Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan da GVA está maluco


Posts recomendados

Olá seres,

 

Há alguns meses minha R9 270X estava funcionando perfeitamente.

Certo dia fui atualizar o driver e após reiniciar notei que 1 dos 2 fans não estava girando.

 

Deixei pra lá, achei que era coisa do driver. Mas não, até mesmo após dar o POST acontece isso, eles giram inicialmente mas um dos fans para depois de alguns segundos.

 

Retirei a placa, desmontei ela e testei os fans. Ambos funcionando OK e na mesma velocidade (conectados a 9V pelo conector que conecta na PCB).

Notei que o fan 2, que não funciona quando conectado a placa, não tem fio verde, que eu presumo ser do PWM.

Esse fan só entra em ação quando coloco ambos pra girar perto de 80-85% e ele gira mais lento que o fan 1.

 

Alguém já viu isso?

 

Esse problema só acontece quando conecto eles no PCB. Agora tirei o conector da PCB e tenho ele conectado a uma chave seletora que muda de 5 para 7v. Ambos funcionam normal, deixo a 5v quando não estou utilizando muito ela, e a 7v quando vou jogar algo.


Estava querendo soldar um fio do fan 1 para o fan 2. Esse fio seria o verdinho, que não tem no fan 2 e eu presumo que seja do PWM. Ou pode ser que o fio que falta é o que informa a quantos RPM eles estão girando, porque por programas de detecção eles informam normalmente a rotação do fan 1,  mas o 2 está parado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquenta. O fan 1 está sempre trabalhando, então conforme a GPU vai aquecendo o fan 1 vai aumentando a rotação, mas o fan 2 continua parado.
Quando a GPU chega entre 80 e 85ºC o fan 1 já está próximo da sua rotação máxima (afinal só ele estava trabalhando até agora) e é ai que o fan 2 entra em ação.

 

Nunca foi assim, sempre foi os 2 trabalhando juntos e a rotação máxima deles era de 55%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Esse problema começou depois que eu troquei o driver no Windows 10. Não lembro qual versão.

 

Eu achei que o problema era o driver, mas não é. Testei outras versões e nada. Até porque o problema acontece logo depois do POST, até se eu entrar na BIOS isso acontece.

 

Também não pode ser driver porque estou no Linux agora e o driver é outro completamente diferente.

 

Achei também que a BIOS da VGA tinha sido atualizada naquela atualização de driver que fiz há vários meses, mas a BIOS continua na versão original lançada em 2013.

 

Por isso acho que o problema está na placa mesmo, e não no software (BIOS, microcode, driver).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...