha sugestão continua a mesma: i5 8400 ou Ryzen 5 2600

Da pra pegar uma placa-mãe muito boa com o resto do orçamento.

Você tem SSD?

Não sinto necessidade de trocar CPU.

 

Não tenho SSD e acho que seu comentário me vez pensar nisso. Talvez seja aquilo que mais iria sentir diferença né? Indica algum modelo e tamanho compatível com minha placa-mãe atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!