Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Ryzen 5 1600


Sanctumz

Posts recomendados

Bom sou totalmente leigo nesse assunto mas gostaria de entender melhor e fazer um overclock no meu processador

 

Eu tentei assistir uns videos aqui e fazer igual só que quando rodo o CPU-Z e uso o Stress-cpu ele bate 80° ai eu paro porque fico com medo,só que eu testei jogando CSGO e não passou dos 65° , e mexendo no pc normal fica entre 35° a 45°. Fora que jogando CSGO as quedas de FPS que eu tinha parou,ficou mais estável o FPS e bem mais alto.

Eu coloquei assim 3,8ghz e  1.3250V

 

Alguém poderia me ajudar com isso?

 

Minha config e o seguinte:

placa-mãe MSI B350M Mortar Red Led DDR4 USB 3.1 AM4

Processador AMD Ryzen 5 1600 6 Núcleos de Processamento 3.2GHZ Cache 19MB 

Placa de Vídeo Zotac Geforce GTX 960 4GB GDDR5 128Bit, ZT-90308-10M

12GB memoria ram dd4 2400Mhz HyperX

Fonte EVGA 500W 80 Plus White PFC Ativo 100-W1-0500-KR

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce utiliza algum cooler sem ser o padrão que veio com o proprio processador? Geralmente eles não são recomendados para utilizar caso queira fazer overclock....

Sobre ter os 3.8Ghz e 1.3250v - isso é muito relativo, pode ser que o seu funcione overclock sem ter que subir muito a tensão, ou pode acontecer o contrário, de ter que aumentar muito a sua tensão... não é porque deu certo para 1 com uma configuração, que irá ser o padrão para todos.

 

Overlock é bo mser feito só por quem realmente entende do assunto, caso contrario pode acabar danificando os componentes do pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler padrão não é recomendado para overclock...

A temperatura irá aumentar conforme há trabalho no CPU, pois isso irá "gerar" o calor.

 

2 minutos atrás, Sanctumz disse:

tem algum vídeo explicativo de como fazer passo a passo tudo certo?

 

5 minutos atrás, matheus lopes marques disse:

Overlock é bom ser feito só por quem realmente entende do assunto, caso contrario pode acabar danificando os componentes do pc.

 

Existem videos sim, porém é bom estudar bastante antes de tentar, procure sobre como fazer, o que pode acontecer, pra que serve cada coisa, etc... Após saber disso tudo, se arrisque aos poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sanctumz Vai depender de N fatores como:

- Sorte no silício, sorte em pegar um bom processador que necessita de pouca energia para atingir o clock esperado;

- Temperatura ambiente, você mora no nordeste com 40 graus na sombra e o outro lá no sul batendo 8 graus no sol;

- Refrigeração do gabinete;

E por aí segue. Não existe receita de bolo não, overclock é um caso específico e isolado.

 

Você testou com vcore menor? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx acabei de testar 3.7ghz com 1.2750V e ficou estável nos 76 graus por uns 5 min usando o strees cpu

a memoria ram ficou assim CPU NB/Soc voltage 1.0500 e DRAM voltage 1.3000 e 18 18 18 18 39 ,fui testando e não estava ficando estável hora nem uma ai desse jeito ficou,agora o que devo fazer pra melhorar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Estou usando o Stress CPU do CPU-Z,no gabinete tem 5 fans já e o cooler e o que vem no ryzen 5 1600.

Sem alterar em nada usando o stress CPU bateu 72 graus. Agora fiquei preocupado rsrs

Tem algo melhor pra testar sem ser o CPU-Z, porque só bate 72 graus usando ele e jogando não passa nem de 60 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Sanctumz disse:

no gabinete tem 5 fans já e o cooler e o que vem no ryzen 5 1600.

Verifica o fluxo de ar se está correto, o melhor seria puxar o ar da frente do gabinete para traz, de baixo para cima. Existem algumas pessoas que colocam todos para exaustao, ou para ejetar ar no gabinete... pode ser um problema nas altas temperaturas também.

Mas como dito antes: o cooler box padrão não é recomendado para overclock, com melhores, pode ter certeza que abaixará pelo menos 10ºc ai, e alguns até 25ºc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx eu moro em minas gerais,mais ontem eu descobri porque estava aumentando tanto,porque estava tudo em auto ai a placa jogava uma tensão muito alta,ai eu mexi e deixei 1.2000V e 3.6ghz e a temperatura ficou em 30-35° e estabilizou em 66°com o CPU-Z no stress,deixei o CPU-Z rodando uns 20 min.E @matheus lopes marques as duas fans da frente joga ar pra dentro e as duas de cima e de traz pra fora,nesse black friday se tiver alguma promoção boa eu compro um melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!