Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,  escrevi um programa para o PIC 18F4550,  o  qual realiza uma contagem de 0 a 9 para um display de sete segmentos. Estou ligando na protoboard,  somente o pic,  o display e resistor no gnd,  e alimentando com  os 5v e gnd  de uma placa Arduino. Nos "fuses"  do Mikroc,  deixei o oscilador como "HS" pois pensava que esta seria a configuração para uso do oscilador interno do 4550,  mas ao ligar o circuito,  e observar que o display permaneceu apagado, constatei que não era esta a configuração correta. Gostaria de saber qual configuração eu utilizo,  mais adequada lá,  pois existem varias lá. Não estou utilizando na USB  no circuito,  apenas quero acionar o display.

1541941088554-533606423.jpg

• Membro VIP
Postado

de memória: tenho a impressão que este mc não tem osc interno. Se tivesse seria INTOSCIO ou algo do gênero.

High Speed = cristal>4Mhz. Dá uma olhadela no datasheet na seção oscilador. Se não tiver cristal, pode tentar algo como EXTRC ou algo do gênero... (de memória). Vai ter que colocar um R e um C nos pinos de cristal .

Postado

Para alimentar o clock do sistema através de um oscilador interno, no PIC18F4550 há os registradores de 8 bits CONFIG1H (fuse bits FOSCn), definido em tempo de gravação, e OSCCON para controles em tempo de execução F5Rua4D.gif.

https://www.embarcados.com.br/pic18-e-seu-sistema-de-clock/

No site acima há explicações facilitadas e um exemplo em código usando INTOSCIO_EC que, diferente de HS, é uma configuração que aplica oscilador interno. 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!