Ir ao conteúdo

Recomendem cpu cooler silencioso.

Ir à solução Resolvido por Henrique - RJ,

Posts recomendados

Postado

Iae galera boa noite. meu Socket é 775 , é meu cooler padrão da intel, faz Barulho de mais, ( barulho normal , tipo de ventilador , sem ruídos estranhos), quero comprar um Fan silencioso, não quero nada Topzão , moderno , um "Normal" que seja silencioso tá ótimo.

Postado

@Danielrocha43

Também tenho um 775 com cooler box padrão e é silencioso.

O teu cooler está com pasta térmica aplicada direitinho ?

Ele não está com alguma presilha quebrada ou mal encaixada ( elas são muito chatas de fixar ) ?

Esse cooler por acaso não está muito sujo ?

Essas coisas podem acabar causando o aumento da temperatura demais fazendo aumentar muito o ruído.

• Curtir 1
Postado
34 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Danielrocha43

Também tenho um 775 com cooler box padrão e é silencioso.

O teu cooler está com pasta térmica aplicada direitinho ?

Ele não está com alguma presilha quebrada ou mal encaixada ( elas são muito chatas de fixar ) ?

Esse cooler por acaso não está muito sujo ?

Essas coisas podem acabar causando o aumento da temperatura demais fazendo aumentar muito o ruído.

sim, as presilhas estão com alguns pinos quebrados, mais ela encaixa normal, fica bem preso o cooler . eu nunca limpei ele. a pasta tá nova.

adicionado 6 minutos depois

Eu nunca limpei ele porque as presilhas tão quebradas , é é um saco pra colocar depois que tira.... Tem como tirar o cooler do dissipador sem precisar remover as presilhas? 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Danielrocha43

Tenta com um pincel, por entre as pás do cooler do processador, ir limpando devagar e com paciência que deve ficar bom ( não 100% mas bem aceitável ).

Se ainda assim continuar a mesma situação, então são essas presilhas quebradas que de algum modo estão dando diferença na pressão exercida sobre o processador.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Danielrocha43 disse:

Tirei o adesivo do cooler, Coloquei um pouco de óleo lubrificante, Limpei as pás. O barulho continua. vou ter que arrumar outro mesmo.

Não será alguma pá da ventoinha encostando em algum ponto da armação precisando só de uma desempenada ?

Não é só limpar as pás, tem que ir futucando o dissipador em baixo delas, suas aletas.

E como escrevi ali atrás, tem tudo pra serem essas presilhas quebradas que, embora não pareça, fazem muita diferença na pressão sobre o processador ( tem delas á venda no Mercado Livre baratinhas ).

• Curtir 2
Postado
13 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Não será alguma pá da ventoinha encostando em algum ponto da armação precisando só de uma desempenada ?

Não é só limpar as pás, tem que ir futucando o dissipador em baixo delas, suas aletas.

E como escrevi ali atrás, tem tudo pra serem essas presilhas quebradas que, embora não pareça, fazem muita diferença na pressão sobre o processador ( tem delas á venda no Mercado Livre baratinhas ).

Por ser as presilhas mesmo, mais As presilhas Estão Mais ou menos o preço de um cooler master, que Vem com parafuso , acho mais em conta pegar um desse. Valeu

adicionado 1 minuto depois

Verifiquei as pás, mais elas não estão encostando na armação

adicionado 2 minutos depois

Vou tentar enviar Um Video pra você Ouvir.

adicionado 22 minutos depois

https://mega.nz/#!zvZhEYqb!cv-MZsQs9sVzFeFcLUXQgl45rW_odTDSbMScYseWOCQ

• Curtir 2
Postado

@Danielrocha43

Esse ruído não vem do cooler da fonte ?

Esse cooler box não faz esse ruído de aspirador de pó no meu 775. Ele deve estar tentando compensar um possível aumento excessivo de temperatura devido a essas presilhas.

Já procurou nas lojinhas aí de Santos ou em alguma que venda sucata se tem esse cooler usado ou suas presilhas á venda ? Vi ele no Mercado Livre a 12 reais que com frete deve ir a 40 reais.

Pode ser que tenha esse cooler box antigo até em algum ferro-velho perto de você ( o meu achei no lixo ).

• Curtir 1
Postado

Quando me repassaram o pc , faz 3 anos já, Sempre fez esse Barulho. Eu achava que era a fonte no começo , mais ai vi que era o fan da cpu Mesmo.. Vou procurar por aqui na cidade, pra ver se encontro um cooler velho , ou as travas.. Mais esse cooler tem bem mais de 3 anos de uso já. eu tava lendo em outros foruns, que A rolagem desses coolers  , ou algo do tipo , pode tá Velha ou desgastada já, Pelo tempo dele ... talvez seja isso...

Vou ver o que faço por aqui, e depois eu falo o que eu resovi. valeu

Postado

@Henrique - RJ Esse barulho dele não é rolamento não, o cooler está saudável. Mas está em rotação muito alta. A presilha quebrada deve estar causando esse problema mesmo, a placa-mãe entende que precisa subir a rotação sem saber que está mal encaixado.

@Danielrocha43 Se trocar as presilhas dá o preço de um novo, vale mais o novo mesmo... Mas realmente isso seria possível de achar em sucata por nada ou quase nada.

De idade, enquanto o rolamento não roncar e atingir a rotação máxima de maneira estável, o fan está em ordem. Eles duram muitos anos mesmo. Geralmente os que são ruins ou tem problema apresentam isso logo no começo.

• Curtir 2
Postado

Qual seria uma rotação "normal" para um cooler desse , com o pc ocioso? Andei monitorando as rotaçoes, é Com o Pc ocioso E com o "smart Fan" desabilitado os RPM estão de 2600 a 2800... com o smart fan hablitado tá entre 2200 é 2300, ocioso.

Postado
29 minutos atrás, Danielrocha43 disse:

Qual seria uma rotação "normal" para um cooler desse , com o pc ocioso? Andei monitorando as rotaçoes, é Com o Pc ocioso E com o "smart Fan" desabilitado os RPM estão de 2600 a 2800... com o smart fan hablitado tá entre 2200 é 2300, ocioso.

Essa rotação não me parece alta mas para o ruído que está fazendo ela deve estar bem acima disso, talvez até quase 4 mil rpm ( tem que ver em que site tem á venda e ver suas características técnicas para saber o limite ).

• Curtir 1
Postado

@Danielrocha43 Numa ventoinha/fan desse tamanho o normal seria uns 2000 RPM mesmo e o máximo varia muito, algumas chegam a 4 mil e outras a 5 ou mais. Pelo barulho ela está sim a mais de 3 com certeza!

Pensando nisso, talvez sua placa-mãe esteja acelerando ele sem propósito e lendo a rotação errada? Qual temperatura o sistema te diz quando ele está fazendo barulho assim?

Se for baixa, talvez haja problema na sua placa-mãe ou na plaquinha do fan mesmo e o controle da velocidade esteja falho.

Se tiver um fan de 4 fios aí sobrando, qualquer um, coloque no lugar desse e teste para ver se dá a mesma coisa.

Postado

diminui a rotação pra 1200 RPM ( Usando o speed FAN) rápidinho só pra testar.. Aparentemente o cooler dá uma reduzida. mais o barulho não reduz...a temperatura da cpu tá de 30c á 32c ocioso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...