Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tenho um núcleo aqui para bobinar ele suporta 360W, penso em fazer ele com uns 11,2vac a fim de obter 14,4vdc, pretendo apenas retificar e filtrar o mesmo, sera que fica bom considerando que vou colocar ele junto com uma bateria ? tem risco de estragar a bateria ?

• Membro VIP
Postado

Teoricamente ao usar os 360W vai matar passarinho com canhão. E sim com chance de ouvir o 'bum'. Na menos pior das hipóteses vai gastar energia a toa.

Postado

Ola.

O fato de ele suportar 360W é um detalhe favorável  para bobinar um trafo com a função de carregar baterias.

Enrole ele com saída 12 VAC e calcule a bitola do fio para fornecer apenas 10A ou 15A ,  vai ser mais que suficiente para este propósito. 

Isso lhe dará folga no quesito 'aquecimento', que é um vilão na relação de potência  nominal // efetiva . 

'_'

Postado
31 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

O fato de ele suportar 360W é um detalhe favorável  para bobinar um trafo com a função de carregar baterias.

Enrole ele com saída 12 VAC e calcule a bitola do fio para fornecer apenas 10A ou 15A ,  vai ser mais que suficiente para este propósito. 

Isso lhe dará folga no quesito 'aquecimento', que é um vilão na relação de potência  nominal // efetiva . 

'_'

Depois que retificar esses 12vac não vai ficar um tensão muito alta para a bateria ?

Postado

Ola.

Bem,  o que falei dos 12VAC foi apenas a parte de conversão.

A segunda parte é o que voce disse, retificar e filtrar.

Mas...

Tem a terceira parte, o circuito controlador de carga.

Essa terceira parte ficou subentendida,  em resposta a sua pergunta :

2 horas atrás, Matthwus disse:

tem risco de estragar a bateria ?

Certamente tem risco GRAVE caso ligue direto uma fonte com 10A sem qualquer circuito de gerenciamento de carga.

Caso não queira montar o circuito existem ele bem barato  no ML. , veja a imagem abaixo :

No lugar do painel solar o que vai ligar é a sua fonte, o controlador suporta uma boa amplitude de tensão na entrada. 

.....

É um circuito desses que tenho funcionando para  carregar minhas baterias estacionárias no barco.  Antes disso eu perdi  várias baterias pelo uso de carregadores que se diziam 'adequados' para essa função.

carga-cc.png

Postado

Eu tenho um trafo que é de 12VAC, a corrente eu não sei mas chuto que é de 20A (o trafo era de um no break).

Com apenas um diodo na meia onda mesmo eu obtive ótimos resultados ao recarregar baterias automotivas, elas são muito parrudas não precisam ficar monitorando cargas como as estacionárias.

Um exemplo é o alternador do carro, ele fornece 14V o tempo todo quando o carro está em funcionamento.

Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Eu tenho um trafo que é de 12VAC, a corrente eu não sei mas chuto que é de 20A (o trafo era de um no break).

Com apenas um diodo na meia onda mesmo eu obtive ótimos resultados ao recarregar baterias automotivas, elas são muito parrudas não precisam ficar monitorando cargas como as estacionárias.

Um exemplo é o alternador do carro, ele fornece 14V o tempo todo quando o carro está em funcionamento.

Então pretendo fazer sem regulagem, apenas retificar e filtrar com alguns capacitores, como vai ter um alto consumo acredito que a tensão não vai passar dos 14v, e se eu fizer o trafo com 11,2vac a tensão máxima que vai atingir vai ser em torno dos 14,4v (sem carga) não é ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!